Agatha Christie, ou dama do crime, como também é conhecida, é uma das maiores escritores de todos os tempos e definitivamente a líder em vendas. Seu codinome se deve a sua brilhante jornada pelo gênero romance policial. Em muitas de suas obras, o detetive Hercule Poirot ou Miss Marple precisam desvendar assassinatos misteriosos para prenderem serial killers perigosos.
Ou seja, se você é fã deste tipo de leitura, com certeza deve colocar a escritora em sua lista. Pensando nisso, o Guia da Semana trouxe 6 livros de Agatha Christie que você precisa ler o quanto antes. Confira:
Convite para um homicídio
“Convite para um Homicídio” é o quinto livro que Agatha Christie traz a detetive Miss Marple. Publicada em 1950, a obra conta a história de um crime que começou quando foi publicado anonimamente no jornal da cidade um convite para que os habitantes fossem testemunhar um homicídio na casa de Letty Blacklock. Poucos acreditaram no anúncio, mas ao chegarem ao local, o crime se concretiza. Miss Marple é chamada para investigar o caso, e precisa suspeitar de todos os presentes no local.
Foto: Reprodução/Amazon
Morte no Nilo
Publicado em 1937, “A Morte no Nilo” é mais um romance policial da Dama do Crime. Durante uma viagem de férias, o detetive Poirot precisa investigar o assassinato da jovem herdeira Linnet Ridgeway, que viajava em lua de mel num cruzeiro pelo Rio Nilo. É um misterioso quebra-cabeça que Poirot precisa desvincular.
Foto: Reprodução/Amazon
O assassinato de Roger Ackroyd
Essa é outra história do detetive Poirot, porém, nesta ele precisa desvendar quem matou Roger Ackroyd. A vítima foi encontrada morta em sua própria casa, e Poirot precisa entender a ligação deste com outros dois crimes. A história é narrada pelo médico da cidade, em primeira pessoa, e trata-se de um dos livros mais engenhosos de Agatha Christie, mesmo que sua resolução tenha sido polêmica.
Foto: Reprodução/Amazon
Assassinato no Expresso do Oriente
A neve acumulada sobre os trilhos interrompe a jornada do Expresso Oriente, o mais famoso e luxuoso trem de passageiros do mundo, que liga a Ásia à Europa. Porém, um assassinato é cometido e o detetive Hercule Poirot precisa descobrir qual passageiro foi o responsável. Christie propõe um fascinante enredo nos moldes do clássico subgênero do "locked room" ("mistério do quarto fechado"), em que o crime ocorre num local isolado, e a suspeita recai sobre todos os presentes. Publicado em 1934, o romance foi adaptado ao cinema, com uma versão lançada em 2017.
Foto: Reprodução/Amazon
E não sobrou nenhum
Se você ainda não leu nenhuma obra de Agatha Christie, comece por “E não sobrou nenhum”. O livro foi o mais vendido de todos os tempos, com mais de 100 milhões de cópias comercializadas no mundo inteiro. O suspense narra a história de 10 pessoas numa ilha isolada em que assassinatos são cometidos em série, de acordo com os versos de uma canção infantil. Publicado em 1939, o livro fez tanto sucesso que já foi adaptado ao cinema, televisão e teatro.
Foto: Reprodução/Amazon
Os crimes ABC
Publicado em 1936, o romance policial “Os Crimes ABC” envolve um serial killer e mistérios. O assassino se identifica apenas como ABC. Antes de cometer seus crimes, ele manda cartas para o detetive Poirot dando dicas de suas próximas vítimas – e elas seguem uma ordem alfabética. A linguagem do livro é incomum e mistura primeira pessoa e terceira, uma engenhosidade experimentada por poucos até então.
Foto: Reprodução/Americanas
E aí, qual desses livros você mais se interessou?
Foto: Reprodução/Amazon | Reprodução/Americanas | Reprodução/Amazon
Por Lidia Capitani
Atualizado em 27 Jul 2020.