Guia da Semana

O que você pensa sobre religiões? Qual a sua colocação diante de tantas opções? Qual crença você segue e em qual Deus você acredita? Num mundo onde existem católicos, espíritas, evangélicos, judeus, budistas, hinduistas, ateus e tantas outras religiões, aprofundar-se no assunto torna-se algo fácil e, ao mesmo tempo, complexo.

O fato é que mesmo seguindo uma crença específica, muitas pessoas possuem curiosidade e também se interessam por outras culturas e, por isso, gostam de saber mais sobre elas. Assim, para que você saiba onde buscar mais informações sobre diferentes religiões e suas vertentes, o Guia da Semana lista alguns livros super interessantes sobre o assunto. Confira:

1- O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO

Baseado em instruções de Espíritos Superiores, sempre registradas nos finais dos Capítulos, Kardec explica as máximas morais de Jesus, convidando-nos a vivenciá-las no nosso dia a dia. Expondo com clareza e simplicidade à razão e ao coração, é o livro de cabeceira de milhares e milhares de pessoas. A sua introdução define o objetivo desta obra - abordar exclusivamente o ensinamento moral do Evangelho, pois esse código divino 'é, acima de tudo, o caminho infalível da felicidade esperada'.

2- O HERÓI DE MIL FACES

Embora apresentem amplas variações em termos de incidentes, de ambientes e de costumes, os mitos de todas as civilizações oferecem um número limitado de respostas aos mistérios da vida. Em "O herói de mil faces", Joseph Campbell - reconhecidamente, um dos maiores estudiosos e mais profundos intérpretes da mitologia universal - apresenta o herói compósito; Apoio, Wotan, Buda e numerosos outros protagonistas da religiões, dos contos de fada e do folclore representam simultaneamente as várias fases de uma mesma história. O relacionamento entre seus símbolos intemporais e os símbolos detectados nos sonhos pela moderna psicologia profunda é o ponto de partida da interpretação oferecida por Campbell. O ponto de vista psicológico é, então, comparado com as palavras proferidas por grandes líderes espirituais, como Moisés, Jesus, Maomé, Lao-Tzu e os Anciãos das tribos australianas. Oculto por trás de um milhar de faces, emerge o herói por excelência, arquétipo de todos os mitos.

3- O CAMINHO BUDISTA

"O caminho budista- uma breve introdução" não se resume a um curto relato sobre a história da vida de Buda ou a um aglomerado de informações sobre as diferentes tradições budistas. O livro, além de esclarecer pontos fundamentais do budismo, também nos inspira a aplicar a sabedoria milenar de Buda em nosso cotidiano

4- NO CORAÇÃO DA VIDA

Jetsunma Tenzin Palmo é uma grande professora da linhagem Drukpa, recomendada por outros grande nomes como S.S. Dalai Lama, Alan Wallace entre outros. Tenzin Palmo passou 12 anos em retiro numa caverna no Himalaia e atualmente é responsável por um mosteiro feminino na Índia e também leciona e conduz retiros por todo o mundo.

Neste livro, Jetsunma apresenta meios como se pode levar uma vida mais significativa, seja para praticantes experientes, seja para iniciantes no contato com o budismo.

5- TAMBORES DE ANGOLA

"Tambores de Angola" é um romance que procura penetrar no universo da Umbanda para desmistificar a figura de caboclos, pretos-velhos e exus, entidades tão mal compreendidas. Busca mostrar que para o bem não há fronteiras - é uma mãe-velha que orienta o personagem principal a ler 'O livro dos espíritos', de Allan Kardec, e o conduzir a uma casa espírita, após livrar-lhe de um caso de grave obsessão. Mas, antes, o leitor poderá participar de uma visita a bases das trevas e uma agência de vinganças do umbral. Poderá conhecer o magnetismo como ferramenta para desequilibrar consciências e observar o trabalho redentor dos espíritos - índios, negros, soldados, médicos - e de médiuns que enfrentam o mal com determinação e coragem.

6- DESPERTAR - UM GUIA PARA A ESPIRITUALIDADE SEM RELIGIÃO

Neste livro, o autor tenta comprovar como a meditação e a prática contemplativa não têm como pré-requisito qualquer tipo de crença 'mística' ou de ideias 'espirituais'; pelo contrário, para ele a meditação provaria que esses conceitos não existem. O autor argumenta que a ideia de 'self' é uma ilusão, e conta do seu próprio envolvimento profundo com a meditação, assim como de vários outros aspectos da neurociência e da filosofia. Os capítulos vão até uma longa discussão sobre como a consciência estaria num hemisfério separado do nosso cérebro. Ele analisa as tradições religiosas orientais e ocidentais, e conclui que a combinação dos benefícios práticos das religiões orientais com a medicina ocidental dá muito certo.

7- BÍBLIA SAGRADA

Esta Bíblia é uma tradução dos textos orginais em linguagem corrente, procurando manter o máximo de fidelidade ao original. A preocupação básica é oferecer um texto acessível ao povo, principalmente às comunidades de base, círculos bíblicos, catequese, escolas, celebrações. As introduções de cada livro abrem pistas sobre o tema central do referido livro. Os títulos dirigem a atenção para o conteúdo fondamental do livro, da parte ou do trecho em questão. As notas buscam mostrar o conteúdo do trecho, sintonizando o texto bíblico e a vida.

8- TORÁ

Esta obra apresenta o texto hebraico da Torá ao lado de sua tradução para o Português. Mantendo intactas as interpretações dos comentaristas clássicos, e inspirada no Talmud e no Midrash, é editada segundo as porções semanais de leitura e por capítulos e versículos, complementadas por comentários e ilustrações. Apresenta todas as 'Haftarot' e as 5 'Meguilot'.

9- O ALCORÃO SAGRADO

O Alcorão é um livro sagrado que contém o código religioso, moral e político dos muçulmanos. O texto original em árabe clássico é considerado pelos muçulmanos a palavra textual de Deus, revelada ao profeta Maomé por intermédio do arcanjo Gabriel.

10- O EVANGELHO SEGUNDO JESUS CRISTO

Todos conhecem a história do filho de José e Maria, mas nesta reinterpretação feita por José Saramago ela adquire novas forças simbólicas e parece estar sendo contada pela primeira vez.

Por Nathália Tourais

Atualizado em 4 Ago 2015.