Muitas histórias são pensadas especialmente para a televisão, outras, no entanto, nascem primeiro como livros, até que, depois de muito sucesso, atingem as telinhas. Essas séries, muitas vezes, acabam ficando mais famosas que os livros que lhes deram origem, ainda que estes realmente valham a pena.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 7 livros que inspiraram ótimas séries e valem a leitura. Confira:
As Crônicas de Gelo e Fogo
A série de livros escrita por George R. R. Martin que inspirou a série mais premiada da televisão, Game of Thrones, certamente vale a pena. Na versão impressa da trama, as coisas acontecem muito mais devagar, muitos outros personagens têm espaço para evolução, e você pode de fato saborear o jogo dos tronos. A série televisiva, na verdade, ultrapassou os livros, o que significa que elas acabam se tornando séries diferentes em certo ponto, e certamente terão finais diferentes — sem spoilers, portanto.
Pequenas Grandes Mentiras
A primeira temporada do grande sucesso da HBO Big Little Lies foi baseada no best-seller de mesmo nome da autora australiana Liane Moriarty, publicado no Brasil como Pequenas Grandes Mentiras. Assim como a série televisiva, o livro de sucesso conta a história de um grupo de mães e pais ricos de uma pequena cidade nos Estados Unidos que começam a entrar em conflito principalmente por conta do bullying que um de seus filhos tem sofrido, enquanto uma das mulheres tem que lidar com seu marido abusivo, que acaba morrendo. O livro é consideravelmente diferente da série e certamente vale a pena. A segunda temporada da produção da HBO será original e, portanto, não baseada em um livro.
Outlander
O famoso romance de ficção científica, fantasia e ficção histórica também foi inspirado em uma série de livros — atualmente são oito —, escrita por Diana Gabaldon. O primeiro livro se chama Outlander, o mesmo nome da série, e conta a história da enfermeira de guerra Claire Randall, que depois de terminada a Segunda Guerra, viaja para a Escócia com seu marido e acaba encontrando um portal que a leva duzentos anos para o passado. A obra, publicada em 1991, recebeu prêmios e fez muito sucesso nos Estados Unidos e fora e é bastante similar à série televisiva.
O Conto da Aia
A canadense Margaret Atwood é uma respeitada e premiada autora contemporânea. Nos últimos anos, dois de seus livros viraram séries de televisão: Vulgo Grace e O Conto da Aia. A série baseada no último foi uma das mais comentadas e premiadas de 2017, o livro, publicado em 1985, também recebeu ótimas críticas e prêmios. A trama é basicamente a mesma, e acompanha a vida de uma mulher depois que um governo autoritário toma o poder nos Estados Unidos e submete as mulheres aos homens, dedicando algumas delas, conhecidas como aias, somente ao propósito de gerar filhos para homens ricos. Algumas diferenças entre a série televisiva e o romance estão, por exemplo, na personalidade da protagonista, que é mais rebelde na televisão.
Anne de Green Gables
A série da Netflix, Anne With an E, não é a primeira adaptação do livro Anne de Green Gables para a televisão, mas tem recebido ótimas críticas e conquistado pessoas de ao redor de todo o mundo. Publicado em 1908, o livro escrito pela canadense L. M. Montgomery já vendeu mais de cinquenta milhões de cópias e foi traduzido para mais de vinte idiomas. A trama acompanha a vida de dois irmãos solteiros que precisavam de ajuda em sua fazenda, Green Gables, e acabam adotando, por engano, uma jovem órfã chamada Anne. O livro narra as aventuras de Anne em seu novo lar.
Desventuras em Série
A série da Netflix Desventuras em Série foi baseada na série de 13 livros de mesmo nome escrita por Lemony Snicket, heterônimo do autor americano Daniel Handler. Os livros foram publicados entre 1999 e 2006 e receberam ótimas críticas, que afirmavam que a série era pensada tanto para crianças quanto para adultos. Assim como na versão para a televisão, a trama acompanha os três irmãos órfãos Baudelaires enquanto eles tentam fugir do terrível Conde Olaf, que quer pegar a fortuna das crianças, e ao mesmo tempo desvendar o mistério da morte de seus paias, sempre enfrentando uma série de desventuras.
Gossip Girl
Muita gente não sabe, mas Gossip Girl também foi inspirada em uma série de livros. Da autora estadunidense Cecily von Ziegesar, a série começou a ser publicada em 2002, e conta com 12 livros, além de spin offs. A trama é similar àquela da televisão e acompanha a vida das adolescentes ricas da Constance Billard Scholol for Girls, uma escola privada para os filhos da elite de Nova York. A diferença em relação à série é que a versão escrita costuma ser um tanto mais intensa, com mais problemas e cenas mais pesadas, então talvez valha a pena para quem curtiu a versão para televisão.
Atualizado em 14 Ago 2019.