Maria Aparecida da Silva é o verdadeiro nome da escritora contemporânea Cidinha da Silva, nascida em Minas Gerais, e considerada uma das maiores vozes do movimento negro no Brasil. Formada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais, Cidinha escreve um pouco de tudo: contos, crônicas, infanto-juvenil, romance, poesia e teatro.
Pensando nisso, o Guia da Semana reuniu 6 livros escritos por Cidinha da Silva para você começar a ler já. Confira:
Cada tridente em seu lugar
“Cada tridente em seu lugar” foi o primeiro livro publicado de Cidinha da Silva, em 2007, e reúne contos e crônicas cujos temas centrais são a religiosidade de matriz africana e as relações raciais e de gênero. Com muita sensibilidade, Cidinha da Silva conquistou os amantes de literatura logo de início e se tornou uma grande escritora da contemporaneidade.
Foto: Reprodução/Amazon
Racismo no Brasil e afetos correlatos
O livro “Racismo no Brasil e afetos correlatos” traz o lado crítico de Cidinha da Silva, constante em sua literatura. A obra conta com 37 crônicas e 17 textos opinativos que falam principalmente de como a mídia aborda as relações raciais, e comenta sobre as novelas “Lado a Lado”, “Avenida Brasil”, “O Mensalão”, o remake de “Gabriela”, “Salve Jorge”, entre outros programas da televisão brasileira.
Foto: Reprodução/Saraiva
Sobre-viventes
“Sobre-viventes” é um livro de crônicas de 2016 que novamente traz temas como preconceito e racismo, e como eles podem ser velados e transformar toda uma população em invisível. A obra traz cenas do cotidiano de indivíduos que são sobreviventes à vista das dificuldades sociais, como o próprio título já introduz.
Foto: Reprodução/Amazon
#Parem de nos matar!
Publicado em 2016, “#Parem de nos matar” é uma reunião de crônicas escritas de 2012 a 2016 que tratam de racismo, branquitude e as mortes físicas e simbólicas que elas trazem. Os textos evidenciam o genocídio da população negra, principalmente dos jovens e mulheres, e também retrata como estes assuntos estão relacionados com a política e cotidiano.
Foto: Reprodução/Amazon
Um Exu em Nova York
“Um exu em Nova York” é o livro mais recente de Cidinha da Silva, publicado em 2018, e que ganhou o prêmio ‘Biblioteca Nacional’ de 2019. Trata-se de uma coleção de contos que retratam alguns dos temas mais contemporâneos como política, crise ética, racismo religioso, perda generalizada de direitos de mulheres, negros e grupos LGBT.
Foto: Reprodução/Amazon
Kuami
Kuami, por sua vez, traz o lado de escritora de romance infanto-juvenil de Cidinha da Silva. O livro conta a história de Janaína, uma jovem sereia filha de uma sereia e um baiacu, e seu amigo, o elefante africano Kuami. Eles se envolvem em uma aventura para libertar a mãe de Kuami, Dara, de perigosos traficantes de animais. Com uma narrativa instigante, a autora faz críticas ao agronegócio, à exploração da natureza, aos maus-tratos aos animais e até às novas formas de escravidão contemporânea.
Foto: Reprodução/Amazon
E aí, qual desses livros você mais gostou?
Fotos: Reprodução/Amazon | Reprodução/Amazon
Por Lidia Capitani
Atualizado em 2 Fev 2022.