É fato que as livrarias de rua estão desaparecendo, dando lugar à compra de livros online, mas nada se compara à experiência de sentir o cheiro de um livro novo ou folhear suas páginas com as próprias mãos.
A boa notícia é que São Paulo ainda conta com livrarias que resistiram ao tempo e outras que estão surgindo, agradando a todos os gostos e idades.
Pensando nisso, o Guia da Semana fez um roteiro com 10 livrarias de rua para visitar em São Paulo em 2025. Confira:
Confira

Livraria Gato Sem Rabo
A Gato Sem Rabo é uma livraria de rua independente localizada na região central de São Paulo. Desde 2021, vende livros escritos por mulheres, pessoas trans e travestis, e sua curadoria dá ênfase à produção literária e intelectual do Sul Global. O nome da livraria é inspirado no ensaio Um Quarto Só Seu, de Virginia Woolf. No momento, a livraria está temporariamente fechada para reforma, mas a previsão de reabertura é até o final de março.
- Rua Amaral Gurgel, 352 - Vila Buarque

Livraria Miúda
A Livraria Miúda é um espaço literário dedicado à literatura infantil, promovendo a circulação e mediação de narrativas culturais. Além de ser um ponto de encontro para educadores, pesquisadores, artistas, mães, pais e amantes da boa literatura, sua curadoria destaca-se pela seleção de títulos que valorizam a bibliodiversidade.
- Rua Coronel Melo de Oliveira, 766 - Pompeia

Livraria AIGO
A AIGO é uma livraria do bairro, independente e multicultural. Um espaço para resgatar as origens, exercitar a coexistência com outras identidades e imaginar possibilidades transculturais. Nascida e criada no Bom Retiro, a livraria conta com uma seleção de livros e publicações dos países de origem e diásporas das comunidades imigrantes do Bom Retiro.
- Rua Ribeiro de Lima, 453 - Bom Retiro

Livraria da Vila
A Livraria da Vila nasceu no bairro da Vila Madalena, em São Paulo, em 1985. Desde seu início, há 40 anos, tornou-se conhecida e reconhecida por possuir um conceito e filosofia únicos no mercado livreiro. Presente nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Campinas, São Caetano, Ribeirão Preto, Curitiba, Londrina, Goiânia e Brasília, atualmente a Vila conta com 22 lojas físicas e um site para vendas online.

Casa Cosmos
A Casa Cosmos, nova livraria infantil na Vila Madalena, foi inaugurada em 15 de agosto de 2024 com uma grande celebração que reuniu crianças e adultos em um ambiente acolhedor, inspirador e vibrante. O espaço é dedicado ao universo da infância e se apoia em seis pilares fundamentais: leitura, brincadeira, natureza, arte, diversidade e aventura. Para os adultos, a programação inclui cursos, palestras, workshops e rodas de conversa sobre infância e parentalidade.
- Rua Natingui, 544 - Vila Madalena

Livraria Ponta de Lança
Além de uma vasta coleção de livros, a livraria, localizada entre os bairros Vila Buarque, Santa Cecília e Higienópolis, oferece também cinema, clube de leitura e longas tardes de dança.
- Rua Aureliano Coutinho, 26 - Vila Buarque

Livraria Martins Fontes Paulista
A famosa livraria reúne mais de 800 mil títulos em seu acervo, dos quais 250 mil estão para pronta-entrega, organizados em mais de 40 categorias. É possível encontrar obras de escritores brasileiros clássicos e contemporâneos publicadas por diversas editoras, bem como de autores estrangeiros consagrados e atuais.
- Av. Paulista, 509 - Bela Vista

Livraria Bandolim
A Livraria Bandolim foi criada por dois amigos de infância, Ana Maria Pupo e Ronen Altman, a partir do sonho de reunir, em um só lugar, literatura, música, boemia e futebol. O espaço conta com um acervo diversificado de livros de literatura em geral, ficção e não ficção, além de uma seção infantil cuidadosamente selecionada e uma ampla coleção de livros sobre música. A livraria é um pequeno oásis, onde é possível se refugiar, escapar da correria, bater papo, tomar um café e descobrir a próxima leitura.
- Rua Conselheiro Brotero, 952 - Santa Cecilia

Livraria Eiffel
Localizada no Edifício Eiffel, a Livraria Eiffel é especializada em arquitetura, urbanismo, design e paisagismo. O espaço foi concebido para ser um ponto de encontro e referência para profissionais, acadêmicos e estudantes dessas áreas. Seu acervo é composto por livros nacionais e importados, novos e usados, abrangendo temas como arquitetura, urbanismo, design gráfico, desenho industrial, paisagismo, literatura sobre cidades, técnicas de desenho e arte/design.
- Praça da República, 183 - República

Livraria Cultura
A Livraria Cultura retornou em um novo endereço. Após o fechamento da tradicional unidade do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, a loja reabriu as portas na Avenida Angélica. A nova unidade busca preservar o espírito acolhedor e cultural que marcou a loja anterior, sendo um local que convida o público a explorar o universo dos livros em um espaço com história e identidade.
- Av. Angélica, 1212 - Higienópolis
Por Sofia Zizza
Atualizado em 11 Mar 2025.