Guia da Semana

Num passado não tão longe, os clipes de música foram um grande fenômeno na MTV. Mas quando a produção visual que acompanha os hits de sucesso parecia estar em perigo de extinção, surgiu o YouTube para salvá-los – ufa!

Hoje, os artistas investem tudo e mais um pouco nos clipes. Afinal, seja pelo enredo, as coreografias, os cenários ou os figurinos, o material visual tem o poder de nos fascinar, emocionar e dar novos significados às letras.

No fim, o principal fator que faz um clipe ser bom é a sua capacidade de chamar a atenção de quem o assiste – e, felizmente, 2017 tem sido um ano cheio de bons clipes.

Pensando nisso, o Guia da Semana selecionou os melhores clipes de 2017... até agora. É só dar o play e se jogar!

"Look What You Made Me Do" – Taylor Swift

Com produção de altíssima qualidade, o clipe do single de estreia do novo álbum de Taylor, Reputation, está carregado de referências, sátira, zumbis e efeitos especiais. A cena final em que a cantora interpreta a si mesma em diferentes momentos de sua carreira foi a cereja do bolo.

"Sua Cara" – Major Lazer

Depois de nos fazer esperar e nos deixar curiosos por meses, o clipe de Sua Cara bateu o recorde de melhor estreia do ano no YouTube e com certeza vale a pena assistir só pra ver duas grandes brasileiras rebolando no Deserto do Saara.


"Praying" – Kesha

Depois da polêmica com seu antigo produtor, Kesha desapareceu das manchetes e voltou este ano com o single Praying. Em meio a um exuberante cenário e muitas cores que lançam o vídeo em um patamar de produção visual altíssimo, Kesha canta sobre o que passou e sobre superação.


"Despacito" – Luis Fonsi

Este não foi apenas o clipe mais assistido do ano, mas o vídeo mais visto da história do YouTube. Em uma sequência de diversas cenas com muita gente dançando ritmos latinos, o clipe não é a produção mais trabalhada da lista, mas certamente vale a pena ser visto só pelo recorde alcançado.


"Boys" – Charli XCX

A quantidade de gifs nas redes sociais originados deste vídeo é motivo suficiente pra você gastar um pouco do seu tempo assistindo a ele. A cantora convidou diversos de seus contatinhos para um clipe que se constitui de várias cenas de homens famosíssimos tentando seduzir o espectador.


"Bon Appétit" – Katy Perry

O vídeo é certamente o mais polêmico da carreira da cantora. A sequência de cenas perturbadoras que transformam Katy Perry em um pedaço de carne torna impossível não ver o clipe até o final.


"Wild Thoughts" – DJ Khaled ft. Rihanna

A Rihanna dançando já é motivo suficiente pra assistir a qualquer vídeo, mas o clipe de Wild Thoughts traz figurinos, cenários e cores fascinantes capazes de prender a atenção de todos nós.


"Fetish" – Selena Gomez ft. Gucci Mane

Para além da fotografia suave, o clipe de Fetish vale realmente a pena pelo enredo e a atuação de Selena Gomez. Vale ressaltar que a direção do vídeo ficou por conta de outra mulher – cheio de mensagens subliminares, a produção fala sobre as dificuldades de ser do sexo feminino.


"K.O" – Pabllo Vittar

Pabllo foi outra das revelações com as quais o pop brasileiro tem nos presenteado com frequência. O clipe de K.O. foi o primeiro do álbum de estreia da drag queen e, entre coreografia e figurino, nos trouxe tudo o que a gente esperava e muito mais.


"Power" – Little Mix ft. Stormzy

O clipe vale a pena só pela quantidade de cores e de figurinos maravilhosos. Mas as meninas da banda não quiseram parar por aí. O single Power é certamente um dos melhores da carreira do grupo e fala, justamente, sobre ser uma mulher poderosa - e o vídeo torna todo esse poder muito visual, confirmando tudo o que é dito na letra.


"Green Light" – Lorde

Melodrama foi um dos álbuns mais comentados de 2017, e Green Light foi seu carro-chefe. O clipe reforça perfeitamente a vibe da música – enquanto Lorde vai a festas e passeia pela cidade pendurada da janela de um carro, é impossível saber se ela está feliz ou triste, mas assistindo ao vídeo é completamente possível sentir nele ambas as emoções.


"Regime Fechado" – Simone & Simaria

O sertanejo não é lá muito fã de clipes, e a existência de um para Regime Fechado já é motivo para assisti-lo. Em pleno faroeste, celebridades como Nego do Borel e Giovanna Ewbank encenam a desilusão amorosa cantada por Simone e Simaria.


"HUMBLE." – Kendrick Lamar

O clipe da música de maior sucesso do álbum DAMN. é cheio de simbolismo e uma composição visual impressionante. O vídeo também lança mão de algumas pequenas cenas compartilháveis que rapidamente se viralizaram.


"Lust For Life" – Lana Del Rey ft. The Weeknd

Com cenas suaves, detalhes surreais e as cativantes expressões da Lana Del Rey, o vídeo não se distancia muito dos outros clipes da cantora, mas é uma delicada experiência onírica que vale a pena ser apreciada.


"Paradinha" – Anitta

Anitta entrou em 2017 para ficar nas manchetes de todo o Brasil, e Paradinha faz parte dessa conquista. O primeiro single em espanhol da cantora veio acompanhado de um clipe cheio de gente rebolando, o que originou inúmeros gifs e levou muita gente a dançar pelos supermercados de todo o país.


"Sign of The Times" – Harry Styles

Sign of The Times foi o carro-chefe do álbum de estreia da carreira solo do ex-vocalista da One Direction. A música chamou atenção por ser muito diferente do que o cantor já havia feito antes, e o clipe não é diferente. Sobre um cenário difícil de tirar os olhos, Harry Styles flutua enquanto canta o sucesso que marca o início de uma nova era em sua vida.


"Te Pegar" – IZA

O clipe veio para marcar o início da carreira da cantora, que é a mais nova revelação do pop nacional, só isso já seria motivo pra assisti-lo, mas ele ainda vem com uma coreografia de tirar o fôlego e que vai fazer todo mundo querer dançar.


"Hard Times" – Paramore

O clipe de Hard Times tem cores, figurinos e delicados efeitos especiais que prendem a atenção do início ao fim. O diretor do vídeo afirmou que a ideia era aproveitar a criatividade da banda e incorporar da melhor forma possível uma vibe dos anos 80. Objetivo alcançado.


"Symphony" – Clean Bandit ft. Zara Larsson

O vídeo já valeria a pena só pelas belas cenas de Zara Larsson cantando junto a uma orquestra. Intercalado a isso, no entanto, acompanhamos uma triste história de amor entre dois homens negros. O grupo ganhou muitos pontos da crítica por ter optado pela diversidade para interpretar o enredo.


"Cheguei" – Ludmilla

Em uma lista brasileira não pode faltar funk e felizmente Ludmilla nos trouxe, em 2017, o clipe de Cheguei. Além de coreografia, diversidade de elenco e figurino, o vídeo vale muito a pena pelas referências ao filme Garotas Malvadas.


“Too Good At Goodbyes” – Sam Smith

A música de abertura do ultimo álbum de Sam Smith atingiu as paradas de sucesso e o clipe não ficou atrás. Com mais de 240 milhões de visualizações no YouTube, o vídeo vale a pena por, além dos belos cenários e fotografia, promover a diversidade através dos vários casais que o estrelam – heterossexuais, gays, brancos, negros... a verdade é que todos já tivemos o coração partido.


“Havana” – Camila Cabello

O vídeo começa como uma sátira das novelas mexicanas, passa para um sitcom familiar e chega a um thriller de Hollywood. Com roteiro hilário e muito bem construído, coreografias fascinantes e figurinos de cair o queixo, não é de se estranhar que o vídeo da cubana Camila Cabello já tenha tido mais de 170 milhões de visualizações no YouTube.


“New Rules” – Dua Lipa

Dua Lipa chegou mostrando que veio para ficar. O clipe de New Rules já teve mais de 600 milhões de visualizações no YouTube, ganhou diversas paródias e as três regras cantadas já viraram ordem na vida dos fãs que precisam superar o ex. O vídeo ganha muitos pontos pela diversidade das dançarinas e pela coreografia.


“Cheguei Pra Te Amar” – Ivete Sangalo feat. MC Livinho

Ivete voltou com tudo e investiu nas parcerias. Seu clipe com MC. Livinho, cheio de diversidade, já teve milhões de visualizações, foi muito bem produzido e vale apena pela ótima fotografia e figurinos.


“Permanecer” – Lucas Lucco feat. MC G15

Lucas Lucco levou o funk carioca e o arrocha à Paris no clipe de Permancer. Enquanto MC G15 canta no Rio, Lucas Lucco convida todos os gringos a aprenderem uns passos brasileiros no Museu do Louvre ou em frente à Torre Eiffel.

Atualizado em 16 Nov 2017.