Por Ana Stella Guisso
Fazer uma festa acontecer não é trabalho para qualquer um. Mais do que glamour, badalação e celebridades, a vida das promoters ou assessoras de eventos é uma correria absurda, onde nem tudo são flores. Elas não têm horário para nada, às vezes, nem para namorar.
"É dedicação 24 horas por dia, pois não desligo o meu telefone nunca. A pior parte é receber ligação depois das 22h, até o namorado reclamava (risos)", relata a assessora de eventos Bianca Labruna, que depois de oito anos de namoro, está solteira. Ela assessora da casa de shows Vivo Rio, além de muitas festas de músicas eletrônicas e micaretas.
Rotina é algo que não existe na vida dessas supermulheres, já que todos os seus compromissos dependem da quantidade de shows e festas que estão promovendo. Já o jogo de cintura é algo que está sempre implícito no dia a dia de suas agendas. Lidar com o ego dos famosos não é tarefa fácil, ainda mais conciliar no mesmo evento ex-casais ou pessoas ilustres que não se dão bem.
Saias justas
Passar apuros por desentendimentos entre as celebridades é algo comum para as promoters. Em um dos eventos feitos por Bianca, uma atriz que tinha acabado de se separar foi à festa acompanhada pelo novo namorado, mas ainda não tinha assumido publicamente. A famosa pediu para ninguém comentar sobre o fato e foi colocada em uma área mais reservada. No entanto, ela não se controlou, ficou com a pessoa em público e no dia seguinte todos os veículos de comunicação veicularam seu novo romance. "Foi tenso", define a assessora.
Em outro evento, a assessora teve problemas com um famoso que bebeu demais, brigou com um segurança e teve que ser retirado do evento com muita discrição. "Famosos são sempre imprevisíveis, pois, às vezes, eles esquecem que são pessoas públicas e que a imprensa está em volta, acabam bebendo demais e se expondo", lembra Bianca.
Carreiras bem-sucedidas
A promoter Fernanda Barbosa também está no hall das mais badaladas do país. Seu trabalho obteve tanta repercussão que até ganhou uma coluna na revista Isto É Gente e foi repórter do programa Amaury Jr., em 2009. Ela começou sua carreira como modelo, fez faculdade de relações públicas e, atualmente, leva em seu currículo a realização de grandes eventos no Brasil. Entre outras festas importantes, Fernanda foi a responsável por festas da Vogue, eventos da Louis Vuitton e shows de U2, Madonna e Lenny Kravitz no Brasil.
Já Bianca teve formação diferente. Cursou jornalismo e especializou-se na área de showbusiness. Trabalhou na assessoria do Maracanã, do Citibank Hall e depois montou sua empresa, a Labruna Assessoria, que cuida de uma das maiores casas de show do país, a Vivo Rio.
Para ser uma promoter de sucesso, é necessário mais do que uma agenda de celular cheia de números de celebridades, é preciso "ser batalhadora, carismática e acreditar no produto ou na marca que está promovendo", define Bianca.
Atualizado em 1 Dez 2011.