Está louco para se tornar vegano e não sabe por onde começar? Ou então você já é, mas está sem ideia de receitas? Bom, é para isso que os livros estão aí. Diversos autores disponibilizaram em livros dicas de como preparar refeições veganas, doces e salgadas, para investir em uma dieta mais saudável.
Recentemente, o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, IBOPE, indicou que 15,2 milhões de brasileiros se declaram vegetarianos. Além dos efeitos no meio ambiente, segundo o Guia Alimentar Para a População Brasileira, divulgado em 2015, os alimentos de origem animal podem apresentar elevada quantidade de calorias por grama e teor excessivo de gorduras não saudáveis (chamadas gorduras saturadas), características que podem favorecer o risco de obesidade, de doenças do coração e de outras doenças crônicas.
Motivos para uma alimentação com menos carne não faltam. Então que tal colocar em prática? Confira na galeria 5 livros obrigatórios para quem é (ou quer ser) vegano.
5 livros veganos imperdíveis!
Confira na galeria livros com receitas e dicas que você precisa ter na sua prateleira
Vegano? Por que não?
Nesta obra, lançada em abril pela editora Alaúde, a blogueira americana Kristy Turner ensina que não só é possível se alimentar bem sem carne, sem ovos e sem laticínios, como também é muito gostoso e prazeroso. Com comentários divertidos e incentivadores, a autora apresenta 125 receitas que agradarão ao paladar de todos, desde quem quer diminuir o consumo de carne ou quem é alérgico a ovos ou lactose, até quem segue a tendência mundial de eliminar de vez da dieta os produtos de origem animal. O leitor verá que é possível obter a dose diária recomendada de proteína sem comer carne; participar das reuniões familiares e de amigos sem ter que se contentar com uma tímida saladinha; aprender a gostar de couve-flor e de outros legumes menos populares, além de preparar pizzas, nachos e brownies incríveis sem carne, ovos ou laticínios.
Cozinha vegana para o dia a dia
O livro ensina receitas saborosas que seguem a regra de uma alimentação balanceada e saudável, com o objetivo de mostrar que é possível preparar uma refeição prática e rica em nutrientes sem usar carne, peixe, ovos ou laticínios. A autora e jornalista portuguesa Gabriela Oliveira apresenta mais de 100 receitas sem ingredientes de origem animal, com opções para quem quer servir uma refeição rápida até combinações para quem pretende montar um verdadeiro banquete. Como: salada verde com maçã e manga ou as berinjelas recheadas com cogumelos, croquetes de tofu e quinoa ou o hambúrguer de feijão e cogumelos. Os doces também não ficaram de fora: as receitas do bolo de morangos e amoras, dos cupcakes de laranja e dos muffins de banana e chocolate provam que é possível substituir todos os ingredientes de origem animal sem perder o sabor e a textura.
Mude sua dieta em 52 passos simples
Com 125 receitas veganas, a renomada nutricionista e blogueira americana Sharon Palmer explica a importância de se alimentar diariamente com vegetais integrais, ou seja, que não sofreram processamento. Segundo a autora, uma dieta balanceada, sem ingredientes de origem animal, é a melhor maneira de manter a saúde e prevenir problemas cardíacos, obesidade, diabetes tipo 2, câncer, doença de Alzheimer, entre outras. O livro estimula a pessoa a melhorar sua alimentação escolhendo metas pessoais que variam de “vou comer pelo menos uma refeição à base de vegetais por dia” até “vou parar de consumir qualquer produto de origem animal”.
Sharon explica que seria importante abandonar a dieta repleta de alimentos processados, carnes gordurosas, sódio, gorduras saturadas e açúcar e incluir fibras, vitaminas e minerais que são encontrados nos vegetais integrais, dando mais valor aos produtos naturais.
50 doces veganos
A obra escrita pela jornalista Katia Cardoso apresenta das tradicionais receitas de barrinhas, biscoitinhos, cookies, bolos, pavês, sorvetes às mais requintadas, como semifreddo de chocolate e nozes e naked cake, e prova que é possível fazer doces deliciosos sem ingredientes de origem animal. Sem medo de ousar e experimentar na produção do livro, Katia conta com a ajuda da culinarista Zulmira Fátima para desenvolver receitas com ingredientes saborosos para quem opta por uma alimentação mais saudável e sem lactose. “A dieta vegana não é restritiva. Quem pensa assim, tem uma visão muito limitada dos ingredientes livres de crueldade animal que estão à nossa disposição. No livro, eu e Zulmira privilegiamos produtos orgânicos, não refinados e, de forma geral, sem soja. Como resultado, temos esses doces incríveis!”, explica a autora.
Queijos veganos
Marie Laforêt – francesa, vegana, blogueira e fotógrafa apaixonada por alimentos orgânicos – apresenta na obra receitas amplamente testadas, que contêm alto teor de cálcio e gorduras boas. Nas páginas de Queijos veganos o leitor encontra três divisões: Grandes clássicos em versão vegana, onde se encontram mozarela, feta, gouda e cheddar; Queijos fermentados, que traz queijo fresco de amêndoas, queijo de castanha de caju e tofu missozuke; e Especialidades caseiras, que englobam delícias como fondue com vinho branco, queijo com homus e molho para nachos, entre outras iguarias.
As matérias-primas não poderiam ser mais fáceis de encontrar: tofu, castanha de caju, soja orgânica, amêndoas e tremoço. Sozinhos ou combinados, esses ingredientes, que têm diversas propriedades nutritivas, permitem obter diferentes texturas e se transformam em queijos de corte ou cremosos, frescos ou fermentados, suaves, salgados ou apimentados, podendo ser utilizados em molhos, sanduíches, massas, tortas e em dezenas de outras receitas, conforme manda a fome e a imaginação do leitor.
Por Marina Marques
Atualizado em 9 Mai 2016.