A Virada Cultural é o maior evento de cultura da cidade de São Paulo. Este ano, em sua 14ª edição, ela nos traz shows gratuitos de alguns dos maiores nomes do atual cenário da música brasileira, e tem muita gente animada – e com razão. Mas vale a pena conferir algumas das opções, para além dos shows, que a cidade vai nos oferecer nos dias 19 e 20 de maio, sábado e domingo.
Para ajuda-lo a se preparar para a Virada Cultural 2018, o Guia da Semana listou 10 programas que você pode fazer entre um show e outro. Confira a lista abaixo e lembre-se de ficar atento ao site oficial para maiores informações:
Cinema no Vão do MASP e na Rua 15 de Novembro
O Vão do MASP, na Avenida Paulista, e a Rua 15 de Novembro, no Centro, se transformarão em cinemas ao ar livre durante o final de semana da Virada. No Vão serão exibidos ótimos documentários, como Quem te penteia? (2018) e Hip Hop SP (1990), já a 15 de Novembro traz filmes de terror como Sexta-feira 13 (1980) e O Massacre da Serra Elétrica (1974). Os longas serão exibidos no sábado, a partir das 19h, até as 4h da manhã de domingo.
Parque de Diversões no Vale do Anhangabaú
A partir das 18h de sábado, o Vale do Anhangabaú receberá um parque de diversões com diversão garantida tanto para as crianças quanto para os adultos. O espaço vai contar até com carrinho bate-bate, além de roda-gigante, tiro ao alvo e ainda mais. Os brinquedos funcionarão por 24 horas, até as 18h de domingo.
Dança no Centro Cultural Olido
Na Avenida São João, a Galeria Olido, que funciona como Centro Cultural desde 2015, vai receber, na Sala Paissandu, apresentações de dança de diversos grupos como Nave Girls e Cia. Kahal. As apresentações acontecem a partir das 20h de sábado e continuam até o fim da Virada no domingo.
Circo na Praça Dom José de Gaspar
A Praça Dom José Gaspar, pertinho do Vale do Anhangabaú, vai receber estrutura que promete incríveis apresentações circenses. Ao todo serão dezesseis grupos e companhias de circo que vão entreter quem passar pela praça entre as 18h de sábado e as 18h de domingo.
Teatro na Biblioteca Mário de Andrade
O auditório da Biblioteca Mário de Andrade será o responsável por sediar apresentações de teatro durante as 24h de Virada Cultural. Ao todo são sete peças, além de uma leitura de Regina Duarte lendo Caio Fernando de Abreu, exposições, projeções e mais.
Festas na Rua do Arouche
A Rua do Arouche receberá o Trio Queermesse, espaço dedicado à diversidade que promoverá algumas das festas LGBT friendly mais famosas da cidade. Algumas delas são Agrada Gregos, MinhoQueens, Primavera Te amo e Pilantragi. Ao todo serão 23 festas, cada uma delas deve durar uma hora a partir das 18h de sábado.
Arte no Viaduto do Chá
O Viaduto do Chá receberá, durante a Virada, diversas intervenções artísticas que têm como intuito interagir com aquele espaço público e ressignificá-lo. Ao todo serão 27 intervenções que prometem luzes, cores e muito mais. O Viaduto também contará com apresentações de dança e música.
Visitar uma unidade do Sesc
O Sesc evidentemente não poderia ficar de fora da programação gratuita da Virada Cultural e preparou 24 horas de atividades culturais e artísticas que vão agitar dezessete unidades da capital paulista. Tem teatro, música, dança, circo, literatura, oficinas de tecnologia, cinema e muito mais! Confira a programação completa no site.
Cultura Oriental na Rua 24 de Maio
Em 2017, a Virada Cultural recebeu uma programação especial dedicada à Cultura Oriental. O sucesso foi tanto que essa programação volta ainda maior este ano. A Rua 24 de Maio, no centro, vai receber bloco de K-Pop, performances da arte marcial coreana Taekkyon, apresentação de dança folclórica, coral e muito mais!
Humor na Rua Barão de Itapetinga
A organização da virada também pensou em quem curte apresentações de comédia. A esquina entre as ruas Marconi e Barão de Itapetinga vai receber mais de vinte humoristas durante o final de semana para apresentações que prometem fazer qualquer um rir.
Atualizado em 17 Mai 2018.