O clássico jogo de luta SNK VS. Capcom SVC CHAOS está de volta, resgatando a nostalgia dos crossovers dos arcades e consoles dos anos 2000 e trazendo uma pancadaria entre os personagens emblemáticos de duas gigantes desenvolvedoras de jogos: SNK e CAPCOM. Lançado originalmente em 2003, o game chegou à época em um período desafiador para a SNK, que estava passando por dificuldades financeiras. Agora, em 2024, a empresa traz novamente o jogo com melhorias e adaptações para os consoles modernos.
Mas será que essa reedição consegue conquistar os jogadores de hoje e chamar atenção dos antigos? É o que vamos ver em mais uma review do Pizza Fria!
Esse jogo ressurgiu… do nada?
Recentemente, a Capcom revelou os personagens do Ano 2 que serão lançados para o badalado Street Fighter 6. Para surpresa de muitos, Terry Bogard e Mai Shiranui foram anunciados, reacendendo a histórica parceria entre CAPCOM e SNK dos anos 2000, que resultou em vários crossovers memoráveis. Vou relembrar alguns desses crossovers para contextualizar o título que será resenhado.
CAPCOM vs. SNK (2000) marcou o primeiro grande crossover entre as duas companhias para arcades e consoles. O jogo apresentou uma mistura única dos estilos de luta de ambas, com uma seleção de personagens que incluía ícones como Ryu e Ken da Capcom, e Kyo e Iori da SNK. A versão inicial introduziu um sistema de combate inovador com a mecânica “Ratio System”, que permitia aos jogadores ajustar a força e o número de lutadores na equipe, trazendo uma dimensão estratégica ao jogo.
Em seguida, CAPCOM vs. SNK 2 (ou Mark of the Millennium) (2001), frequentemente aclamado como o melhor da série, expandiu o rol de personagens e aprimorou a jogabilidade com o sistema “Groove”. Esse sistema possibilitou aos jogadores escolher entre diferentes estilos de luta, baseados nos jogos clássicos da Capcom e da SNK. A inclusão de um elenco mais amplo e mecânicas ajustadas consolidou este título como um favorito entre os entusiastas de jogos de luta, sendo muitas vezes citado como um dos melhores crossovers já realizados.
Até então, os jogos produzidos pela CAPCOM sob essa parceria adotaram um estilo semelhante ao de The King of Fighters. Curiosamente, esses jogos apresentaram uma dinâmica mais próxima das franquias da SNK, enquanto o jogo desenvolvido pela SNK teve uma pegada mais Street Fighter. Isso começou com o próprio sistema de luta, que limitava a escolha a apenas um personagem por jogador e incluía combos que remetiam aos lançamentos mais recentes da CAPCOM naquela época, especialmente da série Street Fighter.
Por fim, quando chegou a vez da SNK com SNK vs. Capcom: SVC Chaos (2003), o resultado foi um jogo um tanto controverso. Talvez porque o público já estivesse acostumado com o estilo de CAPCOM vs. SNK, talvez devido à falta de alguns refinamentos em meio à situação corporativa da SNK naquele momento. Embora a proposta de um crossover entre as duas franquias permanecesse atraente, o jogo sofreu críticas quanto ao seu equilíbrio e pela falta de refinamento em comparação aos antecessores.
Apresentação e gameplay
A essência de SNK VS. Capcom SVC CHAOS se mantém: combates rápidos e ferozes, principalmente entre personagens de Street Fighter e The King of Fighters, com algumas exceções como Tessa de Red Earth e outros de franquias famosas de jogos de plataforma, como Zero de Mega Man Zero e Mars People de Metal Slug, atuando como personagens secretos. Isso remete à velha tradição dos jogos dos anos 90 e 2000, onde era comum haver códigos para desbloquear personagens, algo que se mantém generoso neste título.
Neste relançamento, há uma peculiaridade: apesar de ser desenvolvido pela SNK, o jogo tem uma jogabilidade mais alinhada ao estilo de Street Fighter III do que ao de The King of Fighters. Esse aspecto pode ter sido decisivo para a escolha do retorno deste jogo, especialmente porque ele acompanha a inclusão dos personagens da SNK em Street Fighter 6.
Discutir este port de 2024 é, em essência, revisitar o lançamento original de 2003, com algumas atualizações. O gameplay é suave, e as mecânicas clássicas de luta 2D foram preservadas. O sistema de barras de poder, que permite executar golpes especiais devastadores, permanece, assim como as possibilidades de combos e golpes especiais, agora facilitadas pelo acesso à internet ou pela lista de golpes (Skill list), uma novidade na versão de 2024, que ajuda os jogadores a consultar movimentos especiais e combos, uma prática comum nos jogos de luta modernos, ao contrário dos jogos antigos que dependiam de revistas especializadas. É importante notar que o jogo continua sendo 1×1, sem batalhas em equipe.
Como em qualquer jogo de luta respeitável, a curva de aprendizado pode ser íngreme para novatos, mas a profundidade estratégica recompensa aqueles que se dedicam a dominar suas habilidades.
Personagens
Reiterando de forma ainda mais clara sobre os personagens, o elenco de SVC Chaos é um dos grandes atrativos do jogo, especialmente por ser um título antigo que não conta com passes ou DLCs. O jogo apresenta uma seleção extensa de lutadores emblemáticos, como Ryu, Ken, Chun-Li, Terry Bogard, Kyo Kusanagi e Iori Yagami, entre outros. Cada um preserva seus golpes e habilidades únicas, que foram adaptados para a mecânica do jogo. Segue a lista completa dos personagens (incluindo os secretos, que podem ser acessados com L1 ou LB):
Personagens SNK:
- Athena
- Choi
- Earthquake
- Geese
- Genjuro
- Goenitz
- Iori
- Kasumi
- Kim
- Kyo
- Mai
- Mars People
- Mr. Karate
- Orochi Iori
- Ryo
- Serious Mr. Karate
- Shiki
- Terry
Personagens CAPCOM:
- Akuma
- Balrog
- Chun-Li
- Dan
- Demitri
- Dhalsim
- Guile
- Hugo
- Ken
- M. Bison
- Red Arremer
- Ryu
- Sagat
- Shin Akuma
- Tessa
- Vega
- Violent Ken
- Zero
Gráficos e sons
Embora o jogo tenha sido atualizado com molduras para se adequar às resoluções modernas, ele mantém o estilo pixel art original dos arcades, em vez dos gráficos 3D que eram comuns nos consoles daquela época. Os cenários 2D dos arcades foram preservados, o que pode ser atrativo para quem prefere a versão de arcade, mas talvez decepcione aqueles que esperavam os cenários das versões de console.
A trilha sonora original foi conservada, com músicas típicas daquela era, que podem parecer datadas para alguns, mas que encantam os entusiastas do retrô. Os efeitos sonoros, incluindo os golpes e gritos dos personagens, seguem o padrão dos jogos de luta da CAPCOM e, principalmente, da SNK, dos anos 2000.
Em suma, discutir o audiovisual do jogo é um dilema: tanto o som quanto o visual podem parecer antiquados para jogadores habituados a gráficos avançados. Contudo, optar por manter o estilo clássico é um tributo aos fãs de longa data.
Modos de Jogo
O relançamento de SNK VS. Capcom SVC CHAOS apresenta modos de jogo adicionais, além dos tradicionais Arcade e Versus. O modo Online, essencial nos dias atuais, permite que jogadores compitam com adversários globais, o que pode ser considerado o grande destaque da versão 2024 e talvez o principal atrativo para adquirir um jogo que não foi extremamente popular em seu lançamento e que atualmente pode ser facilmente emulado. O uso de rollback netcode assegura partidas online fluidas e com baixa latência, oferecendo uma experiência competitiva de qualidade. Existe também o modo Treinamento, perfeito para aprimorar combos e entender melhor os personagens.
Adicionalmente, há novidades pontuais, como uma galeria de arte, entre outros, mas sem grandes inovações.
Vale a pena comprar SNK VS. Capcom SVC CHAOS?
O recente anúncio deste revive na EVO deste ano criou expectativas, não tanto pelo jogo em si, mas pela colaboração renovada entre SNK e CAPCOM, o que pode resultar em desenvolvimentos e resgates notáveis daqui para frente. Quanto à SNK VS. Capcom SVC CHAOS, a integração do modo online é um dos principais atrativos desta nova edição, proporcionando uma competitividade revigorada e ampliando a comunidade de jogadores. Ademais, o lançamento deste port atualizado ocorre paralelamente à iminente inclusão de Terry Bogard e Mai Shiranui em Street Fighter 6, elevando a visibilidade e expectativa em relação aos personagens da SNK.
SNK VS. Capcom SVC CHAOS é um título que se encontra em uma posição delicada, não sendo muito recordado pelos entusiastas de jogos retrô, mas que pode ser apreciado pelos fãs de jogos de luta clássicos. A SNK manteve a essência do jogo original, adicionando melhorias compatíveis com os consoles modernos. Para os jogadores nostálgicos, aficionados por jogos de luta, admiradores da parceria SNK e CAPCOM que não tiveram a chance de jogá-lo anteriormente, este relançamento com a opção de modo online é promissor.
Considerando o cenário atual, onde a SNK se encontra financeiramente mais estável e seus personagens estão em destaque em lançamentos recentes, este relançamento pode alcançar uma mais sucesso do que o original. Mesmo com algumas limitações gráficas e mecânicas que podem parecer ultrapassadas, o jogo se destaca pela sua jogabilidade consistente e pela adição de novos modos e funcionalidades online. Creio que é um título válido como parte de uma futura (e possível) maior integração e popularização do universo SNK e CAPCOM, oferecendo diversão no modo história, online e multiplayer local, e que se tornará ainda mais atraente em promoções futuras.
SNK VS. Capcom SVC CHAOS foi relançado no dia 22 de julho para PC, via Steam e GOG.com, Nintendo Switch e PlayStation 4, e está disponível a partir de R$ 55,99
*Review elaborada em um PlayStation 5, com código fornecido pela SNK.
Pizza Fria
Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos gamesPor Rodrigo Arbex, Pizza Fria
Atualizado em 8 Ago 2024.