Guia da Semana

Foto: Stock.xchng

Quem pensa que beijar na boca é pura diversão está completamente enganado. Uma série de doenças e infecções, algumas de tratamento simples e outras bem graves, podem ser transmitidas pela troca de salivas básica que acontece na balada nossa de cada dia.

E como se prevenir? Algumas ações são bem óbvias, do tipo não beijar um desconhecido que esteja com a boca ferida, por exemplo. Já outras, são impossíveis, como descobrir se alguém possui o vírus incubado da mononucleose.

O bom mesmo é saber do que se tratam todos esses probleminhas causados pelas bitocas e, a qualquer sintoma ou reação estranha do corpo, correr para o médico. Confira abaixo uma tabelinha dos "perigos" com os quais os solteiros podem se deparar em suas aventuras.



? Mononucleose: é causada pelo vírus Epstein-Barr (VEB) e, depois de um período de incubação de 30 a 45 dias, a pessoa pode permanecer com vírus para sempre no organismo. A Mononocleose pode ser uma doença assintomática, ou apresentar sintomas que incluem: fadiga, dor de garganta, tosse, inchaço dos linfonodos, perda de apetite, inflamação do fígado e hipertrofia do baço.

? Cárie: doença infectocontagiosa, causada por bactérias, que provoca a desmineralização do esmalte do dente, levando a perdas irreversíveis de tecido dentário.

? Candidose: Infecção pelo fungo cândida albicans que se manifesta geralmente como placas brancas que se destacam quando raspadas, deixando um leito avermelhado.

? Herpes: infecção causada pelo vírus herpes humano (HSV 1 e 2) que se caracteriza pelo aparecimento de pequenas bolhas, que dão lugar a uma ferida com crosta, especialmente nos lábios e nos genitais, mas que podem surgir em qualquer outra parte do corpo.

? Tuberculose: Doença grave, transmitida pelo ar ou pela saliva, que pode atingir todos os órgãos do corpo e, em especial, os pulmões. O microorganismo causador da doença é o bacilo de Koch, cientificamente chamado Mycobacterium tuberculosis.

? Hepatite: inflamação do fígado causada pelo vírus da hepatite. Atualmente são conhecidos 5 tipos de hepatite (A, B, C, D e E). Para a hepatite B há vacina, mas a hepatite C é ainda mais grave, não tem vacina, e pode levar o seu portador a um câncer de fígado.

? Sífilis: doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Treponema pallidum. Se não tratada, progride tornando-se crônica e com manifestações sistêmicas, levando à morte.

? Gonorréia: A gonorréia ou blenorragia é a mais famosa dentre as doenças sexualmente transmissíveis, sendo causada pela bactéria Neisseria Gonorrhoeae (gonococo). Na boca assume a aparência de algumas gengivites.

Fonte:
Dra. Cristina Cavalari - CRO 4408
Professora da Universidade Católica de Brasília


Atualizado em 6 Set 2011.