Mais de 800 mil visitantes e 480 expositores vão comparecer a 23ª edição da Bienal Internacional do Livro, que acontece entre os dias 22 e 31 de agosto. A proposta é misturar literatura, música, gastronomia e negócios em torno da importância da leitura para a formação intelectual.
A programação é vasta e você pode se perder em meio a tantos nomes conceituados e atrações diferentes. Por isso, o Guia da Semana separou os imperdíveis dessa Bienal pra você curtir ao máximo esse evento.
Bienal do Livro vai de 22 a 31 de agosto, cheia de atrações imperdíveis
Abertura com Fernanda Montenegro
Nacionalmente conhecida por seu incrível trabalho em novelas e filmes, a atriz Fernanda Montenegro será responsável por abrir a Bienal do Livro 2014.
Ela vai recitar trechos de sermões do Padre Antônio Vieira e promete dar iniciar o evento com grande estilo. A abertura acontece no dia 22 de agosto.
Kiera Cass
Um dos maiores destaques dessa edição da Bienal fica por conta da presença da escritora Kiera Cass. Moradora de Virgínia, Estados Unidos, Cass ficou extremamente abalada com o massacre na Universidade Virgínia Tech em 2007.
Para apaziguar esse sentimento, ela escreveu a premiada trilogia “ A Seleção”. A trama romântica serve como terapia literária e promete gerar ótimas discussões. Kiera Cass vai estar dia 23 de agosto na Arena Cultural a partir das 18h.
Harlan Coben
Estar em 1º lugar na lista do The New York Times dos livros mais vendidos é algo almejado por muitos escritores e conquistado por poucos. Harlan Coben é um desses poucos.
Ele já venceu prêmios como o Anthony, o Shamus e o Edgar Allan Poe, fechando a chamada “trinca de ases”. Além disso, o escritor é considerado o mestre dos romances de mistério e das noites em claro. Ele estará na Bienal dia 23 de agosto na Arena Cultural a partir das 10h30.
Carlos Bertolazzi
O apresentador do “Homens Gourmet” é um dos grandes destaques da seção Cozinhando com Palavras, que busca unir a gastronomia com a literatura. Bertolazzi também comanda os restaurante Zena Caffè, Carbone e Per Paolo. Ele estará na Bienal dia 28 de agosto a partir das 14h.
Roberta Sudbrack
Pode-se dizer que Roberta Sudbrack possui as conquistas mais impressionantes dentre os convidados do Cozinhando com Palavras. Além de ter sido a primeira chef a comandar a cozinha do Palácio da Alvorada, em Brasília, Roberta é única brasileira a integrar a lista dos 100 melhores restaurantes do mundo, segundo a revista britânica Elite Traveler.
O 10º lugar no Latin America’s 50 Best Restaurants 2014 também consta em seu currículo. Ela estará na Bienal dia 25 de agosto a partir das 19h30.
"Instrumentos Mortais" de Cassandra Clare
Cassandra Clare entra para o time de best sellers internacionais que vão marcar presença na Bienal 2014. Clare é autora da série “Instrumentos Mortais” que vendeu mais de 26 milhões de livros em todo o mundo, sendo 500 mil deles no Brasil.
No 1º final de semana do evento, Clare vai lançar a versão impressa de “As Crônicas de Bane”. Sua participação na Bienal acontece dia 23 de agosto, às 14h na Arena Cultural.
Ken Follet
Formado em filosofia pela University College de Londres, Follet é conhecido por seus romances históricos e já vendeu mais de 100 milhões de cópias de seus trabalhos.
Quatro de seus livros alcançaram número um no ranking de best-sellers do New York Times: Triângulo (1979), A Chave de Rebeca (1980), O Vale dos 5 Leões (1986) e Mundo Sem Fim (2007). Ele estará na Bienal dia 30 de agosto às 10h30 na Arena Cultural.
"Lua de Larvas" de Sally Gardner
Abordando também a vertente de livros infantis, Sally Gardner é autora de 5 livros que já venderam mais de 2 milhões de cópias no Reino Unido e foram traduzidos pra mais de 20 idiomas.
O seu livro “Lua de Larvas”, já publicado no Brasil, recebeu o prêmio “Costa Children's Book Award”, um dos mais desejados e respeitados da Inglaterra. Ela se apresenta na Bienal dia 30 de agosto às 16h30 na Arena Cultural.
Hermeto Paschoal
As apresentações musicais também têm grande destaque na Bienal 2014. Hermeto Paschoal, um dos maiores gênios da música brasileira e mundial, é chamado de “bruxo” por conta das sonoridades diferentes que tiram dos instrumentos.
Quem quiser conferir essas magias sonoras deve comparecer às 19h30 do dia 23 de agosto no Anfiteatro.
Por Ezio Jemma
Atualizado em 22 Ago 2014.