Em plena quarentena, o hábito da leitura se tornou cada vez mais comum. E felizmente, o mercado editorial tem lançado títulos incríveis para os leitores vorazes. Pensando nisso, o Guia da Semana listou os melhores livros de 2020 até agora.
Nesta lista você encontrará alguns títulos que foram lançados em 2018 e 2019, mas que ainda aparecem nas listas de mais vendidos. Também há livros recentes, lançados em 2020, e alguns ainda sem tradução, que são espetaculares e entram nos melhores do ano.
Sendo assim, confira a lista dos melhores livros de 2020 até agora feita pelo Guia da Semana:
O Reformatório Nickel, Colson Whitehead
“O Reformatório Nickel” é definitivamente um título que você deve ler este ano. Vencedor do prêmio Pulitzer de 2020 de Melhor Ficção, o livro conta a história de Elwood Curtis, um sonhador e seguidor de Martin Luther King. O garoto negro é sentenciado a um reformatório chamado Nickel, onde os estudantes são abusados e agredidos. A tensão entre os ideais de Elwood e o ceticismo de Turner, seu amigo, os leva a uma decisão cuja repercussão vai ecoar por décadas. Eles têm duas opções: fugir ou acabar no cemitério onde os outros meninos que tentaram fazer algo contra as autoridades do reformatório se encontram.
Foto: Reprodução/Amazon
The Vanishing Half: A Novel, Brit Bennett
“The Vanishing Half: A Novel” é uma história sobre amadurecimento escrita por Brit Bennett, escritora que também fez sucesso com o livro “As mães”. Publicada no início de junho, a obra logo se configurou na lista do best-sellers do ‘The New York Times’. Há nove semanas na lista, o livro conta a história das irmãs gêmeas Vigne, que na adolescência tentaram fugir da comunidade negra nos Estados Unidos da qual nasceram. Já adultas, cada uma vive uma vida diferente. Uma vive com sua filha negra na mesma comunidade, enquanto a outra é casada com um homem branco, que nada sabe sobre seu passado. Entretanto, apesar das diferenças, as irmãs possuem seus destinos entrelaçados, assim como suas filhas. Ainda não há tradução do livro para o português, mas este é definitivamente um título que você deve prestar atenção.
Foto: Reprodução/Amazon
Um Lugar Bem Longe Daqui, Delia Owens
Desde sua publicação em agosto de 2018, “Um lugar bem longe daqui” estrela as listas dos livros mais vendidos nos Estados Unidos, assim como marca presença na lista dos best-sellers do ‘The New York Times’. O livro conta a história de Kya, ‘a menina do brejo’, como a cidade costuma chamá-la, que viveu uma infância terrível sob os abusos do pai e com o abandono da mãe e dos irmãos. Quando dois garotos da cidade decidem conhecê-la melhor, o inesperado acontece: e um deles é achado morto. Este incrível livro de formação e mistério vai te prender do início ao fim.
Foto: Reprodução/Amazon
Malorie, Josh Malerman
Recém-lançado em julho de 2020, “Malorie” é um romance de terror pós-apocalíptico, escrito por Josh Malerman, como sequência do seu livro de estreia, “Bird Box”. Doze anos após Malorie atravessar o rio em segurança com seus filhos, ela toma conhecimento de um fato que lhe dá esperança. Alguém que pensava estar morto, na verdade, continua vivo. Entretanto, a venda ainda é a única regra que ela não pode quebrar, e há rumores que as criaturas evoluíram e podem espalhar mais caos no mundo. Ela precisa decidir se segue em uma nova aventura rumo à esperança ou se vive sob as regras rígidas impostas.
Foto: Reprodução/Amazon
O Fim em Doses Homeopáticas (Textos Cruéis Demais), Igor Pires
Igor Pires é um sucesso das redes sociais e de vendas. Seus dois primeiros livros da série “Textos cruéis demais” atingiram milhares de pessoas, e não seria diferente para seu terceiro livro, “O fim em doses homeopáticas”. A coletânea traz textos poéticos sobre as características das fases dos relacionamentos. Dividido em quatro partes, “O fim em doses homeopáticas” explora de modo sensível o inevitável fim dos relacionamentos.
Foto: Reprodução/Amazon
Pessoas normais, Sally Rooney
“Pessoas normais” foi publicado em agosto de 2018 e fez muito sucesso logo em seu lançamento. O livro chegou em português recentemente, pela Companhia das Letras, e merece sua leitura. Sally Rooney é reconhecida como a voz da geração millennial, portanto, se você se identifica como millennial, provavelmente vai adorar este livro. A história descreve o primeiro romance de Connell e Marianne, que enfrentam as dificuldades dos problemas familiares e classes sociais, uma vez que a mãe de Connell trabalha como empregada doméstica para a família de Marianne.
Foto: Reprodução/Amazon
Minha Sombria Vanessa, Kate Elizabeth Russell
Lançado em março de 2020, “Minha Sombria Vanessa” vem numa época que mulheres levantam suas vozes para falar sobre relacionamentos abusivos. Este romance de estreia de Kate Elizabeth Russell aborda as dinâmicas psicológicas do relacionamento de uma jovem adolescente e seu professor. Nos anos 2000, Vanessa era uma adolescente sem muitos amigos e que vivia isolada, até que embarca num relacionamento com seu professor de inglês, Jacob Strane, de 42 anos. Após anos, outra mulher acusa Strane de abuso sexual, e Vanessa começa a se questionar se o que viveu com seu primeiro amor foi um estupro.
Foto: Reprodução/Amazon
The Ballad of Songbirds and Snakes, Suzanne Collins
Lançado em maio de 2020, “The Ballad Of Songbirds And Snakes” é o prequel da série “Jogos Vorazes”, escrita por Suzanne Collins. Ainda sem tradução para o português, o livro é com certeza um dos mais esperados do ano. Tendo como pano de fundo os 10 Jogos Vorazes, o livro gira em torno das aventuras do adolescente Coriolanus Snow, que se tornaria o presidente ditatorial da nação fictícia de Panem, na trilogia original. Com sua família à beira da pobreza, Coriolanus tem a tarefa de ser o mentor do tributo do Distrito 12, Lucy Gray Baird, por sua chance de glória.
Foto: Reprodução/Amazon
Terra Americana, Jeanine Cummins
“Terra Americana” consta em muitas listas do Goodreads, rede social entre leitores, como um dos melhores livros de 2020. O livro conta a história de Lydia, uma mulher que vivia feliz com um homem que amava, como dona de uma livraria e por ser rodeada de amigos e familiares. Mas tudo muda quando sua família é assassinada pelo narcotráfico, e Lydia sabe que precisa fugir do México para sobreviver e ter uma vida ao lado de seu único filho sobrevivente, Luca.
Foto: Reprodução/Amazon
Essa Gente, Chico Buarque
“Essa Gente” é o romance mais recente do escritor, publicado em 2019, logo após o prêmio Camões de Literatura. O livro conta a história de um escritor, Manuel Duarte, que escreveu um best-seller na década de 1990, mas passa por um momento de crise criativa e emocional, com o Rio de Janeiro como pano de fundo. Sua estrutura se assemelha a um diário, em que Manuel reflete sobre o uso da linguagem e o conturbado país de hoje.
Foto: Reprodução/Amazon
E aí, qual destes livros você mais gostou?
Foto: Reprodução/Amazon | Reprodução/Amazon | Reprodução/Amazon
Por Lidia Capitani
Atualizado em 27 Ago 2020.