O grande escritor, jornalista, quadrinista e cartunista brasileiro Ziraldo completou 88 anos em 2020. Ele criou um dos personagens mais icônicos da literatura infantil nacional, O Menino Maluquinho, que também faz aniversário e comemora 40 anos este ano.
Nascido em Minas Gerais, Ziraldo fez carreira no Rio de Janeiro durante os anos 50, onde trabalhou em diversos jornais e revistas, mas foi com o Menino Maluquinho que ele se consagrou como escritor.
Para homenageá-lo, o Guia da Semana separou uma lista com 10 livros de Ziraldo imperdíveis para ler o quanto antes. Confira:
O Bebê que Sabia Brincar
O mais recente livro de Ziraldo foi publicado em fevereiro de 2020 e traz novamente o querido personagem do Menino Maluquinho, só que desta vez como um bebê curioso e travesso. O Bebê Maluquinho sempre foi muito esperto e impossível, e no livro você conhecerá mais sobre seus brinquedos e brincadeiras.
Foto: Reprodução/Amazon
O Planeta Lilás
Misturando aventura e poesia, Ziraldo retrata a história de um bichinho curioso que queria conhecer mais sobre o universo e, por isso, construiu uma nave e abandonou seu planeta lilás. Entretanto, descobriu que na ânsia de se aventurar, acabou saindo sem conhecer seu próprio planeta natal.
Foto: Reprodução/Amazon
O Menino da Lua
O “Menino da Lua” é um dos livros mais fascinantes de Ziraldo – a obra, inclusive, foi finalista do Prêmio Jabuti de 2007. A trama gira em torno de um grupo de meninos em que cada personagem vive em um planeta do sistema solar. Dentre eles, está também o menino da lua. Juntos, eles se divertem no espaço.
Foto: Reprodução/Amazon
Menina das Estrelas
Dentre os livros mais recentes do cartunista, “Menina das Estrelas” foi publicado em 2007. O livro faz parte da série de 10 obras que se inicia com “O Menino da Lua”. Neste livro, o escritor se debruça sobre a vida das meninas e conta uma história com delicadeza e emoção.
Foto: Reprodução/Amazon
Flicts
Publicado em 1969, “Flicts” foi o primeiro livro infantil do desenhista. A obra conta a história da cor Flicts, uma cor diferente que procurava companhia de outras cores para serem amigas. Ele não conseguia se encaixar no arco-íris ou em bandeiras. Ao longo do livro, Flicts procura seu lugar no mundo.
Foto: Reprodução/Amazon
Uma Professora Muito Maluquinha
“Uma Professora Muito Maluquinha” conta a história de uma professora que tinha uma didática diferente e conquistou seus alunos por seu modo e atividades cativantes – e por isso as pessoas pensam que ela é maluquinha. A obra foi publicada em 1995 e demonstra diferentes formas de ensinar e aprender.
Foto: Reprodução/Amazon
O Joelho Juvenal
“O Joelho Juvenal” faz parte da coleção de livros “Corpim”, que retrata sobre cada parte do corpo humano. Ziraldo traz histórias criativas e divertidas, como a de Juvenal, o joelho que vivia esfolado, mas estava sempre correndo, pulando e nadando até que vira adulto e começa a reclamar.
Foto: Reprodução/Amazon
Meninas
De 2016, “Meninas” é uma obra de Ziraldo que retrata o universo das garotas. Por muitos anos, ele se dedicou a falar sobre os garotos, suas aventuras, paixões e brinquedos, mas desta vez, as meninas são seu objeto de estudo: suas esperanças, lágrimas, amigos imaginários e histórias fabulosas.
Foto: Reprodução/Amazon
O Bichinho da Maçã
De 1982, “O Bichinho da Maçã” retrata a história desse bichinho que vivia dentro de uma maçã e contava histórias incríveis e engraçadas aos outros bichos. Um dia, o bichinho precisa escapar de um perigo e nos conta como ele conseguiu se safar dessa.
Foto: Reprodução/Amazon
O Menino Maluquinho
Um sucesso instantâneo da literatura infantil foi “O menino maluquinho”. Publicado em 1980, o livro conta a história do menino travesso, curioso e criativo que sempre se envolve nas situações mais inusitadas. A história já foi adaptada aos quadrinhos, televisão, cinema e até hoje faz sucesso. Ziraldo criou um personagem que qualquer criança consegue se identificar e ainda incentiva a autonomia dos pequenos.
Foto: Reprodução/Amazon
E aí, qual desses livros você mais se interessou?
Foto: Reprodução/Amazon | Reprodução/Amazon | Reprodução/Amazon
Por Lidia Capitani
Atualizado em 5 Nov 2020.