Guia da Semana

Foto: Myspace.com/djmaumauofficial
Mau Mau considerado pelo colunista o melhor DJ do Brasil

Quem já foi para o carnaval do Recife nos últimos anos sabe: a cidade ferve com diversas opções de folia. Os palcos ficam espalhados por toda a cidade, tornando impossível não participar da festa. Quem quiser descanso, tem que sair da cidade. Em menor escala, a Virada Cultural torna São Paulo, um pouco mais feliz durante um final de semana, com uma programação enorme de atividades culturais. Há cinema, teatro, dança, literatura e shows, os grandes destaques.

O evento, que chega neste ano à sua quarta edição, acontece no sábado e domingo, 26 e 27 de abril. Sou um grande fã de São Paulo, nasci e vivo aqui há 30 anos, e acho ótimo ver a cidade tomada de pessoas atrás de diversão. Seja qual for o seu estilo ou o seu gosto musical, há algo deve te agradar. No site www.viradacultural.org está a programação completa. Já que aqui nessa coluna, nós falamos da noite, separei algumas atrações para quem quer curtir a balada na rua - na minha opinião, uma opção muito charmosa.

A pista de dança mais inusitada da cidade será montada no Largo São Bento. Lá, ocorrerá pela primeira vez no Brasil a Silent Disco - danceteria silenciosa. Os participantes receberão um fone de ouvido para escutar a discotecagem. Ou seja, todo mundo dança com fones, sem música ambiente. Serão oferecidos 500 fones, que serão trocados a cada hora.

Se eu fosse me dedicar somente aos palcos com DJ´s, faria o trajeto a seguir. Às 18h iria ver o meu amigo Hisato discotecar o seu som fino na Pista da Quitanda - Esquina da Rua Álvares Penteado com a Rua da Quitanda. Dali, às 21h, para a Pista das Casas - Rua Quintino Bocaiúva - ver o Ganjaman, integrante de uma das bandas mais interessantes de rap nacional, o Instituto, e grande pesquisador musical. Na pick-ups, ele coloca de reggae a soul, tudo bem dançante. Logo depois, às 00h30, o Dago, DJ do Berlin e do Milo, que faz uma das melhores discotecagens da cidade: com músicas de bandas ultra-desconhecidas e com artistas modernos e clássicos inesperados.

Na Praça XV de Novembro, o Mau Mau, que eu considero o melhor DJ do Brasil, entra às 02h. Esse é imperdível. Quem tiver fôlego, pode voltar para a Pista das Casas e ver o Pil Marques às 06h30 comandando o after-hours Hell´s em pleno centro da cidade. Depois dessa maratona, o ideal é voltar para casa, descansar, se alimentar e voltar para o Parque Dom Pedro. Lá estará a história viva da música eletrônica e do hip hop: Afrika Bambaataa. O primeiro vinil que eu ganhei na vida, aos 3 anos de idade, tinha a faixa ´Planet Rock´, de autoria dele. Pergunta se estarei lá para ver o show dele?


Quem é o colunista: Eu? Eu sou o Luiz Pattoli.

O que faz: Jornalista, andarilho e editor do www.churrascogrego.com.br

Pecado gastronômico: Vindo com saúde, eu traço.

Melhor lugar do Brasil: O estádio da Rua Javari.

Fale com ele: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.