Total War: Pharaoh foi lançado em setembro de 2023, mas sem muito burburinho. Para muitos fãs da franquia, esse jogo não teve lá grandes novidades, sendo o grande destaque a ideia de retratar o Egito Antigo e as regiões próximas. Particularmente, adorei a proposta, mesmo entendendo as dificuldades do jogo ao ser lançado, enquanto a Creative Assembly focava também em outros jogos. Agora, com a atualização Dynasties, o jogo, que já tinha uma ideia ótima, agora realmente se tornou um verdadeiro jogo de guerra total da Idade do Bronze. Confira nossas impressões sobre a atualização neste artigo!
Mapa ainda maior e mais facções
A atualização Dynasties é impressionante em seu escopo, expandindo demais o que já conhecemos de Total War: PHARAOH. Um destaque é o mapa, que já era grande, e agora ainda adiciona a região do Egeu, presente em Total War: Troy, além de uma nova região da Mesopotâmia ao longo dos rios Tigre e Eufrates. Ou seja, um prato cheio para os fãs de História! Assim, Total War: PHARAOH Dynasties consegue a proeza de ter o maior mapa de jogo já visto em um título histórico da franquia. Com isso, o jogo quase dobra sua área e o número de facções presente no jogo base. Isso por si só é uma baita adição, e muda muita coisa. Muita mesmo…
Com esses acréscimos, Total War: PHARAOH Dynasties apresenta diversas novidades interessantes, como tradições reais para as regiões e facções da Mesopotâmia e do Egeu, além da adição de grandes nomes da mitologia como Agamenon, em Micenas, e Príamo, em Troia. Com isso, as unidades dos egeus de presentes em Troy foram mescladas ao jogo. Além disso, novas unidades completas foram criadas para os assírios e babilônios. Portanto, cada região tem seu próprio conjunto de unidades locais, representando as diversas populações tribais, com estilos de combate únicos que podem ser recrutados por qualquer um que domine a área.
Portanto, em uma única atualização, Total War: PHARAOH Dynasties conseguiu colocar tanto conteúdo, que até parece adicionar outro jogo. Isso é incrível e revitaliza e expande totalmente o que o jogo base já apresentou. Isso é incrível, e é muito bem-vindo para o jogo, trazendo diversas novidades.
Faltaram poucas coisas
Apesar de alguns problemas, como o envelhecimento dinâmico dos personagens e árvores genealógicas da realeza que só se aplicam a personagens do sexo masculino, o conteúdo ainda é bem grande. Uma falta que cheguei a sentir foi a de cutscenes únicas para todas as culturas em guerras civis. Isso traz uma amplitude bem interessante para o jogo, não faz diferença na jogabilidade em si.
Acho que isso pode ser compensado pela introdução de mecânicas como sucessão e casamento real. Isso sim torna Total War: PHARAOH Dynasties em uma experiência ainda mais interessante, nos forçando a tomar cuidado a cada turno, que fica mais estratégico e intenso.
Mais campanhas e ação
Outro grande destaque do jogo são as campanhas. Agora, podemos escolher entre 14 líderes principais de seis grupos culturais diferentes. E o melhor: cada um conta com mecânicas e características únicas, mudando radicalmente a experiência de jogo. Além disso, podemos escolher 25 facções menores, nos colocando para começar bem do início, algo que deixa o jogo ainda mais desafiador. Porém, elas não recebem lá um grande destaque, e isso até faz sentido. Portanto, Total War: PHARAOH Dynasties entrega ainda mais aventuras para os fãs, não sendo apenas uma simples adição de conteúdo.
Veja nossa review de Total War: PHARAOH!
Consequentemente a esse tanto de novidade, o jogo também traz unidades diferenciadas, nos permitindo recrutar pelo extenso mapa, soldados de diferentes estilos. Isso traz uma característica interessante, onde podemos mesclar estilos de unidades em batalhas ainda mais incríveis. Ou seja, temos também mais ação no jogo, o que é sempre muito bom.
Vale a pena jogar?
Resumindo, a atualização Total War: PHARAOH Dynasties surpreendeu bem, superando todas as minhas expectativas, corrigindo algumas coisas menores e oferecendo uma experiência de jogo ainda mais densa e rica, sendo incrivelmente detalhista. Ouso dizer que essa atualização criou um dos melhores jogos históricos da franquia, que conta com excelentes títulos.
Se a Idade do Bronze está colapsando na narrativa do jogo, com tramas políticas intensas e muita ação militar, o jogo por si só está justamente de maneira contrária, mantendo-se mais vivo e intenso do que nunca. Desta forma, se você curte a franquia Total War, é fã da história egípcia e mesopotâmica, além de outros povos da região do Mediterrâneo, vale a pena adquirir Dynasties. Pelas diversas novidades, podemos dizer que este é um jogo totalmente renovado. Assim, se na review do jogo base dei a nota 8, agora daria tranquilamente um 9.
Por fim, Total War: PHARAOH Dynasties está disponível para PC, via Steam por R$ 125,90, um preço muito justo, sobretudo se considerarmos que ele traz a atualização e o jogo base juntos.
Sobre Total War: PHARAOH
Total War: PHARAOH é um jogo de estratégia no qual a administração de civilizações em turnos colide com batalhas estratégicas em tempo real. O game permite que os jogadores governem uma civilização icônica na Idade do Bronze e reescrevam a história como desejarem. Administre seu império em questões como diplomacia, economia e força militar antes de comandar poderosas legiões com milhares de soldados e máquinas de guerra. Em intensas batalhas táticas de conquista, vivencie uma recriação vibrante desse período turbulento.
Pizza Fria
Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos gamesPor Álvaro Saluan, Pizza Fria
Atualizado em 10 Ago 2024.