Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, ou, como conhecemos, Cora Coralina, foi uma escritora, contista e poetisa brasileira, de Goiás, que fez sucesso com sua prosa simples e intimista. Apesar de escrever desde a adolescência, Cora publicou seu primeiro livro apenas em 1965, quando tinha 75 anos. Considerada uma das escritoras mais proeminentes do Brasil, ela encantou o público com seus contos, histórias e poemas pessoais e sobre o cotidiano de Goiás.
Pensando nisso, o Guia da Semana preparou uma lista com 9 livros de Cora Coralina que você precisa ler o quanto antes. Confira:
Meu Livro de Cordel
“Meu Livro de Cordel” traz a forte ligação que Cora possui com os poetas nordestinos e o gênero do Cordel. O livro reúne 43 poemas, e apresenta a alma dos rios, das pedras, dos gestos exaustos das lavadeiras; a simplicidade da vida, do amor e da morte. Cora revela sua profunda compreensão dos seres humanos, desde os atos mais rotineiros até os atos de heroísmo.
Foto: Reprodução/Amazon
De Medos e Assombrações
“De Medos e Assombrações” é a coletânea de contos para jovens leitores e para quem gosta de histórias arrepiantes. São histórias de assombrações. Cora Coralina volta à época em que as almas do outro mundo faziam procissões ou retornavam para dizer onde estava o pote de ouro. A coleção traz seis contos: ‘As capas do diabo’, ‘O capitão-mor’, ‘Medo’, ‘O corpo delito’, ‘Candoca’ e ‘Procissão das almas’.
Foto: Reprodução/Amazon
Doceira e Poeta
O livro é uma bela homenagem à poetisa e contista Cora Coralina, que só publicou seu primeiro livro aos 75 anos. Após tornar-se viúva, Cora decide voltar à Goiás e virar doceira. Não é apenas um livro de receitas, mas embutido de lindas poesias da escritora que descreve os deliciosos doces com carinho.
Foto: Reprodução/Amazon
Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais
“Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais” foi o primeiro livro publicado por Cora Coralina, aos 75 anos, que reúne poemas sobre as tradições e vivências da cidade de Goiás. Foi a partir desses poemas sobre o cotidiano da cidade que Cora alcançou status de uma das maiores poetisas da língua portuguesa.
Foto: Reprodução/Amazon
A Menina, o Cofrinho e a Vovó
Um livro dedicado aos pequenos leitores que conta a história de uma avó solitária, cujos filhos e netos vivem em outras cidades. Para suprir as necessidades financeiras, ela decide fazer doces para vender e compra uma geladeira a prestações. A neta decide quebrar seu cofrinho e doar toda a sua poupança à avó. É uma bela história de afeto e gratidão, que fará qualquer leitor sentir um calorzinho no coração.
Foto: Reprodução/Amazon
O Tesouro da Casavelha
“O tesouro da Casavelha” foi um dos últimos livros publicado por Cora Coralina, quando tinha mais de 90 anos. Infelizmente, ela não concluiu o livro, e a edição foi póstuma. A coleção reúne 18 contos, vários deles baseados em sua vivência pessoal, relacionamentos com outras pessoas, histórias familiares e fatos fisgados na tradição goiana.
Foto: Reprodução/Amazon
Vintém de cobre: meias confissões de Aninha
“Vintém de Cobre” é outro livro de poemas da escritora, com tom autobiográfico. Ela traz memórias, ou meia-confissões, como intitula a obra, e traz o vintém de cobre como símbolo do tempo perdido.
Foto: Reprodução/Amazon
Melhores Poemas
“Melhores Poemas” é para quem quer descobrir o outro lado de Cora Coralina, a poetisa. Darcy França Denófrio, mestre em Teoria Literária, organizou o livro com os poemas mais célebres da artista. São poemas que fluem com naturalidade e encontram o gosto popular.
Foto: Reprodução/Amazon
Estórias da Casa Velha da Ponte
“Estórias da Casa Velha da Ponte” é um livro de contos que traz as memórias de infância de Cora Coralina. Ele traz um retrato da cidade de Goiás no final do século XIX e início do XX, com histórias domésticas, dos costumes antigos, velhas tradições e até casos de assombrações.
Foto: Reprodução/Amazon
E aí, qual destes livros você vai ler primeiro?
Fotos: Reprodução/Amazon | Reprodução/Amazon | Reprodução/Amazon
Por Lidia Capitani
Atualizado em 26 Jan 2022.