Guia da Semana

Foto: Getty Images


Fica na Vila Madalena, assim como todas as coisas boas dessa vida. É um bar rústico. Bar-ímã também. Quando dou por mim, lá estou eu. Mas como foi que me troquei? Fui eu quem escolhi essa camisa? E os sapatos? Percebo-me sempre já dentro do bar.

O garçom é chamado pelo nome. Talvez para demonstrar que batemos cartão no local. Quando falo no plural é porque não vou sozinho. Estou geralmente acompanhado de um grande amigo, Paulo Gianini. Advogado nas horas vagas, e músico quando vive.

A música é o combustível da noite. Terça tem chorinho, com grandes músicos como Zé Barbeiro e a elegância sonora de Dona Iná. Dona de uma voz forte, antiga companheira dos ouvidos alheios. Mas não falemos de idade, porque no Ó apenas uma palavra define tempo: quando.

Domingo tem samba. É a vez do Pau D´água, grupo que conta com o violão sete cordas inexplicável do Luizinho e outros autodidatas que destroem o nosso ânimo de frequentar uma escola de música.

Mazinha é o melhor sambista do bar, responsável pelo som e por fazer as gringas sambarem. E quando o Poleto sopra Tico-Tico no Fubá em sua flauta, até as mais nórdicas arriscam gastar a sola de seus sapatos.

O bar fica em frente a um cemitério. Não é uma má ideia ser enterrado lá. Já pensou curtir um chorinho póstumo? Ou os sambas de Noel Rosa e Ismael Silva ao lado deles tirando todas as dúvidas sobre o significado das letras? Eu já pensei.

No Ó do Borogodó, grandes nomes da música se reúnem para tocar e se divertir ao mesmo tempo. É como se, depois dos shows que acontecem na cidade, eles guardassem seus instrumentos nas caixas e solicitassem ao taxista: Ó do Borogodó, por favor.

Sim, ainda há lugares dando abrigo à nossa música. E na incansável fila dobrando a esquina, mora a vontade de ouvir coisa boa.

Quem é o colunista: Pedro Cavalcanti.

O que faz: Publicitário.

Pecado gastronômico: Qualquer prato preparado pela minha avó.

Melhor lugar do Mundo: Aqui e agora, como diria o Gil.

O que está ouvindo no carro, iPod, mp3: Ulisses Rocha, Pat Metheny, Chico Saraiva

Fale com ele: [email protected]

Atualizado em 26 Set 2011.