Foto: Sxc.Hu |
A música faz parte da arte e, cada vez mais, a arte faz parte da música. Hoje em dia mais em evidência, as duas artes, visual e sonora, encontram-se em fusões e parcerias com perfeita sintonia.
Uma das experiências mais recentes que tive, foi participar da festa de encerramento da exposição de arte realizada pelo 6emeia ( www.6emeia.com). O evento, que ocorreu no Clube Berlim, era a festa de despedida dos artistas, tanto do espaço do clube como o da viagem para a Europa, por onde os artistas passariam dois meses. A festa celebrava as obras dos artistas e contou com DJ sets e Banda. No evento, fiz participação no DJ set de Vicentin, com scratchs!
Cada vez mais, temos presenciado a união de diferentes formas de expressão, todas andando juntas. Seja em forma de videoclipes, exposições com sets de DJs ou festas com intervenções de VJs (Video Jockey - artistas que manipulam imagens em tempo real).
No Hip-Hop, o b-boy (que se expressa de forma artística por meio da dança), o MC (que transforma letras em versos), o DJ (que manipula batidas dando ritmo) e o grafite fazem parte de um mesmo movimento. Encontramos esta fusão de arte em alguns festivais, como o FBBB ( www.forboardersbyboarders.com), com participação da NSB Radio ( www.nsbradio.co.uk), onde snowboard, música e grafite fazem parte da atração. Até mesmo as Fashion Weeks, agregam design e música a seus desfiles que agitam o mundo da moda.
Estas formas de expressão já vêm de mãos dadas há muito tempo. A performance de uma banda constitui: música e presença de palco. As danças e as músicas de James Brown e Michael Jackson transformavam suas apresentações em verdadeiros shows, enquanto a iluminação do palco dá mais um artifício ao artista para prender a atenção do público.
Os convites das baladas, também conhecidos por flyers, são recheados de arte para ilustrar e tornar mais atraente o line-up e as informações das festas.
Com a tecnologia novamente a favor, temos a oportunidade de mixar áudio e vídeo ao mesmo tempo, fazendo scratchs, podendo gerar efeitos simultâneos e levando ao público, mais uma forma de expressão por meio da arte, de hardwares e softwares que foram desenvolvidos para criar estas interações de áudio e imagem.
Um website pode se tornar muito mais atrativo com um design bacana e uma boa trilha sonora, ou até mesmo uma rádio online. Cada vez mais, as diversas formas de arte irão se encontrar, se cruzar e até mesmo se fundir, influenciando e gerando mais entretenimento e cultura ao público.
É claro que estes encontros são cautelosamente combinados, pois não é qualquer tipo de música que combina com exposição de arte. Até mesmo a escolha da arte para a capa do CD pode influenciar a mensagem do artista.
Em breve, realizarei, em parceria com outros artistas - fotógrafos, grafiteiros, designers, tatuadores, músicos e DJs -, uma exposição de shapes de skate customizados. Durante o evento, haverá apresentações de VJs, músicos e DJs, na intenção de tornar o ambiente ainda mais descontraído e aconchegante.
Acredito muito neste conjunto. É como uma orquestra que se compõe por meio de diversos instrumentos e artistas, levando ao público, experiências, ideias e emoções, para se divertir e refletir.
Leia a coluna anterior de Maurício Tadashi:
Para o mundo dos "Breaks"!
Quem é o colunista: Maurício Tadashi aka Chili Breakz
O que faz: Música! DJ residente da NSBRadio.co.uk, Produtor e Coordenador de Rádio Online do Grupo Bandeirantes.
Pecado Gastronômico: Eby-fry, Temaki de camarão especial do Hiro Eldorado!
Melhor Lugar do Mundo: Qualquer um com minha família.
O que está ouvindo no iPod, carro ou mp3: Breaks, breaks e breaks!
Fale com ele: chilibreakz@gmail.com ou acesse seu myspace ou twitter .
Atualizado em 6 Set 2011.