Não é de hoje que a literatura britânica é uma das mais reconhecidas no mundo inteiro. No Reino Unido nasceram diversos escritores prolíferos, criativos e de sucesso como Agatha Christie, uma das escritoras que mais vendeu no mundo; Charles Dickens, que influenciou gerações; e J.R.R. Tolkien, responsável por uma das obras fantásticas de maior sucesso no mundo. Além deles, há nomes contemporâneos como Kazuo Ishiguro e Ian McEwan.
Pensando nisso, o Guia da semana reuniu 10 escritores britânicos que você precisa conhecer e ler o quanto antes. Confira:
Emily Brontë
Emily Jane Brontë foi uma escritora e poetisa britânica autora do clássico da literatura “O Morro dos Ventos Uivantes”. Ela era uma pessoa introvertida e reclusa, e tinha mais duas irmãs, Charlotte e Anne, também com romances literários famosos. Emily publicou seu livro sob um pseudônimo masculino durante a época vitoriana, mas, anos depois, ela recebeu o devido crédito e a obra tornou-se cânone da literatura britânica.
Foto: Reprodução/Amazon
Virginia Woolf
Virginia Woolf foi uma das pioneiras entre as mulheres autoras que escrevia sob a perspectiva feminina. Nascida em 1882, no Reino Unido, foi uma proeminente escritora do período entre guerras que deixou um legado muito rico, o que lhe rendeu o título de uma das maiores romancistas da modernidade. “Orlando” é considerado seu romance mais popular. Já “Mrs. Dalloway”, outro título que marcou o romance modernista, explora o inconsciente humano por meio do fluxo de consciência de suas personagens.
Foto: Reprodução/Amazon
Ian McEwan
Outro nome britânico contemporâneo que você precisa conhecer é Ian McEwan, ou como alguns o chamam, “Ian Macabro”. Ele recebeu o prêmio Prêmio Man Booker pela novela “Amesterdão”. Além disso, também estrela as listas de pessoas mais influentes da cultura britânica. Seu livro “Reparação” recebeu uma adaptação ao cinema, que foi indicada ao Oscar. Para conhecer mais sobre sua carreira, leia as obras “Máquinas como eu”, “A barata” e “Enclausurado”.
Foto: Reprodução/Amazon
Kazuo Ishiguro
Kazuo Ishiguro é um escritor nipo-britânico, ou seja, metade japonês, metade britânico. Apesar de ter nascido no Japão, ele emigrou para o Reino Unido logo na infância. Recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 2017 e foi traduzido para mais de 40 idiomas. Suas histórias possuem uma grande carga emocional e traçam uma ligação entre o mundo ilusório e o mundo real. Dentre seus sucessos estão “O Gigante Enterrado”, “Quando Éramos Órfãos” e “Os vestígios do dia”.
Foto: Reprodução/Amazon
Charles Dickens
Voltando lá para a era vitoriana, Charles Dickens foi um autor de renome na época e continua influenciando gerações até hoje. Foi tão renomado em sua época que até a Rainha Vitória o recebeu para homenageá-lo. Em seus romances, é possível conhecer como era Londres de sua época e entrar em contato com um tipo de suspense misturado com humor, típico de Dickens. Dentre seus maiores sucessos está “David Copperfield”, publicado em 1850. A obra quase autobiográfica retrata um pouco da vida na época da rainha Vitória. Já “Oliver Twist”, publicado em 1838, retrata a vida de um menino órfão.
Foto: Reprodução/Amazon
Arthur Conan Doyle
Se você não está familiarizado com o nome de Arthur Conan Doyle, talvez conheça seu personagem icônico: o detetive Sherlock Holmes. O escritor foi responsável por criar as histórias de crime e suspense do lendário detetive, algo em torno de 60 histórias. Doyle foi um revolucionário na literatura criminal, mas para além do gênero, ele foi um prolífico escritor de ficção científica, novelas históricas, peças e romances, poesias e obras de não-ficção. Se quiser se aprofundar no mundo de Sherlock Holmes, comece pelos livros “Um Estudo em Vermelho” e “O Signo dos Quatro”.
Foto: Reprodução/Amazon
J. R.R. Tolkien
John Ronald Reuel Tolkien ou J.R.R. Tolkien, como é mais conhecido, foi um escritor, professor universitário e filólogo britânico, nascido na África. Você deve conhecê-lo, já que seus maiores sucessos foram nada menos do que “O Hobbit” e “Senhor dos Anéis”, que o levaram a ser considerado como pai da literatura moderna fantástica. Foi indicado duas vezes ao Prêmio Nobel de Literatura, mas não recebeu o título. Seu legado foi passado de geração a geração, de escritor a escritor, e continua a fascinar fãs de seu mundo fantástico.
Foto: Reprodução/Amazon
George Orwell
George Orwell virou mestre das distopias e suas obras viraram referência para o gênero. Eric Arthur Blair era seu nome verdadeiro, e ele foi escritor, jornalista e ensaísta político inglês, nascido na Índia Britânica. Seus livros são marcados por uma inteligência e forte oposição aos regimes autoritários. Dentre suas obras de maior sucesso e impacto estão “Revolução dos Bichos” (de 1945), uma sátira à União Soviética comunista, e “1984”, um romance distópico escrito em 1949 que também possui forte inclinação política contra regimes totalitários.
Foto: Reprodução/Amazon
Jane Austen
Jane Austen foi uma escritora britânica, nascida em 1775, e que deixou um legado de obras-primas clássicas que perpetuaram na história da humanidade. Você certamente já ouviu falar de “Orgulho e preconceito”, “Razão e sensibilidade”, “Emma” e “Persuasão”, seus romances mais célebres, que já foram amplamente adaptados ao cinema, TV e influenciaram muitas mulheres escritoras. Austen escrevia sobre o cenário de seu tempo e, principalmente, sob a perspectiva feminina. Sua linguagem pode parecer ingênua, mas ela é recheada de ironias e sarcasmos como forma de crítica aos costumes da época.
Foto: Reprodução/Amazon
Agatha Christie
Agatha Mary Clarissa Christie, mais conhecida como Agatha Christie, foi uma romancista, contista, dramaturga e poetisa britânica. Por suas histórias de suspense policial, ela foi cunhada como "Rainha/Dama do Crime". Durante sua incrível trajetória literária, ela publicou mais de 80 livros, alguns sob o pseudônimo de Mary Westmacott. Segundo o Guiness Book, Christie é a romancista mais bem sucedida da história da literatura popular mundial em número total de livros vendidos. Dentre seus maiores sucessos estão “Assassinato no Expresso do Oriente”, “O Assassinato de Roger Ackroyd” e “O Misterioso Caso de Styles”.
Foto: Reprodução/Americanas
E aí, qual destes autores você vai ler primeiro?
Fotos: Reprodução/Amazon | Reprodução/Amazon | Reprodução/Amazon
Por Lidia Capitani
Atualizado em 10 Jan 2022.