Nada de meias ou gravatas no Dia dos Pais, pelo amor de Deus. Filho bom vai dar um presente que realmente tem serventia para o seu paizão querido. E existe regalo melhor que uma cerveja especial bacana para bebemorar a data? Mas é claro que não!
+ Saiba quem são os grandes pais do rock and roll
+ Veja a página especial Dia dos Pais do Guia da Semana
+ Confira uma lista com os melhores presentes para o Dia dos Pais
Pensando nisso, o Guia da Semana listou alguns rótulos legais para você presentear o homem mais importante da sua vida nesse Dia dos Pais. Tome nota e não decepcione seu velho, certo?
Red Stripe
A Red Stripe é uma Larger produzida na Jamaica. Com teor alcoólico de 4,7%, o rótulo se equivale as nacionais Bohemia e Brahma Extra, apesar de ter sabor pouco mais adocicado. Com design vintage, é costumeiramente apreciada pelos amantes do reggae por ser da terra de Bob Marley.
Duvel
Claro que não poderia faltar uma representante belga em nossa lista. “A cerveja escura que se transformou em ouro”. Essa é a Duvel, uma tradicional Golden Strong Ale, considerada por muitos especialistas um dos melhores rótulos do mundo. Apesar do elevado teor alcoólico (8,7%), a Duvel é agradável de beber.
Hambleton Nightmare
A Hambleton Nightmare é uma Porter preta e espuma numa curiosa coloração de tom “cappuccino”. O rótulo deixa a sensação de caramelo e mel no nariz. Suave e cremosa, ela tem gosto agridoce.
Cerveja especiais do Ultraje a Rigor
A banda paulista Ultraje a Rigor seguiu o exemplo de outros nomes do rock nacional – como Raimundos, Velhas Virgens e Sepultura – e ganhou uma linha de cervejas especiais: uma Pilsen (do tipo clássico, parecida com as que encontramos nos botecos), uma Pale Ale (feita com lúpulos americanos e coloração âmbar) e uma Weiss (à base de trigo e cevada típica da Bavária, no sul da Alemanha).
Coruja Labareda
A Labareda é membro da linha “Fora de Série” da ótima cervejaria gaúcha Coruja. Feita a partir de uma Keller Bier, que é uma cerveja de porão, a cerveja tem teor alcoólico de 6,7%. Com leve gosto defumado e toque apimentado, Labareda é tem a benção do roqueiro Wander Wildner, que ilustra o rótulo.
Red Seal Ale
Com teor alcoólico de 5,4%, a Red Seal Ale é ideal para harmonização com carnes grelhadas. Com amargor leve, o rótulo traz um aroma que mistura malte e lúpulo. Encorpada e com coloração acobreada, a cerveja traz um retrogosto picante.
Colorado Indica
A Colorado é uma cervejaria artesanal que tem sede em Ribeirão Preto. Entre seus ótimos rótulos, o destaque fica para a Colorado Indica. Uma ótima India Pale Ale que traz um toque brasileiro em meio a seus ingredientes: rapadura. O rótulo cai bem com pratos bem condimentados e frutos do mar.
Old Rasputin
A Old Rasputin é uma campeã. A cerveja russa já levou uma dezena de prêmios em competições internacionais. Com coloração escura, a cerveja traz um aroma que mistura café e chocolate. O rótulo tem 75 IBU, que garante um alto nível de amargura. Encorpada, a Old Rasputin tem 9% de teor alcoólico.
Baden Baden Weiss
Outra cervejaria brasileira muito apreciada é a Baden Baden, com sede em Campos do Jordão. E um dos rótulos que a galera mais curte é a Baden Baden Weiss, que traz grãos de malte de cevada e trigo de alta fermentação. O rótulo segue à risca a Lei de Pureza da Baviera de 1516.
Scrimshaw
A Scrimshaw é uma clássica pilsen alemã com malte colhido em Monique. Apesar de seu leve amargor, o rótulo traz um sabor refrescante. A cerveja, que cai bem com pratos leves com saladas e frutos do mar, traz gravuras em homenagens aos populares marinheiros do século XIX.
Por Anderson Nascimento
Atualizado em 22 Jul 2014.