Foto: Photocase |
Os anos 80 foram a base, não só para a música eletrônica, como para vários outros estilos. Foi a década em que a M.E. surgiu e deu os primeiros sinais de que chegara pra ficar. Até hoje, timbres utilizados nos primórdios do eletrônico fazem muito sucesso e são materiais obrigatórios nos acervos dos principais produtores. Ainda é muito comum encontrar remixes e bootlegs de grandes hits daquela época nas principais plataformas de download, ou mesmo nas prateleiras das lojas de discos mundo afora.
Atuais bandas, principalmente de rock eletrônico, usam sintetizadores antigos para dar um ar mais retrô às suas músicas. Isso acontece mesmo quando existe tecnologia o suficiente para a construção de novas canções. No caso específico da produção, uma nova tecnologia nem sempre vem para substituir a anterior, mas para somar. Alguns timbres, kicks e synths gerados por sintetizadores antigos tem características ímpares e muito dificilmente são reproduzidas pelos VSTs (Instrumentos Virtuais). Ainda é comum ver grandes artistas, como Anthony Rother, carregar pelo mundo uma grande quantidade de equipamentos e sintetizadores.
Um filme que marcou ousadia pela trilha sonora nos anos 80 foi Blade Runner, que trazia uma composição feita por Vangelis, conhecido por abandonar recursos das tradicionais trilhas de ficção científica. Ele trabalhou sobrepondo suas performances, em um gravador multifaixas (multitrack recorder), tocando virtualmente toda peça musical sozinho. Um dos principais responsáveis pela particularidade de seu som foi o Sintetizador Analógico Yamaha CS80, um dos primeiros a permitir um enorme grau de expressão musical.
A faixa "Oh Yeah" do filme Ferris Buellers Day Off (curtindo a vida adoidado), foi outra que rendeu vários remixes. Falando de som em geral, vários outros filmes contribuíram para nosso repertório atual, Entre eles: Clube dos Cinco com "Forget About Me" do Simple Minds; De Volta para o Futuro com "The Power of Love"; Flashdance com "Maniac"; "Footloose"; Um Morto Muito Louco que teve a música "Para para para pa pa pa pa" regravada depois por Jack e Chocolate; Um tira da Pesada com "Heat is On"; Top Gun com "Highway to the Dangerzone"; e o cult Labirinto com "Magic Dance" de David Bowe.
Para quem quer mais exemplos, aí vai um top 10 das músicas dos 80´s, que ilustra a semelhança da música eletrônica com as batidas eletrônicas da época:
- Bomb the bass - Beat Dis
- Information Society - What´s on your mind
- Kraftwerk - The Robots
- Front 242 - Headhunter
- Devo - Time Out For Fun
- Sigue Sigue Sputnik - Shoot It Up
- Men Without Hats - We Can Dance
- Yellow - Oh Yeah (Ferris Buellers Day Off Soundtrack )
- A Flock Of Seagulls - I Ran
- Lips Like Sugar - Echo And The Bunnymen
Quem são os colunistas: Projeto The Witchdoktors aka Fab e Matt, de DJ´s de música eletrônica.
O que fazem: Fab é designer automobilístico numa multinacional alemã e Matt é formado e pós-graduado em Turismo e Hotelaria, porém, atualmente se dedica única e exclusivamente a carreira de DJ e produtor.
Pecado gastronômico: Comida japonesa 3 vezes por semana (no mínimo).
Melhor lugar do Mundo: para Fab Berlin, para Matt, Barcelona.
O que estão ouvindo no carro, iPod, mp3: Fab - Golpe de Estado, Maetrik e A-há Matt - In Flames e Muse (Rock) / Dubfire e Supermayer (Electronica)
Fale com eles: Fab [email protected] e Matt: [email protected] ou clique aqui
Atualizado em 6 Set 2011.