Cerveja é quase uma preferência mundial e em muitos países é uma tradição sagrada. Foi a primeira bebida alcoólica da história e só é menos consumida que água e chá.
Existem cervejas de diferentes tipos, sabores e composições. Apreciar uma "boa breja" é fácil, mas existem diversos cursos para aprender a degustar e saber diferenciar as melhores.
O Guia da Semana indica 15 cervejas que você precisa experimentar antes de morrer! Confira a lista:
Pilsner Urquell
A bebida tcheca foi a primeira cerveja pilsen do mundo. Só por esse fator já é um grande motivo para experimentar. A fábrica dela fica a 90 km de Praga.
Erdinger Weissbier
Essa é para os amantes de cerveja de trigo. A Erdinger é bem comercializada no Brasil e é famosa no mundo todo. A maturação da cerveja é feita em processo similar ao do champagne.
Guinness
Guinnes, além de ser uma das cervejas mais famosas do mundo, é, sem dúvida, a cerveja preta mais consumida. Produzida na Irlanda, tem no seu sabor o grande diferencial. É possível sentir o amargo e o doce ao tomar essa cerveja.
Hürlimann Samichlaus
A cerveja é produzida apenas no dia 6 de dezembro, dia de Santa Claus (São Nicolau), que aqui no Brasil chamamos apenas de... papai noel! É a cerveja lager mais forte do mundo, com 14% de teor de álcool e um processo de envelhecimento de 10 meses.
Duvel
É a cerveja belga mais consumida. A bebida tem toques frutados, além de uma cor brilhante, espuma densa e perfume de lúpulo. Uma pedida certa.
Sapporo Premium
A cerveja mais famosa do Japão não poderia ficar de fora. Ela é produzida na cidade de Sapporo e é possível assistir seu processo de fabricação no Museu da Cerveja, na mesma cidade.
Franziskaner
Mais uma do time das cervejas de trigo, a Franziskaner é uma ótima bebida e pode ser facilmente encontrada no Brasil. O sabor leve e a espuma densa fazem uma ótima combinação.
Leffe Blonde
Outra belga da lista, a Leffe é uma cerveja seca, frutada e um pouco condimentada. A cerveja tem um leve sabor de malte e uma certa doçura no final.
Delirium Tremens
A cerveja do elefante rosa começou a ser produzida em 1989 e se tornou uma das referências mundiais. É frutada, com toque de frutas cítricas, tem espuma forte e cor clara.
Baltika 8
De origem russa, a Baltika sempre obtém ótimos resultados em competições internacionais de cerveja. A receita tem um segredo onde mistura malte e trigo. Ela tem espuma densa com um leve aroma de frutas.
Weihenstephaner Vitus
Considerada uma das melhores cervejas do mundo, já faturou a medalha de ouro da World Beer Awards (um competição internacional de cerveja). O sabor da cerveja é aprimorado com um armazenamento em um porão frio da cervejaria.
Wäls Pilsen
Originalmente tcheca, a cerveja é produzida em Belo Horizonte. E ganhou vários prêmios aqui no Brasil. É do tipo pilsen, com aparência dourada e aveludada.
Colorado Indica
A cerveja artesenal de Ribeirão Preto é uma ótima dica para experimentar aqui no Brasil. Ela aposta em diferentes tipos de ingredientes brasileiros em sua composição.
Tripel Karmeliet
Essa deliciosa cerveja tem cor de bronze e espuma bem cremosa. Ela é feita basicamente de trigo, aveio e cevada.
Chimay
Fabricada desde 1862, é também uma cerveja belga. Ela possui três tipos de cerveja: Blue, Red e Tripel.
Por Guilherme Schiff
Atualizado em 16 Jun 2015.