São Paulo é uma cidade impressionante: roteiros boêmios, gastronômicos e culturais são encontrados aos montes, sendo possível fazer diversos tipos de passeios para todos os gostos e bolsos. Para quem gosta de conhecer lugares históricos, uma dica de roteiro diferente é explorar as obras de Oscar Niemeyer espalhadas pela cidade.
O arquiteto, que faleceu em 2012 com 104 anos, deixou muitas obras de grande importância por São Paulo, sendo as mais famosas o Edifício Copan e o Auditório do Ibirapuera. Além desses pontos famosos, existem muitos outros lugares incríveis e que valem a visita.
O Guia da Semana fez uma lista com 13 obras de Oscar Niemeyer para conhecer em São Paulo. Confira:
EDIFÍCIOS HISTÓRICOS NO CENTRO
O Centro de São Paulo é uma das regiões mais antigas da cidade e é um dos lugares que mais abrigam obras de Oscar Niemeyer.
EDIFÍCIO MONTREAL: O Edifício Montreal, de 1950, foi o primeiro projeto do arquiteto na cidade. Localizado na Avenida Ipiranga com a Cásper Líbero, o prédio destaca-se pelo uso da brise horizontal - espécie de cobertura para proteger os apartamentos do sol.
EDIFÍCIO COPAN: Projetado em 1951, o Edifício Copan é uma das obras mais famosas de Niemeyer em São Paulo. Lá, o arquiteto utilizou também a técnica da brise horizontal, além de um formato mais curvilíneo, contrastando com os edifícios retos ao redor. O resultado da obra se tornou o cartão postal da cidade.
GALERIA CALIFÓRNIA: Nas ruas Barão de Itapetininga e Dom José de Barros está a Galeria Califórnia, espaço multiuso que foi projetado em 1951. Com pilares em forma de "V", característica de Niemeyer, o local guarda ainda uma relíquia: uma obra de Portinari no saguão.
EDIFÍCIO EIFFEL: Misturando um prédio residencial e comercial no mesmo espaço, o Edifício Eiffel foi projetado em 1955 e contou com uma novidade para a época: apartamentos duplex. Sua arquitetura, em formato de livro aberto, chegou a causar estranheza pelo público. O prédio está localizado na Praça da República.
TRIÂNGULO: Na esquina das ruas José Bonifácio e Quintino Bocaiuva está o Triângulo, edifício que leva a assinatura de Niemeyer e conta com uma arquitetura bem diferenciada para a época. Projetado em 1955, o espaço tinha o objetivo de contribuir para São Paulo se tornar uma 'cidade de arranha-céus'.
MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA NA ZONA OESTE
O Memorial da América Latina costuma receber os grandes eventos gastronômicos, musicais e culturais que desembarcam na cidade. O que muita gente não sabe é que toda a estrutura do complexo foi projetada por Oscar Niemeyer em 1987.
Depois de 30 anos sem projetar nada na cidade, o arquiteto resolveu fazer seu retorno em grande estilo. Foram construídos 6 edifícios, além da escultura A Mão, com o mapa da América Latina sangrando a palma em vermelho, e a Praça Cívica.
Endereço: Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda
Clique AQUI para ver a programação completa do espaço.
PARQUE DO IBIRAPUERA NA ZONA SUL
O Parque do Ibirapuera não seria o mesmo se não fossem as incríveis construções projetadas por Oscar Niemeyer. Ele foi o responsável pelo projeto arquitetônico do parque e de alguns pontos de interesse dentro do espaço. As obras de Niemeyer dentro do Parque foram consideradas Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
OCA: O edifício da OCA é um daqueles lugares diferentes e inusitados que encontramos ao caminhar pelo Parque do Ibirapuera. O local foi projetado por Oscar Niemeyer em 1954 e recebe grandes exposições. Para conhecê-lo por dentro, é necessário ir em algum evento. Vale a pena ficar de olho na programação.
AUDITÓRIO DO IBIRAPUERA: O Auditório Ibirapuera foi inaugurado em outubro de 2005 e é utilizado para atividades culturais, com programação semanal dedicada à diversidade musical. No prédio funciona um auditório com 800 lugares, com palco reversível para shows ao ar livre e uma escola de música com 120 jovens e crianças que formam a Orquestra Brasileira de Escola do Auditório. Clique AQUI para ver a programação do espaço.
MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA: O Museu de Arte Contemporânea está instalado em um complexo arquitetônico criado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, que possui um acervo de cerca de 10 mil obras. Embora não esteja localizado exatamente dentro do Parque do Ibirapuera, é possível conhecer o local atravessando apenas a Avenida Pedro Álvares Cabral.
MUSEU AFRO BRASIL: O Museu Afro Brasil está localizado no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega e conserva nos seus 11 mil metros quadrados um acervo com mais de 6 mil obras de autores brasileiros e estrangeiros, abordando diversos aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiros.
PAVILHÃO DA BIENAL: O Pavilhão Ciccillo Matarazzo é, desde 1957, o palco de uma das mais importantes exposições de arte do mundo: a Bienal de São Paulo. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o prédio é um verdadeiro ícone da arquitetura modernista brasileira, tombado pelo Patrimônio Histórico.
GRANDE MARQUISE: A Grande Marquise do Parque Ibirapuera forma o núcleo central do Parque, ligando a Museu Afro Brasil, OCA, Pavilhão das Culturas e Bienal. O espaço tem formato irregular e aproximadamente 620 metros de comprimento. Sua característica marcante é a grande quantidade de colunas que sustentam o teto.
SAMBÓDROMO DO ANHEMBI NA ZONA NORTE
O palco do Carnaval de São Paulo, o Sambódromo do Anhembi, foi projetado por Oscar Niemeyer em 1990 se baseando no modelo feito anteriormente no Rio de Janeiro. Com 530 metros de comprimento, o espaço foi originalmente construído com capacidade para 10 mil pessoas - hoje cabem 30 mil!
Endereço: Avenida Olavo Fontoura, 1209 - Santana
Clique AQUI para ver a programação do local
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 28 Set 2018.