O continente africano possui nada menos do que quatro vencedores do Prêmio Nobel de Literatura; e não é por menos! Seus escritores possuem essência, são analíticos e sentimentais, características que os destacam no mercado literário. São nomes como Chimamanda Ngozi Adichie, Nadine Gordimer, Mia Couto, entre tantos outros autores premiados.
Pensando nisso, o Guia da Semana reuniu 5 autores africanos que você precisa conhecer e começar a ler. Confira:
Chimamanda Ngozi Adichie
Chimamanda é uma escritora nigeriana muito reconhecida por sua voz feminista e negra. Seus romances a apresentam como destaque da literatura africana; ela obteve muito sucesso com seu primeiro livro, “Hibisco roxo”, de 2003, e o segundo, “Meio sol amarelo”, de 2006.
Chimamanda possui uma carreira acadêmica elogiável, com passagens nas Universidades Johns Hopkins e Yale. Seu mais novo livro se chama "Para educar crianças feministas", e foi publicado em março de 2017. A origem desta obra se baseia em uma carta escrita para uma amiga que havia pedido seu conselho de como educar sua filha como feminista.
Foto: Reprodução/Amazon
Mia Couto
Mia Couto é pseudônimo de António Emílio Leite Couto, um escritor e biólogo moçambicano. Sua obra se estende a romances, contos, poesias e crônicas, e ele já recebeu prêmios como “Camões” e “Neustadt International”.
Seus livros tratam sobre a natureza humana e sua relação com a terra – sem falar que muitos já foram adaptados ao cinema. Dentre seus maiores sucessos estão “Terra Sonâmbula”, “A confissão da leoa”, “Antes de Nascer o Mundo” e “A Varanda do Frangipani”.
Foto: Reprodução/Amazon
Wole Soyinka
Originário da Nigéria, Wole Soyinka é outro vencedor do prêmio Nobel de Literatura para o continente africano. Já ocupou cadeiras de professor em universidades de prestígio pelo mundo, incluindo a Universidade de Nevada, na cidade de Las Vegas, Estados Unidos, e estudou na Universidade de Leeds, no Reino Unido.
Além de ser um grande crítico de governos autoritários, é engajado politicamente. Em 1967, durante a Guerra Civil em seu país, ele foi preso pelo Governo Federal. Na prisão, escreveu diversos poemas que foram publicados no livro “Poems from Prison”. Dentre seus livros, confira os títulos como “A Leoa e a Joia”, “Jero’s Metamorphosis” (1972) e “Death And The King’s Horsemen” (1975).
Foto: Reprodução/Amazon
Nadine Gordimer
Nascida em Joanesburgo, Nadine Gordimer foi uma escritora sul-africana autora de mais de 30 livros, nos quais ela retratou o regime do Apartheid, de segregação racial, que ocorreu no país. Recebeu diversos prêmios por sua escrita, incluindo o Nobel de Literatura, em 1991. Dentre seus maiores sucessos estão “A filha de Burger”, “O Conservador” e “O Pessoal de July”.
Foto: Reprodução/Amazon
J.M. Coetzee
John Maxwell Coetzee é da Cidade do Cabo, na África do Sul, e foi o quarto escritor africano a receber o Prêmio Nobel de Literatura (em 2003). É um escritor multifacetado: foi romancista, ensaísta, crítico literário, linguista e professor de literatura. Começou a escrever em 1969, quando publicou seu primeiro livro, “Terra de Sombras”, em 1974. Seus livros tratavam sobre a condição humana dos personagens num retrato intimista. Entre suas obras estão “A vida dos animais”, “Desonra e Vida” e “Época de Michael K”.
Foto: Reprodução/Amazon
E aí, qual destes livros você mais se interessou?
Fotos: Reprodução/Amazon | Reprodução/Amazon | Reprodução/Amazon
Por Lidia Capitani
Atualizado em 2 Jul 2020.