A literatura de terror possui sua própria história, cultura e clássicos. Nomes como Stephen King, H.P. Lovecraft e Clive Barker são comumente relacionados ao gênero. E cada um possui sua especialidade: histórias de suspense psicológico, mitologia cósmica e criaturas infernais estão entre os tópicos abordados.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 10 livros de terror imperdíveis se você curte o gênero. Confira:
O homem de giz, C.J. Tudor
Publicado em 2018, “O Homem de Giz” é o livro de estreia de C.J. Tudor, e traz um misto de suspense e terror. Em 1986, Eddie e seus amigos brincavam pelas ruas de uma pacata cidade e se comunicavam com rabiscos de giz. Quando um rabisco diferente atrai os garotos até o corpo de um homem desmembrado, os amigos nunca mais são os mesmos. Anos depois, o mesmo rabisco é visto por Eddie e outro corpo é encontrado morto. Assim, ele sabe que precisa desvendar o que aquilo significa.
Foto: Reprodução/Amazon
Histórias Extraordinárias, Edgar Allan Poe
“História Extraordinárias” reúne 18 contos de Edgar Allan Poe como "A carta roubada", "O gato preto", "O escaravelho de ouro", "O poço e o pêndulo", "Assassinatos na rua Morgue" e "O homem da multidão". Poe é um mestre na literatura do terror. O autor tem o dom de construir tramas macabras de dar arrepio na espinha e adentrar no psicológico do leitor de forma aterrorizante.
Foto: Reprodução/Amazon
A Assombração da Casa da Colina, Shirley Jackson
“A Assombração da Casa da Colina” foi escrita por Shirley Jackson em 1959, mas ganhou notoriedade novamente com a adaptação da história pela Netflix, com a criação da série de terror “A Maldição da Residência Hill”. A rainha do terror traz uma das melhores histórias de casa mal assombrada, que mistura o sobrenatural com a loucura. Três indivíduos são convidados a passar uma temporada na casa da colina: Eleanor, a artista Theodora e o herdeiro da mansão, Luke. Porém, logo os hóspedes começam a viver eventos que colocam sua sanidade em cheque.
Foto: Reprodução/Amazon
O Exorcista, William Peter Blatty
Outro clássico do terror que não poderia faltar na lista é “O Exorcista”, de William Peter Blatty, livro atemporal e consagrado até hoje. O primeiro foi publicado em 1971, e conta a história de uma garota de 12 anos, Regan MacNeil, que foi possuída pelo demônio. Assim, acompanhamos a degradação física e psíquica da jovem enquanto o bispo e psiquiatra tenta curá-la do mal. Em 1973, a história teve uma adaptação ao cinema, dirigida por William Friedkin, e teve grande audiência e fama.
Foto: Reprodução/Amazon
Hellraiser - Renascido do Inferno, Clive Barker
Foi com “Hellraiser - Renascido do Inferno” que Clive Barker se consagrou como lenda da literatura de terror. Barker já escreveu o livro, em 1986, com o intuito de filmá-lo, e concluiu o longa metragem como diretor em 1987. O livro conta a história de um homem com gosto peculiares, como sadomasoquismo, e que é tragado ao inferno. Assim, começa a saga de um dos personagens mais horripilantes do terror: Pinhead.
Foto: Reprodução/Amazon
O Chamado de Cthulhu e outros contos, H.P Lovecraft
Outro escritor reconhecido por suas histórias de terror é H. P. Lovecraft, e um de seus maiores clássicos é “O chamado de Cthulhu”. Publicado em 1928, o livro retrata uma investigação sobre os seres extraterrestres que, na mitologia lovecraftiana, seriam seres que habitaram a terra antes dos humanos. Cthulhu seria um Deus de argila indestrutível, que seu culto pretendia trazê-lo de volta para acabar com a humanidade.
Foto: Reprodução/Estante Virtual
Malorie, Josh Malerman
Recém-lançado em julho de 2020, “Malorie” é um romance de terror pós-apocalíptico, escrito por Josh Malerman, como sequência do seu livro de estreia, “Bird Box”. Doze anos após Malorie atravessar o rio em segurança com seus filhos, ela toma conhecimento de um fato que lhe dá esperança. Alguém que pensava estar morto, na verdade, continua vivo. Entretanto, a venda ainda é a única regra que ela não pode quebrar, e há rumores que as criaturas evoluíram e podem espalhar mais caos no mundo. Ela precisa decidir se segue em uma nova aventura rumo à esperança ou se vive sob as regras rígidas impostas.
Foto: Reprodução/Amazon
A Mulher na Janela, de A.J. Finn
“A Mulher na Janela” é outro livro incrível que se encontra há semanas na lista dos best-sellers do ‘The New York Times’. Publicado em 2018, o livro conta a história de uma mulher, Anna Fox, que mora sozinha, bebe e toma remédios sem prescrição. Separada do marido e da filha e sofrendo de uma fobia que a mantém reclusa, sua vida muda quando uma nova família se muda para a casa do outro lado do parque. Anna fica obcecada por aquela vida perfeita até que certa noite, bisbilhotando com sua câmera, ela é testemunha de algo que muda tudo. A história recebeu uma adaptação ao cinema, com a atriz Amy Adams interpretando a personagem Anna Fox.
Foto: Reprodução/Amazon
Carrie: A estranha, Stephen King
“Carrie” é o início da jornada de Stephen King, já que este foi seu primeiro livro publicado. Na época, em 1974, ele ainda era professor de inglês, mas o sucesso estrondoso o projetou nacionalmente e os próximos livros o levaram ao status que possui hoje. Carrie é uma tímida garota que cresceu sob um exigente regime religioso dos pais e sofre bullying na escola. Após um incidente no baile da escola, a garota descobre seus poderes telecinéticos e resolve se vingar daqueles que a atormentaram.
Foto: Reprodução/Amazon
A coisa, Stephen King
Não é à toa que Stephen King é considerado o rei do terror e suspense. “A coisa”, de 1986, certamente foi responsável por criar o medo de palhaços que muitos possuem. A história se passa em 1958, numa pequena cidade do Maine, chamada Derry, quando os amigos Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly encontram pela primeira vez o ser maligno e sobrenatural chamado “A coisa”, que se apresenta na forma de um fantasma chamado Pennywise. Quase trinta anos depois, “A coisa” volta a atacar a cidade e os amigos precisam novamente enfrentam o monstro. Esta é uma das histórias mais célebres do mestre King, que ganhou duas adaptações ao cinema, em 1990 e 2017 (parte I) e 2019 (parte II).
Foto: Reprodução/Amazon
E aí, qual desses livros você vai ler primeiro?
Fotos: Reprodução/Amazon | Reprodução/Amazon | Reprodução/Estante Virtual
Por Lid Capitani
Atualizado em 1 Jul 2021.