No início do ano, sempre começamos a preparar nossas listas de leitura. Em 2021, não seria diferente! Seja você um fã dos romances, mistérios, sagas ou autoajuda, tem sempre um livro que fará a diferença no seu ano. Quem sabe ele não está em nossa lista?
O Guia da Semana separou 15 livros que merecem entrar na sua lista de leituras para 2021.
Confira!
A coragem de ser imperfeito, Brené Brown
“A coragem de ser imperfeito” trata de um assunto delicado: o medo da imperfeição. Brené Brown discorre sobre nossa própria vulnerabilidade ao incentivar o leitor a vencer a vergonha e aceitar ser quem é. Ela afirma que demonstrar emoções não é um sinal de fraqueza, e sim de coragem.
Foto: Reprodução/Amazon
A morte é um dia que vale a pena viver, Ana Claudia Quintana Arantes
Ana Claudia Arantes é médica especialista em cuidados paliativos. Neste livro, ela discute um dos principais tabus da nossa sociedade: a morte. Envolta de medo, ela discorre sobre como as pessoas estão aproveitando suas vidas, ou não aproveitando, e conclui que a grande questão da morte é a vida em si. Ela incentiva você a aproveitar melhor seus dias e a cultivar relacionamentos saudáveis, bem como a cuidar de si.
Foto: Reprodução/Amazon
Felicidade: Modos de usar, Mario Sergio Cortella / Leandro Karnal / Luis Felipe Pondé
Três filósofos modernos brasileiros sentam-se para discutir o que significa felicidade. O livro é resultado do debate entre Cortella, Karnal e Pondé em comemoração aos 15 anos da Editora Planeta no Brasil, realizado em maio de 2018. Em uma hora e meia, os pensadores deram exemplos pessoais, citaram autores, discorreram sobre como alcançar a felicidade e concluíram que é possível ser feliz sim, mas não o tempo todo.
Foto: Reprodução/Amazon
O Reformatório Nickel, Colson Whitehead
“O Reformatório Nickel” é definitivamente um título que você deve ler este ano. Vencedor do prêmio Pulitzer de 2020 de Melhor Ficção, o livro conta a história de Elwood Curtis, um sonhador e seguidor de Martin Luther King. O garoto negro é sentenciado a um reformatório chamado Nickel, onde os estudantes são abusados e agredidos. A tensão entre os ideais de Elwood e o ceticismo de Turner, seu amigo, os leva a uma decisão cuja repercussão vai ecoar por décadas. Eles têm duas opções: fugir ou acabar no cemitério onde os outros meninos que tentaram fazer algo contra as autoridades do reformatório se encontram.
Foto: Reprodução/Amazon
Pequeno Manual Antirracista, Djamila Ribeiro
"Pequeno Manual Antirracista", escrito pela filósofa e autora Djamila Ribeiro, serve como manifesto. São dez lições breves que ensinam as origens do racismo e como combatê-lo. Em suas lições, Djamila fala sobre temas como a atualidade do racismo, negritude, branquitude, violência racial, cultura, desejos e afetos. Um livro prático para quem quer entender o racismo estrutural e aprender como pode contribuir na luta.
Foto: Reprodução/Amazon
Sol da meia-noite, Stephenie Meyer
Saga que angariou fãs do mundo inteiro, “Crepúsculo” retorna com mais um capítulo do romance entre Bella e o vampiro Edward. Em 2020, foi publicado um novo livro: “Sol da Meia-Noite”, que conta a mesma história, só que na visão do vampiro. Os fãs mal podiam esperar por essa narrativa, que vendeu mais de 40 milhões de cópias só no Brasil, segundo o site PublishNews.
Foto: Reprodução/Amazon
Mindset: A nova psicologia do sucesso, Carol S. Dweck
Carol S. Dweck, ph.D., professora de psicologia na Universidade Stanford e especialista internacional em sucesso e motivação, desenvolveu, ao longo de décadas de pesquisa, um conceito fundamental: a atitude mental com que encaramos a vida, que ela chama de “mindset”, é crucial para o sucesso. Dweck revela de forma brilhante como o sucesso pode ser alcançado pela maneira como lidamos com nossos objetivos. O mindset não é um mero traço de personalidade, é a explicação de por que somos otimistas ou pessimistas, bem-sucedidos ou não. Ele define nossa relação com o trabalho e com as pessoas e a maneira como educamos nossos filhos. É um fator decisivo para que todo o nosso potencial seja explorado.
Foto: Reprodução/Amazon
Um Lugar Bem Longe Daqui, Delia Owens
Desde sua publicação em agosto de 2018, “Um lugar bem longe daqui” configura-se nas listas dos livros mais vendidos nos Estados Unidos, assim como marca presença na lista dos best-sellers do The New York Times. O livro conta a história de Kya, "a menina do brejo", como a cidade costuma chamá-la, que viveu uma infância terrível sob os abusos do pai e com o abandono da mãe e dos irmãos. Quando dois garotos da cidade decidem conhecê-la melhor, o inesperado acontece: um deles é achado morto. Este incrível livro de formação e mistério vai te prender do início ao fim.
Foto: Reprodução/Amazon
Essa gente, Chico Buarque
“Essa Gente” é o romance mais recente do escritor e músico Chico Buarque, publicado em 2019, logo após o prêmio Camões de Literatura. O livro conta a história de um escritor, Manuel Duarte, que escreveu um best seller na década de 1990, mas passa por um momento de crise criativa e emocional, com o Rio de Janeiro como pano de fundo. Sua estrutura se assemelha a um diário em que Manuel reflete sobre o uso da linguagem e o conturbado país de hoje.
Foto: Reprodução/Amazon
Pequenos Incêndios Por Toda Parte, de Celeste Ng
“Pequenos incêndios por toda a parte”, de Celeste Ng, se mantém constante na lista dos best-sellers do jornal americano The New York Times desde sua publicação. O livro conta a história de duas famílias: a de uma artista nômade que vive com sua filha, e a da família rica de uma jornalista e um advogado com quatro filhos. Suas vidas são entrelaçadas quando a artista com um passado misterioso muda para Shaker Heights e eles precisam conviver com suas diferenças. O romance de Celeste Ng recebeu uma adaptação televisiva para o streaming da Amazon, mas com certeza você deve conferir a obra escrita.
Foto: Reprodução/Amazon
Um de Nós Está Mentindo, de Karen M. McManus
Um título veterano da lista de best-sellers do The New York Times é “Um de nós Está Mentindo”, publicado em maio de 2017. Na lista há 132 semanas, o suspense young adult conta a história de cinco alunos que entram em detenção: Bronwyn, a gênia; Addy, a princesa do baile de primavera; Nate, o criminoso em liberdade condicional por tráfico de drogas; Cooper, o astro do time de beisebol; e Simon, o criador do mais famoso app de fofocas da escola. Entretanto, Simon acaba morto antes do fim da detenção, num assassinato, segundo os investigadores. Assim, os outros quatro alunos são suspeitos do crime. Quem está mentindo?
Foto: Reprodução/Amazon
A Mulher na Janela, de A.J. Finn
“A Mulher na Janela” é um livro publicado em 2018, que conta a história de uma mulher, Anna Fox, que mora sozinha, bebe e toma remédios sem prescrição. Separada do marido e da filha e sofrendo de uma fobia que a mantém reclusa, sua vida muda quando uma nova família se muda para a casa do outro lado do parque. Anna fica obcecada por aquela vida perfeita, até que certa noite, bisbilhotando com sua câmera, ela é testemunha de algo que muda tudo. A história recebeu uma adaptação ao cinema, com a atriz Amy Adams interpretando a personagem Anna Fox.
Foto: Reprodução/Amazon
Malorie, Josh Malerman
Lançado em julho de 2020, “Malorie” é um romance de terror pós-apocalíptico, escrito por Josh Malerman, como sequência do seu livro de estreia, “Bird Box”. Doze anos após Malorie atravessar o rio em segurança com seus filhos, ela toma conhecimento de um fato que lhe dá esperança. Alguém que pensava estar morto, na verdade, continua vivo. Entretanto, a venda ainda é a única regra que ela não pode quebrar, e há rumores que as criaturas evoluíram e podem espalhar mais caos no mundo. Ela precisa decidir se segue em uma nova aventura rumo à esperança ou se vive sob as regras rígidas impostas.
Foto: Reprodução/Amazon
Pessoas normais, Sally Rooney
“Pessoas normais” foi publicado em agosto de 2018 e fez muito sucesso desde seu lançamento. O livro chegou em português recentemente, pela Companhia das Letras, e merece sua leitura. Sally Rooney é reconhecida como a voz da geração millennial, portanto, se você se identifica como millennial, provavelmente vai adorar este livro. A história descreve o primeiro romance de Connell e Marianne, que enfrentam as dificuldades dos problemas familiares e classes sociais, uma vez que a mãe de Connell trabalha como empregada doméstica para a família de Marianne.
Foto: Reprodução/Amazon
A cantiga dos pássaros e das serpentes, Suzanne Collins
Lançado em maio de 2020, "A cantiga dos pássaros e das serpentes" é o prelúdio da série “Jogos Vorazes”, escrita por Suzanne Collins. Tendo como pano de fundo os 10 Jogos Vorazes, o livro gira em torno das aventuras do adolescente Coriolanus Snow, que se tornaria o presidente ditatorial da nação fictícia de Panem, na trilogia original. Com sua família à beira da pobreza, Coriolanus tem a tarefa de ser o mentor do tributo do Distrito 12, Lucy Gray Baird, por sua chance de glória.
Foto: Reprodução/Amazon
E ai, qual destes livros você mais gostou?
Por Lidia Capitani
Atualizado em 3 Fev 2021.