“Bridgerton” é a mais nova série da Netflix em parceria com a produtora Shondaland, de Shonda Rhimes - a cabeça por trás de produções como “Grey’s Anatomy” e “How To Get Away With Murder”.
Inspirada nos livros de Julia Quinn, a série, que teve a segunda temporada confirmada, retrata a história da família aristocrata Bridgerton, que vive em Londres no século 19.
O gênero “romance de época” sempre foi muito valorizado na literatura, mas recentemente ele tem ganhado maior destaque com grandes séries de livros lançadas a cada ano. Pensando nisso, o Guia da Semana reuniu 10 romances de época para você ler o quanto antes. Confira:
Os Rothwells, Madeline Hunter
Esta série de quatro livros acompanha os três irmãos Rothwell: Hayden, Elliot e Christian, esse último o mais velho, que herdou o título de Marquês de Easterbrook. Cada um desses cavalheiros vai encontrar uma mulher nem um pouco adequada à sua condição social – e cada uma delas vai mudar a percepção que os irmãos têm do mundo. As histórias dos Rothwells revelam ainda o complicado legado que os irmãos herdaram dos pais. Assim, somos apresentados a enredos recheados de intrigas, escândalos e romances bem típicos do cenário londrino do século 19.
Foto: Reprodução/Amazon
Mulherzinhas, Louisa May Alcott
Publicado em 1868, “Mulherzinhas” é um livro de inspiração autobiográfica escrito por Louisa May Alcott. A obra conta a história das quatro irmãs March, que vivem durante a Guerra Civil Americana, a qual seu pai foi servir o país. Com o pai longe e a mãe trabalhando, as meninas precisam se ajudar e fortalecer-se para entrar na vida adulta. A história já foi adaptada diversas vezes. A mais recente num filme de 2019 dirigido por Greta Gerwig.
Foto: Reprodução/Amazon
Anna Karenina, Liev Tolstói
Definitivamente um dos maiores clássicos da literatura e do romance de época, Anna Karenina é um romance russo, escrito por Liev Tolstói, com mais de 800 páginas. Nele, somos introduzidos ao romance proibido entre Anna Karenina pelo Conde Vronsky, já que ela é casada com o funcionário público Alexey Karenin. Ela vacila entre separar-se do marido para ficar com o Conde, enquanto o próprio Vronsky desconfia de sua infidelidade.
Foto: Reprodução/Amazon
Outlander: a Viajante do Tempo, Diana Gabaldo
Assim como “Bridgerton”, “Outlander” foi adaptado para uma série de televisão que encantou muitos fãs. “A Viajante do Tempo” é o primeiro livro da série e conta a história da enfermeira Claire que acidentalmente viaja no tempo para a Escócia de 1743, numa época de guerra. Assim, ela precisa enfrentar muitos conflitos para descobrir como voltar ao presente para seu marido. No meio tempo, ela conhece Jamie e acaba se apaixonando.
Foto: Reprodução/Amazon
Senhora, José de Alencar
Trazendo para o contexto brasileiro, a literatura nacional também possui títulos de época, caso de “Senhora”, do escritor José de Alencar. Publicado em 1875, o livro conta a história de Aurélia Camargo, filha de uma humilde costureira, que pretendia se casar com Fernando Seixas. Entretanto, o homem acaba se casando com outra mulher mais rica. Aurélia, por sua vez, acaba recebendo uma grande herança e sua vida é virada de cabeça para baixo pela quantidade de dinheiro.
Foto: Reprodução/Submarino
Orgulho e preconceito, Jane Austen
Quando falamos de romance de época, não podemos esquecer de mencionar a grande Jane Austen, que rompeu com o status quo ao publicar seus livros em 1800. A história já é conhecida por muitos, pois ganhou notoriedade com o filme de 2006 protagonizado por Keira Knightley. O livro conta a história de Elizabeth Bennet e o Sir. Darcy, que de início possuem uma relação conturbada. Enquanto Darcy é orgulhoso e reservado, Lizzie é uma garota espirituosa e encantadora. Entretanto, os dois acabam se apaixonando.
Foto: Reprodução/Amazon
Castles Ever After, Tessa Dare
"Castles Ever After " é uma trilogia escrita pela Tessa Dare que encantou os apaixonados por romances de época. A série conta a história de três mulheres que herdam um castelo após a morte de um lorde, apesar delas não possuírem parentesco entre si. Após esta herança inesperada, as três passam por uma jornada em busca do amor. Os livros não possuem continuidade entre si, podendo ser lidos em qualquer sequência. São os títulos: “Romance com o Duque”, “Diga sim ao Marquês” e “A Noiva do Capitão”.
Foto: Reprodução/Amazon
Os Números do Amor, Sarah McLean
Best-seller no “The New York Times” e “US Today” e vencedora de vários prêmios literários, “Os Números do Amor” é uma trilogia da autora Sarah McLean. Os livros contam histórias de mulheres à frente de seu tempo, que fazem de tudo para buscar sua liberdade, prazer e amor. Com pitadas sexy e romance, a trilogia é a pedida certa para os fãs do gênero. A trilogia é composta de três livros: 'Nove Regras a Ignorar Antes de se Apaixonar’, ‘Dez Formas de Fazer um Coração Derreter’ e ‘Onze Leis a Cumprir na Hora de Seduzir’. Protagonizado por três irmãos - os gêmeos, Gabriel e Nicholas St. John, e Juliana Fiori -, as obras contam a história desses familiares que precisam lidar com um escândalo: a mãe que abandonou o marido dos gêmeos e casou-se com um italiano, com quem teve Juliana. Logo, a sociedade conservadora da época não os vê com bons olhos.
Foto: Reprodução/Amazon
Os Hathaways, Lisa Kleypas
Escrita por Lisa Kleypas, a série de livros “Os Hathaways” conta a história de uma família diferente, composta por cinco irmãos, Amelia, Leo, Win, Poppy, Beatrix Hathaway, e o misterioso Merripen, um cigano que foi adotado ainda quando criança. A família nunca havia entrado em contado com a aristocracia até que Leo ganha um título de visconde e tudo muda para os seis. Ao todo, são seis títulos, que desvendam aos poucos a história de cada irmão.
Foto: Reprodução/Amazon
O Morro dos Ventos Uivantes, Emily Bronte
Outro clássico entre os romances de época é “O Morro dos Ventos Uivantes”, de Emily Bronte, escritora proeminente do século 19. Ambientado na zona rural da Inglaterra, o livro conta uma história de amor conturbada e sombria. Através da narração da governanta Nelly Dean, sabemos tudo sobre a vida da família Earnshaw, composta por três filhos: Catherine, Hindley e Heathcliff, sendo o último adotado e criado com descriminação dos outros filhos. No entanto, Heathcliff apaixona-se por Catherine, mas o amor dos jovens é colocado em risco, já que a família pretende arranjar um casamento apropriado para a filha.
Foto: Reprodução/Amazon
E aí, qual destes livros você vai ler primeiro?
Foto: Reprodução/Amazon | Reprodução/Amazon | Reprodução/Amazon
Por Lidia Capitani
Atualizado em 18 Ago 2021.