Guia da Semana



Bons de garfo, apreciadores de temperos não convencionais ou antenados na gastronomia... Independente da nomenclatura, comer bem é um ato de prazer em qualquer canto do mundo.

De uns tempos pra cá, a cozinha se transformou em atração. Hoje, ser chef é uma das profissões mais valorizadas no planeta. Prova disso são os inúmeros programas de TV que destilam receitas diariamente.

Alguns experientes cozinheiros foram elevados à condição de estrelas, escrevem livros, angariam fiéis seguidores e guardam suas receitas a sete chaves, como o espanhol Ferran Adrià, o mais badalado chef do mundo, proprietário do El Bulli, em Catalunha.

Sopa de cebola, uma das
entradas do menu degustação do Comerç

Apelidado de "Picasso das Panelas", Ferran divide seu talento com alguns de seus estagiários escolhidos a dedo. É o caso de Carles Abellan, que trabalhou durante sete anos no El Bulli e na sequência abriu seu próprio restaurante, o Comerç 24, um dos points da gula em Barcelona.

Apesar de hoje ser mais uma das estrelas da cena gastronômica, Abellan iniciou sua intimidade com a cozinha lavando pratos, aos 20 anos, no Els Pescadors, um restaurante no bairro de Poblenou, em Barcelona. Passadas duas décadas de aprendizado e dedicação, em 2001 moldou seu sonho nos fogões do Comerç.



O estabelecimento não tem um gênero de comida definida, serve pratos usando referências da Ásia, América, Itália e Espanha. No quesito "mistura de tendências" é tão "alquimista" quando Ferran, experimenta e testa sabores nas mais inusitadas fusões, segundo ele, o importante é buscar na comida novas emoções, a exemplo do prato que você vê na foto acima, o Kinder Ovo, que leva ovo mole, espuma de batatas e trufas.

Fusões como esta podem provocar cara feia num primeiro momento, mas quem experimenta, aprova com louvor.



Carles é famosíssimo na Espanha, devidos às misturas, é considerado por muitos como um atrevido cozinheiro catalão. As características ímpares do local o consagraram como point, apesar de toda pompa, tem ambiente informal, bem escuro. Num balcão extenso, logo na entrada, são servidas as bebidas, a cozinha fica às vistas dos clientes e suas paredes têm uma cor não muito convencional para um restaurante badalado: amarelo, sim, aquele amarelão bem forte. O menu degustação custa 40 euro por pessoa e apresenta estranhices como sopa de cebola, o kinder já citado, tartar de atum com vinagrete de ovo, azeitona recheada com anchovas e sopa de tangerina com maracujá e menta. Entre as excentricidades, rabo de touro com purê de couve-flor ganha destaque!

O Comerç 24 fica no Born, um bairro moderninho, frequentado por muita gente descolada. Vale lembrar que a alta temporada em Barcelona começa em junho, mas, ainda que você vá em outra data, convém fazer reserva.

Comerç 24
Carrer Commerc 24
Telefone: 00 34 933 192 102


Atualizado em 6 Set 2011.