O ano de 2018 chegou e, com ele, vieram 12 feriados prolongados para você descansar, viajar e curtir ao máximo! Mas entre uma folguinha e outra, como faz para segurar a ansiedade? Ainda bem que São Paulo oferece milhares de opções de lazer e passeios incríveis para ocupar nossos finais de semana.
Confira 10 passeios para fazer em São Paulo enquanto o próximo feriado não chega:
1. Praticar Stand Up Paddle ou wakeboard na Represa Guarapiranga
Shutterstock
A Represa de Guarapiranga, localizada na Zona Sul de São Paulo, é perfeita para a prática de esportes aquáticos! Às margens da represa existem vários clubes que oferecem aluguéis de equipamentos e aulas monitoradas. O Tempo Wind & Sup Club, por exemplo, oferece aluguel de prancha e aulas de Stand Up Paddle, wakeboard e wind surf, com agendamento pelo telefones (11) 5517-6085/5517-7198. Já o Yacht Club Santo Amaro oferece aulas e aluguel de equipamentos de SUP e vela para sócios e não sócios, basta contatar o clube pelo e-mail [email protected].
2. E curtir as praias da orla da represa - são 18 no total!
Shutterstock
São Paulo tem praia sim! Existem oficialmente 18 praias na orla da Represa de Guarapiranga, todas públicas e próprias para banho. Essa é a oportunidade perfeita para se refrescar e pegar um bronze sem sair da cidade. Entre as mais visitadas, está a Praia do Sol, que é exclusivamente para banhistas. Existem praias específicas dedicadas à prática de esportes náuticos, como a Praia do Parque Náutico, onde é possível andar de jet ski, vela, lancha e etc.
3. Curtir uma experiência imersiva com jogos de realidade virtual
Reprodução/Site VR Gamer
A VR Gamer, localizada na Vila Mariana, permite ao jogador ser o próprio player de seu jogo, por meio de uma alta tecnologia de captação de movimentos. A casa possui cinco salas disponíveis, nas quais é possível caminhar, pular, lutar fisicamente e assim mudar a posição no jogo. Quer conhecer? Basta ir ao local ou agendar um horário através do site. A casa abre diariamente, das 13h às 22h.
VR Gamer
Endereço: Rua Dona Inácia Uchoa, 373 - Vila Mariana
Telefone: (11) 5081-7623
4. Participar de jogos num parque de diversões com estruturas infláveis
Reprodução/Facebook Pophaus
O PopHaus, que fica localizado na região de Santo Amaro, Zona Sul de SP, traz o conceito inédito de parque de diversões com estruturas infláveis, oferecendo seis tipos diferentes de atividades esportivas para toda família. Inaugurado no começo de julho de 2017, o espaço funciona de domingo à sexta, das 13h às 21h, e aos sábados, das 10h às 22h. As brincadeiras são realizadas ao ar livre, dentro das instalações do parque. Saiba mais aqui.
PopHaus
Endereço: Rua Dr. Rubens Gomes Bueno, 288 - Chácara Santo Antônio
Telefone: (11) 5641-1720
5. Aventurar-se por trilhas e cachoeiras no Parque da Cantareira
Shutterstock
No Parque Estadual da Cantareira, localizado na Zona Norte da capital, você pode se aventurar por diversas trilhas e entrar em contato com a natureza - o local preserva parte da Mata Atlântica em seu território. Na Trilha da Cachoeira você vai se deparar com três belíssimas quedas d'água: a Cachoeira do Tombo, a Cachoeira do Engordador e a Cachoeira do Véu. As trilhas são autoguiadas nos finais de semana e monitoradas de terça a sexta-feira (exceto feriados), das 8h30 às 15h30.
6. Conhecer o Aquário de São Paulo
Shutterstock
Inaugurado em julho de 2006, o Aquário de São Paulo já foi considerado o maior do Brasil! O local conta com cerca de 2 milhões de litros de água, onde vivem 3 mil exemplares de 300 espécies de animais. É possível visitar cinco diferentes setores: Água Doce, Oceanário, Pinguinário, Morcegário e Mamíferos. Espécies ameaçadas de extinção, como a Piracanjuba e o peixe Mero, podem ser observados.
Aquário de São Paulo
Endereço: Rua Huet Bacelar, 407 - Ipiranga
Telefone: (11) 2273-5500
7. Voltar a ser criança em um parque de trampolins
Reprodução/Instagram @altitude.park | Reprodução/Instagram @_thaisferraz_
Que tal se divertir em um espaço coberto por camas elásticas e piscinas de espumas? É isso o que você encontra em dois endereços de São Paulo: o Altitude Park, localizado no Jardim Anália Franco, e o Urban Motion, localizado na Chácara Santo Antônio. Os preços por hora variam entre R$ 40 e R$ 50 e, além de voltar a ser criança, dá para perder uns quilinhos nessa brincadeira!
Altitude Park
Endereço: Avenida Dr. Eduardo Cotching, 410/450 - Tatuapé
Telefone: (11) 2385-2640
Urban Motion
Endereço: Rua Dr. Rubéns Gomes Bueno, 288 - Chácara Santo Antônio
Telefone: (11) 4280-8539
8. Praticar esportes radicais na reserva ambiental Capivari-Monos
Shutterstock
A Área de Preservação Ambiental Capivari-Monos, localizada na região de Parelheiros, é uma reserva florestal de 251 km² que abriga parte da Mata Atlântica. Rica em paraísos naturais e paisagens de tirar o fôlego, a região é cortada pelo rio Capivari-Monos, que permite a prática de esportes radicais, como o water trekking (trilha pelo leito do rio), o boia cross e o ducking (que é como o rafting, só que num bote menor). Além disso, também é possível praticar Stand Up Paddle, tirolesa e trilhas pela mata. Para mais informações sobre reservas e visitas com agendamento, clique aqui.
9. Visitar o Pico do Jaraguá, o ponto mais alto da cidade
Shutterstock
O Pico do Jaraguá é o ponto mais alto da cidade de São Paulo, com 1.135 metros de altitude! Em seu redor, foi construído o Parque Estadual do Jaraguá, a fim de conservar a região. O local conta com diversos mirantes e proporciona ao visitante um incrível panorama da capital, com uma vista que alcança um raio de até 55 quilômetros. Que tal ver a cidade deste ângulo?
Parque Estadual do Jaraguá
Endereço: Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539 - Vila Chica Luisa
Telefone: (11) 3943-5222
10. Passar uma tarde agradável no Jardim Botânico
Shutterstock
Se você quer estar em meio à natureza sem sair da "selva de pedra", que tal uma visita ao Jardim Botânico? O local é um dos pontos mais sossegados da capital, abrigando e preservando diversas espécies diferentes da fauna e da flora brasileira. Um lago de vitórias-régias e duas estufas características completam o paisagismo do jardim, que possibilita um momento zen em meio ao caos paulistano.
Endereço: Avenida Miguel Estéfano, 3031 - Parque do Estado
Telefone: (11) 5067-6000
Por Luísa Celiberto
Atualizado em 6 Ago 2018.