Guia da Semana

Foto: Stock.xchng


Uma das definições de atender é "estar atento". Tenho observado tanta gente "desatenta", que não dá pra acreditar que a função dessas pessoas seja a de atendimento.

Certa vez, estava em um karaokê com alguns amigos e descobri que era uma tortura ter que chamar o garçom para pedir qualquer coisa. Era necessário levantar, acenar, gritar, enfim, um movimento exaustivo. Quando o indivíduo percebia que você estava o chamando, ele olhava com indiferença e fazia um gesto indefinível com a mão. Não dava para saber se ele estava pedindo para você esperar ou se, de repente, fazia um gesto obsceno.

Em outra ocasião, depois de passar por tudo isso, quando notado, já exausto, pedi uma bebida e um cigarro. Depois de tudo marcado na minha comanda, o garçom foi buscar os pedidos e, quando voltou, colocou a bebida na mesa e desapareceu. Fui procurar o cigarro e cadê? Não, ele não o trouxe, mesmo já tendo anotado no cartão de consumo. E aí começou novamente aquela maldita maratona. No meio da ginástica - você levanta os braços, faz alongamento - enfim, fui notado por um deles, que se aproximou e ouviu meu relato.

- Você se lembra quem era a pessoa que te atendeu?
- Lembro, é um que ta lá na frente.
- Então pede pra ele!

Eu fiquei tão pasmo com a situação que a minha reação foi rir. Eu ri de indignação e de nervoso, não acreditava no que estava acontecendo.

Eu fiz um curso de hotelaria certa vez e uma coisa ficou bem clara para mim: quem trabalha com atendimento tem que ter a arte da "empatia", que é a capacidade psicológica para se identificar com o "eu" do outro.

Parece ser algo bem complexo, mas não se preocupe, a pessoa não precisa fazer curso de psicologia, não é nada disso. Na verdade só são alguns pequenos detalhes que fazem com que você sinta uma enorme diferença no atendimento.

O profissional da área é aquele que não exige do cliente nenhum esforço, ele já tem um radar ligado e estará à sua disposição antes mesmo que você olhe para os lados, procurando alguém para ajudar.

Para um estabelecimento dar certo, além da infra-estrutura, é preciso ter um quadro de funcionários capacitados. O Sinthoresp oferece cursos bem interessantes na área de atendimento ao cliente e hotelaria em geral. Todo empreendedor deveria investir em cursos assim para seus empregados.

Nós, consumidores, ficaríamos bem felizes em freqüentar lugares com pessoas mais bacanas nos atendendo.



? Leia as colunas anteriores:
(Des)respeito aos músicos: Sobre como as pessoas deveriam se comportar na frente de artistas, sejam eles famosos ou não!

Os primeiros "passinhos" a gente nunca esquece!: Confira como começou e também como se encerrou a carreira de "dançarino de balada" do colunista.


Quem é o colunista: Nando Champss
O que faz: É analista de suporte técnico, gosta de reality shows e não dispensa uma cervejinha com os amigos.
Pecado gastronômico: Os maiores pecados da gula são cometidos depois das baladas. Citando alguns, lanches industrializados da rede Am.Pm. com MUITO cheddar, hamburger no Burdog com molho extra, cachorro-quente do Black Dog e, pra fechar com chave de ouro, 3 pastéis na feira com 1 litro de caldo de cana.
Melhor lugar do Brasil: Qualquer lugar onde tenha cerveja gelada.

Atualizado em 6 Set 2011.