Guia da Semana

Por Caroline Afonso




Pista samba-rock do Teatro Mars


O quarteirão da rua Treze de Maio, entre as ruas Manoel Dutra e Santo Antônio, abriga os mais tradicionais bares do Bixiga. Porém, a badalação não se restringe a esse trecho: nos arredores, diversas casas têm espaço garantido no bairro paulistano.

Com grande concentração de baladas rock, o Bixiga abriga uma das mais conceituadas do gênero: a Madame Satã . Aberta em 1983, foi point cultural da década. Abriu as portas para os primeiros shows do Ira!, Capital Inicial, Legião Urbana e grandes bandas nacionais. Em 1986 foi cenário do filme Cidade Oculta , estrelado pelo apresentador Jô Soares e, pela hoje diretora, Carla Camurati. Nos anos 90, fechou e reabriu com outros nomes, até que em 1999 voltou com o nome inicial, reverenciando sua época áurea.

Seguindo o mesmo estilo musical, o Café Piu-Piu é um dos bares mais famosos e antigos da região. Inaugurado há 22 anos, tem na sua agenda de shows a banda Rockover, que se apresenta na casa há 13 anos e a Pink Floyd Cover, conceituada no circuito cover e com mais de 1800 apresentações por todo o Brasil.

Com nome inspirado no clássico álbum da banda de rock progressivo, o The Wall Café foi inaugurado em 1998 e já é referência para quem gosta de curtir uma boa música em um ambiente agradável. No palco da casa, diversas bandas já se apresentaram com o melhor do rock nacional e internacional. Dentre elas, a Capitão América (foto), cujo repertório se baseia nos clássicos do gênero.

A primeira apresentação da banda foi em outro conceituado bar da região: o Café Aurora . Conhecida no circuito rock da cidade, explora o estilo rústico na sua decoração, assim como as outras casas instaladas nos antigos casarões do bairro. Entre as bandas que se apresentam no palco do Aurora está a Velhas Virgens , que há 18 anos no mercado, mistura rock e blues com letras sobre mulher, cerveja e rock´n roll.

Na famosa praça Dom Orione, onde acontece a Feira de Antiguidades do Bixiga, está o Villaggio Café . Cantores de MPB tem lugar garantido para seus shows. Nomes como Chico César, Zeca Baleiro e Jorge Vercilo se apresentaram na casa em início de carreira. Samba de raíz também tem espaço no Café, desde que em 1997, Moacyr Luz se apresentou lá pela primeira vez.

Durante a década de 90, o Teatro Mars apresentou importantes peças nacionais como Steaming - A Sauna de Wolf Maia e o Alquimista de Walcyr Carrasco. Porém, há três anos é considerada uma das melhores baladas de samba-rock da cidade. No seu palco já passaram bandas conhecidas na noite como Sambasonics.

Atualizado em 6 Set 2011.