Guia da Semana

Beatport.com: DJs são rankeados pelo número de downloads realizados na semana


Pote de ouro para DJs e produtores do mundo inteiro, o Beatport.com só não faz mais sucesso entre os entusiastas brasileiros da e-music porque é pago. Sim, para baixar uma track, por exemplo, é preciso pagar uma quantia que varia entre um e três dólares. Não importa se o dólar comercial está a R$ 1,65, se a qualidade do mp3 é infinitamente maior e se o download é legalizado, o povo quer mesmo é baixar música de graça.

Mão-de-vaquice, economia ou seja-lá-o-que-for à parte, o Beatport não é um site dispensável para quem gosta de música eletrônica. Além de visualmente interessante (repare no printscreen acima) e de fácil navegação, o portal é fonte confiável e quente de informações sobre a cena. Vale a pena fazer um cadastro, mesmo que pagar por um download nunca faça parte dos seus planos. Em dois minutos você se torna usuário e já pode interagir com outros usuários, criar preferências, receber newsletters com as atualizações do Beatportal, o blog do site, e até mesmo promoções.

O que tem de bom
Site reverte cliques em ranking
Foto: Reprodução


Bem mapeado, o site permite a busca por gêneros musicais, músicos, lançamentos, charts dos artistas, gravadoras e, em breve, por mixes. Em inglês, francês, italiano, japonês, alemão, espanhol e português do Brasil, o Beatport aproveita os cliques obtidos com as buscas para rankear todo o seu conteúdo. No canto direito da home, por exemplo, fica um dos maiores atrativos: um top 10 com as músicas mais compradas da semana. Por ali dá para se ter uma noção do que anda rolando nos picapes do mundo inteiro. Dê uma olhada no ranking dessa última semana:

Principais downloads da semana
1. Silence feat. Sarah M - Delerium (Nettwerk)
2. Charlotte - Booka Shade (Get Physical Music)
3. Shingaling - Jean Claude Ades,Vincen (Great Stuff)
4. Move for Me - Kaskade, Deadmau5 (Ultra)
5. Sensation Seekers - Mind X (Sirup Records)
6. Montezuma - Wolfgang Gartner (Kindergarten)
7. Man with the red fac - Mark Knight, Funkagendc (Toolroom)
8. Oh! - Boys Noize (Boysnoize Records)
9. Let´s take drugs - George Morel, SPJ (Yoshitoshing Recordings)
10. Black Rain - Gregor Tresher (Great Stuff)


Bom para os DJs, bom para os entusiastas. Não tem como ficar desatualizado. Na home do site, ainda, lá no pé, despontam as pesquisas por artistas mais comuns: Deadmau5, Dennis Ferrer, Dirty South, Dubfire, Ellen Allien, M.A.N.D.Y, Oxia, Radio Slave, Samin e Sasha são os da vez. Dá para saber também os estilos de e-music mais ativos no portal. House, electro house, minimal, techno, progressive house - que tem 17.396 releases para se fazer a festa -, drum´n´bass, trance e tech house ganham em disparada.

Para ajudar o usuário a identificar o gênero, o site seleciona três tracks das mais baixadas e posiciona logo abaixo do título. Em Breaks, por exemplo, pode-se ouvir Sierra Leone, Giorgio Marauder e You Know The Sound feat. Subsource. O item DJ Tools, que disponibiliza acapellas, loops e reprises para os profissionais dos toca-discos, está geralmente entre os links mais acessados.

Beatportal: blog do site posta novidades e críticas da cena, além de vídeos
Foto: Reprodução


Novidade no Beatport, o Beatportal funciona como o blog da equipe. Os últimos discos, as críticas e os inúmeros vídeos de festas e shows são o foco dos textos. Para a galera interagir, fóruns de discussão e campo para comentários são os destaques. Como forma de concentrar o universo clubber do mundo inteiro em uma comunidade virtual, o portal cria um guia de eventos e clubes da maioria dos países. Do Brasil, é possível encontrar resenhas do clube Warung, em Itajaí, além dos paulistas Pacha, The Hall e D-Edge.

Atualizado em 6 Set 2011.