Guia da Semana

Foto: Ricardo Pollini


Na terça, dia 24, véspera de feriado do aniversário da minha querida cidade, fui parar no centro de São Paulo, mais precisamente no Hotel Cambridge: um lugar meio - ou, diria, totalmente? - underground. É um local com um labirinto de escadas, vários ambientes subindo e descendo...

Com um público estiloso, black power, tranças, roupas transadas e acessórios gigantes, me senti à vontade como se estivesse em casa. Descobri que a festa é um projeto da empresa Zezão eventos, que promove a "Blackalicius" toda quarta à noite: um tipo de happy hour das 19 às 23h.

Porém, em toda véspera de feriado, a balada vai até as 6h da manhã, com a abertura de cinco pistas, lotadas, totalizando até 2.000 pessoas! Todos muito animados, cantando o refrão em coro e dançando passinhos juntos. Isso me remeteu a época das quermesses, com músicas clássicas da black music dos anos 90, entre elas, Queen Latifa-UNITY, Big L-MVP, até hits mais românticos como as dos rappers Bone ou 2Pac.

Na pista principal, hip hop atual com os convidados da noite: DJs Kefing e RJay. Encontrei até uma pista de samba, não tão escura como as outras, com um grupo finalizando sua apresentação antes das 2h da madrugada. Depois, o local virou um espaço para bate-papos. Mais acima desse ambiente, uma pista bem abafada, com casais dançando samba-rock juntos.

Lá, encontrei um dos pioneiros na black paulistana, o DJ Grand Master Ney, que estava curtindo a festa e revendo os amigos numa boa. Já a quinta pista estava fervendo com os ritmos dancehall e reggaeton.

Conversei com um dos mais badalados DJs de hip hop e residente da festa, o simpaticíssimo DJ Flash, que contou por que se orgulha tanto de estar neste projeto desde o começo. "O público é demais. Temos liberdade para tocar as músicas que queremos e o público responde com uma vibe incrível. Esta é uma festa-conceito em um lugar como o centro de São Paulo, que deixou de ser mal visto e está sendo uma ótima opção de noite e entretenimento. Estão todos convidados a curtir as cinco pistas", conta, animado, Flash.

De acordo com o produtor Zezão, essa balada está no hotel há três anos no Centro (antes era na avenida Dumont Vilares, no Consulado da Cerveja). Perguntei como eles conseguem atrair distintos públicos há tanto tempo - coisa rara numa metrópole com tantas opções como São Paulo. "A festa virou uma marca. Toda véspera de feriado é tradicional e famosa por abrir as cinco pistas normalmente. Começamos há mais de 12 anos no bairro do Limão, depois fizemos festas em sítios, nos bairros de Santana, Parada Inglesa e Pinheiros, na Mood Club. Em seguida, na Joy Club, Espaço Black e, atualmente fazemos também no antigo Blen Blen, atual Up Club, casa que comprei juntamente com meu parceiro DJ Puff", conta Zezão.

Fica aí a minha dica e aguarde por mais um feriado lotado de boa música no Hotel Cambridge.

Leia as colunas anteriores da DJ Lisa Bueno:

Curso de DJs nas férias

Hip Hop também para elas

Novidade no mundo dos DJs

Quem é a colunista: DJ Lisa Bueno, 28 anos, especialista em música eletrônica e hip hop.

O que faz: DJ e produtora executiva da e-djs. DJ residente do stand-up comedy Senta pra Rir, com Diogo Portugal.

Pecado gastronômico: Pizza.

Melhor lugar do Brasil: Onde tenha um par de toca-discos.

O que está ouvindo no carro, iPod ou mp3: Jazz.

Fale com ela: [email protected].






Atualizado em 6 Set 2011.