Guia da Semana

Foto: Gabriel Oliveira

Mata-Mata, Bola 8, Snooker, 21 e Carolina. Basta ter uma mesa retangular, algumas bolas coloridas e tacos para começar a diversão. A sinuca, antes renegada ao fundo de botecos e clubes privados, agora registra um crescimento do número de casas de jogos, que oferecem um ambiente mais informal para reunir os amigos, beber umas doses e - por quê não? - arriscar algumas tacadas mais ousadas.

Segundo o campeão brasileiro de sinuca, José Divan Nascimento Costa, o Jota, o esporte mudou de cara, atraindo um público mais abrangente hoje em dia, principalmente as mulheres. "A sinuca tinha estigma de ser marginalizada porque se praticava de má fé, com jogo apostado, em lugares promíscuos. Hoje em dia temos federações e ainda que as mulheres ainda sejam minoria, elas já começam a aparecer mais nessas casas".

Onde jogar

Lugares não faltam para jogar. Mas sempre existem os melhores. Pensando nisso, consultamos especialistas e admiradores do esporte, que fizeram uma seleção dos lugares mais interessantes para você encaçapar algumas bolas e esquecer aquele dia estressante. Diferentes entre si, todas as casas têm diversas opções de entretenimento além da mesa em si, como música ao vivo, espaço de gafieira e bar especializado.

Confira o roteiro de sinuca de São Paulo e Rio de Janeiro.





Para uma tacada de mestre

Se você não quer fazer feio e ganhar a famosa alcunha de "prego" entre amigos, a melhor dica é recorrer a alguém da área. "Para aprender sinuca, é preciso primeiro saber o quadro informativo, os pequenos segredos, e depois trabalhar com o exercício de repetição", aponta Jota, que chega a treinar 48 horas semanais, aperfeiçoando jogadas.

Para quem não dispõe desse tempo e nem pretende se profissionalizar no esporte, algumas aulinhas podem dar conta do recado. O próprio Jota é professor tarimbado no assunto - já ensinou cerca de quatro mil alunos, segundo suas próprias contas - e por R$ 50,00 a hora, ensina das técnicas mais básicas aos truque mais avançados.

Mas o básico do jogo é o controle da bola branca. Por isso pedimos ao professor que nos adiantasse algumas dicas (de graça!), para deixar a número 1 sempre bem posicionada. Agora que você já sabe onde jogar, só falta estudar as jogadas abaixo e repeti-las até a exaustão.

Masser: bater em cima da bola branca para que ela continue a sua trajetória
Foto: Gabriel Oliveira/ animação: Fernando Kazuo




Parada: bater no meio da bola branca para ela ocupar a posição da bola alvo
Foto: Gabriel Oliveira/ animação: Fernando Kazuo




Puxada: bater embaixo da bola branca para que ela volte ao seu ponto de origem
Foto: Gabriel Oliveira/ animação: Fernando Kazuo


Dicionário da Sinuca

? Ajeitar a bola - jogar impulsionando a tacadeira para outro ponto que facilite a jogada seguinte.

? Bico - contorno arredondado no canto de tabela, junto às caçapas.

? Bola na mão - situação da bola branca no início de partida, após encaçapamento ou lançamento para fora da mesa, permitindo escolha da posição de retorno ao jogo, geralmente dentro de área delimitada.

? Dar branca - encaçapar a bola branca ("suicidar").

? Carambola - toque de uma bola em outra, no jogo do bilhar.

? Cegar a bola - não atingir por toque a bola visada.

? Espirro - Incidente com resvalo da sola do taco, originando movimento e resultado inesperado

? Sinuca de Bico - Sinuca onde o obstáculo é o canto de tabela.

? Telefone - Encaçapar a bola indiretamente, por transferência de movimento da bola visada à outra.


Aprenda alguns truques para impressionar os amigos na mesa de bilhar.







Atualizado em 6 Set 2011.