Fernando Pessoa é um dos autores mais estimados da língua portuguesa e até hoje influencia autores do Brasil, Portugal, Moçambique, Angola e outros países que dividem nossa língua. Conhecido por suas poesias, ele mantinha uma vida criativa e inventava heterônimos com suas próprias personalidades e histórias. Dentre seus heterônimos mais famosos estão Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Alberto Caeiro.
Se você deseja conhecer mais a literatura deste autor, o Guia da Semana listou 8 livros de Fernando Pessoa para você ler. Confira:
O BANQUEIRO ANARQUISTA
O banqueiro anarquista foi publicado em 1922. A obra narra um diálogo entre um personagem anônimo e um ex-operário que se tornou banqueiro. O personagem conta como tornou-se banqueiro, mas, sobretudo, discorre sobre o anarquismo na teoria e na prática.
Foto: Reprodução/Amazon
FICÇÕES DE INTERLÚDIO
“Ficçoes de interlúdio” é como uma antologia construída pelo próprio autor. Aqui, ele reúne seus heterônimos como Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Alberto Caeiro em poemas conhecidos. “Autopsicografia”, “Ode marítima” e “Tabacaria” estão na coletânea, mas também incluem outros poemas publicados entre 1914 e 1935.
Foto: Reprodução/Amazon
POESIA COMPLETA DE RICARDO REIS
Outro clássico heterônimo de Fernando Pessoa era Ricardo Reis, um grande admirador das filosofias romanas e gregas. Trazia uma poesia com métrica rigidamente calculada. "Poesia é uma música que se faz com idéias", escreveu Reis. Estudou Medicina, foi defensor da monarquia e expatriou-se no Brasil em 1919.
Foto: Reprodução/Amazon
POESIA COMPLETA DE ALBERTO CAEIRO
A “Poesia Completa De Alberto Caeiro” é divida em três partes: O guardador de rebanhos, O pastor amoroso e Poemas inconjuntos. De linguagem simples, familiar e muito ligado à natureza, Caeiro é considerado o mestre ingênuo dentre os heterônimos de Pessoa. Apesar de prezar pela simplicidade e pela materialidade da vida, ele acaba por abordar de modo paradoxal as temáticas de seus poemas.
Foto: Reprodução/Amazon
POEMAS DE ÁLVARO DE CAMPOS
"Tabacaria" e "Opiário" são os poemas mais famosos do heterônimo Álvaro de Campos. Este personagem era mais impulsivo, marcado pelo ritmo do homem moderno e pela crise existencial. Era fascinado pela vida moderna e pelas máquinas, dando fim e contrapondo às poesias parnasianas e simbolistas. “Poemas completos de Álvaro de Campos” reúne poema entre 1914 e 1935.
Foto: Reprodução/Amazon
MENSAGEM
Um ano antes do poeta Fernando Pessoa falecer, ele publicou o livro “Mensagem”, em 1934. A obra reúne 44 poemas sobre o passado de Portugal, suas navegações e comércio exterior, além da cultura tradicional portuguesa. Ele faz alusão aos poemas de Luís de Camões, que retratava o país com glória e enaltecia seus heróis.
Foto: Reprodução/Amazon
LIVRO DO DESASSOSSEGO
O “Livro do desassossego” é uma das principais obras de Pessoa, e foi neste que ele trouxe o semi-heterônimo Bernardo Soares. A obra se destaca por não possuir uma linha cronológica certa, ou mesmo uma organização. Ele segue uma narrativa fragmentada, com cerca de 500 textos sem sequência entre si.
Foto: Reprodução/Amazon
O EU PROFUNDO E OS OUTROS EUS
Para quem quer se aventurar na obra de Fernando Pessoa, “O eu profundo e os outros eus” é o livro perfeito. A obra compila os poemas mais importantes da carreira do poeta, dos que assinou com seu nome e também os textos de seus heterônimos, como Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis. Trata-se de uma antologia essencial para se aprofundar nesta história maravilhosa que foi a carreira literária de Fernando Pessoa.
Foto: Reprodução/Amazon
E aí, qual destes livros você vai ler primeiro?
Foto: Reprodução/Amazon | Reprodução/Amazon | Reprodução/Amazon
Por Lidia Capitani
Atualizado em 5 Out 2021.