Guia da Semana

O Pimp My Carroça está concorrendo no festival francês Mega Cities. A ONG inscreveu um mini doc em que retrata o atendimento de 46 catadores e 27 carroças pimpadas.

A competição será decidida na base do ‘joinha’ – ou seja, o vídeo que tiver mais likes leva pra casa o troféu (para participar, basta acessar o vídeo e clicar no botão de like). A votação fica aberta até 31 de agosto.


Sobre o Mega Cities

O Mega Cities é um festival francês que premia mini documentários que retratem possíveis soluções para os imensos problemas das imensas cidades que existem hoje no mundo. O filme Invisible Heroes (Heróis Invisíveis, em português) mostra a edição do Pimp My Carroça que aconteceu em 2016, no bairro do Campo Limpo, zona sul de São Paulo.

Sobre o Pimp My Carroça

É um movimento que atua desde 2012 para tirar os catadores de materiais recicláveis da invisibilidade - e aumentar sua renda - por meio da arte, sensibilização, engajamento e participação coletiva. Desde o seu início, mais de 1.400 catadores/as foram atendidos, mobilizando cerca de 1.200 grafiteiro(as) e dois mil voluntário(as) - além de 9 cooperativas de catadores que receberam mutirões de pintura. As ações do projeto foram replicadas em cerca de 50 cidades de 13 países diferentes, como Colômbia, Argentina, EUA e Marrocos.

Em 2017 o Pimp My Carroça lançou o Cataki, aplicativo gratuito que aproxima o gerador de resíduo ao catador que vai dar a destinação correta a esse material. O objetivo da plataforma é utilizar a tecnologia para aumentar a renda dos catadores e ampliar os índices de reciclagem no Brasil.

Por Amanda Matos

Atualizado em 15 Ago 2018.