A Luz é um dos bairros mais importantes de São Paulo. Localizada no distrito do Bom Retiro, no centro de São Paulo, a região surgiu em 1600, quando Antonio Camacho ganhou duzentos lotes de terra. No ano seguinte, Domingos Luiz e sua esposa mudaram-se do Ipiranga para o bairro e construíram, então, uma capela de Nossa Senhora da Luz. Entretanto, seu desenvolvimento urbano só aconteceu com a expansão da malha ferroviária no século 19.
A região era conhecida como Campo de Guaré, que significa “terra molhada”, devido as constantes inundações provocadas pelos rios Tamanduateí e Tietê. O bairro também está repleto de arte, religiosidade e história. Nele, estão situados o Jardim da Luz, a Estação da Luz, a Sala São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa, o Mosteiro da Luz, o Museu de Arte Sacra de São Paulo, a Pinacoteca e a Igreja de São Cristovão.
O Guia da Semana listou alguns passeios imperdíveis pelo bairro da Luz. Confira:.
Museu da Língua Portuguesa
Localizado dentro da Estação da Luz, o museu foi inaugurado em 2006, com o maior número de falantes de português do mundo. O museu faz uso de diversas tecnologias e aparatos para falar sobre a língua portuguesa, com vídeos, interatividade, multimídia e audição de leituras. O museu já teve diversas exposições temporárias, além de cursos, palestras, debates e apresentações artísticas. Entre os homenageados com exposições, estão escritores como Clarice Lispector, Machado de Assis, Cora Coralina, Fernando Pessoa, Oswald de Andrade, Jorge Amado, entre muitos outros.
Endereço: Praça da Luz - Luz, São Paulo - SP
Jardim da Luz
Originalmente um jardim botânico, foi transformado em um jardim público em 1825. É o parque público mais antigo da cidade, e foi tombado em 1981. Repleto de espécies diferentes da fauna e flora, já foram encontradas 80 espécies de aves no parque, como periquitos, beija-flor e papagaios. Após a revitalização do bairro, foram instaladas mais estátuas e monumentos no parque. Hoje, o parque também possui uma programação interessante: Feira de automóveis antigos (1º domingo do mês); Dança Circular (3º domingo do mês); Alongamento (atividade diária, às 7h00); Bosque da Leitura (sábados e domingos); e teatro (aos sábados e domingos, às 15h00).
Endereço: Rua Ribeiro de Lima, 99 (Bom Retiro), São Paulo, SP
Funcionamento: das 6h às 18h (fechado às segundas)
Mosteiro da Luz e Museu de Arte Sacra
Também chamado de Mosteiro da Imaculada Conceição da Luz, o local é um convento que faz parte da Ordem das Irmãs Concepcionistas – elas vivem reclusas dentro do Mosteiro o tempo todo. Dentro da edificação, fica o museu de Arte Sacra de São Paulo, desde 1970.
O acervo do museu começou a ser coletado pelo primeiro arcebispo de São Paulo, Dom Duarte Leopoldo e Silva. A partir de 1907, o espaço começou a recolher imagens sacras de igrejas e capelas de fazendas que eram demolidas após a proclamação da República. Além do acervo, você pode conferir as exposições temporárias, debates e sessões de filmes para discutir aspectos da vida religiosa.
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz, São Paulo, SP
Igreja de São Cristóvão
Localizado na Av. Tiradentes, no antigo Capela do Seminário da Luz, o edifício data de 1855, mas passou por diversas reformas, a última em 2001. Cristóvão significa aquele que conduz cristo, e sua festa ocorre em 25 de julho – e, segundo tradição, quem olha a imagem do santo passa o dia protegido. A Igreja de São Cristóvão foi construída durante na primeira fase da urbanização de São Paulo. No início do século XX, foi considerada um marco do bairro da Luz, assim como a Estação, o Jardim e o Mosteiro da Luz. As missas acontecem aos sábados, às 15h; e aos domingos, às 09h. Já a missa em louvor à Santa Filomena acontece todo dia 10 de cada mês, às 15h.
Endereço: Av. Tiradentes, 84 - Luz, São Paulo - SP
Pinacoteca
Considerada o museu de arte mais antigo de São Paulo, a Pinacoteca do Estado foi fundada em 1905, com apenas 26 obras. Hoje, o acervo conta com mias de 10 mil peças que retratam a produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade – Almeida Júnior, Pedro Alexandrino, Antônio Parreiras e Oscar Pereira da Silva são alguns dos artistas. Em 2004, o museu incorporou o edifício do Largo General Osório, e chamou-o de Pina Estação, onde recebe diversas exposições temporárias. Também no mesmo complexo, situa-se o Museu da Resistência de São Paulo, que documenta memórias da resistência e repressão política do Brasil republicano.
Endereço: Praça da Luz. 2
Funcionamento: de quarta a segunda das 10h às 17h30
Estação da Luz
Inaugurada em 16 de fevereiro de 1867, a Estação da Luz faz parte do cartão postal da cidade de São Paulo. Toda sua estrutura foi importada da Inglaterra, e sua arquitetura possui muita influência do estilo vitoriano. A estação abriga o Museu Da Língua Portuguesa.
Endereço: Praça da Luz, 1 - Luz
Por Lidia Capitani
Atualizado em 5 Set 2019.