Guia da Semana


Cordão do Bola Preta é um dos mais tradicionais blocos do Rio de Janeiro

O carnaval carioca é bastante conhecido pelo grande espetáculo proporcionado pelas escolas de samba na Praça da Apoteóse. Agremiações portentosas, baterias contagiantes e lindas fantasias chamam a atenção dos apaixonados pelo samba. No entanto, a festa não se resume apenas à avenida. Toda a cidade fica 'no clima' com o desfile dos tradicionais blocos de rua. São centenas espalhados por todo o município. O Guia da Semana selecionou alguns para contar um pouco da história de cada um deles.

Bloco Simpatia é quase amor
Com um nome bastante sugestivo para a época, o bloco Simpatia é quase amor surgiu em 1985, em meio a um momento político importante do país: a campanha pelas Diretas Já. Por sugestão do humorista Marcelo Madureira, o bloco quase nasceu com o nome 'Chapeleta do Heitor', mas graças ao personagem de Aldir Blanc, Sr. Esmeraldo Simpatia é Quase Amor, um cidadão bem humorado, fanfarrão, conquistador e simpático, características que o bloco possui , o nome deu certo e ganhou força entre os diretores. Em seus desfiles, o 'Simpa' arrasta uma verdadeira multidão pela Praia de Ipanema. Agende-se: O desfile do Simpatia é quase amor acontece neste sábado, 6 de fevereiro, das 14h às 20h. O bloco sai da Praça General Osório e passa pela Rua Teixeira de Melo, seguindo pela Vieira Souto até a Rua Henrique Dumont.

Suvaco do Cristo
Com a proposta de se divertir pelas ruas do Rio de Janeiro, o bloco Suvaco do Cristo nasceu na praia no ano de 1985. Apesar de não serem muito adeptos do samba, os diretores, que curtiam um rock and roll, resolveram ousar e fazer um bloco. O nome foi decidido após uma entrevista do maestro Tom Jobim, quando o músico reclamou publicamente do mofo nos armários da sua casa, localizada na Rua Lopes Quintas, dizendo que lá era o 'suvaco' do cristo.
Agende-se: O desfile do Suvaco do Cristo acontece no domingo, 7 de fevereiro, das 8h às 13h. O bloco sai da Rua Jardim Botânico, passa pela Rua Faró chegando até a Praça Santos Dumont.

Bloco Brejeiro
Há sete anos desfilando, o bloco Brejeiros, que tem um sapo como mascote, conquista cada vez mais foliões com sambas-enredo folclóricos, contando as histórias dos garçons do bar Picote no Brejo do Flamengo. Dessa maneira, não é incomum as letras terem sempre uma pitada única de humor.
Agende-se: O desfile do Brejeiros acontece em 12 de fevereiro, das 20h à 0h. O bloco sai da Rua Paulo VI, passa pela Paissandu e chega até a Rua Farani, onde dispersa.

Empolga às 9
O projeto teve início em 2003, quando a bateria se encontrou pela primeira vez nas areias de Ipanema. De lá para cá, o bloco só cresceu, atraindo cada vez mais foliões para seus desfiles. No ano passado, o Empolga aproveitou o ano cabalístico para falar sobre A Revolução do 9. No desfile, muito agito com a bateria, que improvisou ritmos como funk e frevos, além de muito samba e marchinhas de carnaval.
Agende-se: O desfile do Empolga às 9 acontece em 13 de fevereiro, das 13h às 19h. O bloco sai da Rua Henrique do Novaes, passa pela Rua Real Grandeza, Visconde de Caravelas e chega na Capitão Salomão.

Bloco de Conga
No carnaval de 2006, os blocos carnavalescos ganharam mais um integrante. O novato Bloco de Conga trouxe uma novidade: ele é formado por músicos que interpretam o ritmo da conga, ritmo tradicional nos carnavais de Cuba e que traz uma base formada por instrumentos como tumbadoras, bumbos e campanas que se encaixam perfeitamente com instrumentos de sopro e vozes.
Agende-se: O desfile do Bloco de Conga acontece em 14 de fevereiro, das 16h às 21h. Ele não se desloca pelas ruas, se apresentando na Avenida Vieira Souto, entre os Postos 8 e 9.


Criado em 2003, Empolga às 9 tem atraído cada vez mais pessoas aos seus desfiles

Bloco do baixo tijuca
O bloco teve origem em 1993, e surgiu após a ideia de um grupo de amigos de reunir os frequentadores dos bares e restaurantes da região conhecida como Baixo Tijuca. São mais de 15 anos de história com desfiles memoráveis e temas inesquecíveis, como a alegria, sátira do apagão, 50 anos do Maracanã, 50 anos do Salgueiro, a Tijuca pede paz entre outros.
Agende-se: O desfile do Baixo Tijuca acontece em 6 de fevereiro, das 18h às 22h. O bloco sai da Praça Varnhagen, passa pela Avenida Maracanã, Barão de Mesquita, Major Ávila dispersando na Praça Varnhagen.

Bloco gargalhada
Como o próprio nome já diz, o novato Bloco Gargalhada, de Vila Isabel, é sinônimo de alto astral e irreverência. O grupo nasceu em outubro de 2005, e na concepção de seus fundadores, o principal objetivo é reunir foliões de todas as idades, e de maneira satírica e irreverente, abordar questões políticas, sociais e econômicas do Brasil.
Agende-se: O desfile do Gargalhada acontece em 14 de fevereiro, das 11h às 15h. O bloco sai pela Boulevard 28 de setembro, entre o número 160 e a Rua Major Barros, retornando pela mesma via até o ponto de concentração, onde haverá a dispersão.

Banda do recreio
Em seu estatuto, a Associação Banda Alegria do Recreio tem como principal item promover eventos carnavalescos para toda a comunidade do Recreio dos Bandeirantes e bairros adjacentes, principalmente em locais de alta concentração, como a Avenida Lúcio Costa, praia do Recreio dos Bandeirantes, os postos 9 e 10 e outros lugares. Para 2010, o bloco vai abordar o tema da alegria com o enredo Só a alegria vai contagiar. Agende-se: O desfile da Banda do Recreio acontece em 7 de fevereiro, das 14h às 19h. O bloco sai da Avenida Lucio Costa, passa pela Rua Gláucio Gil e dispersa na Lucio Costa.

Impussivi
De uma simples brincadeira surgiu o bloco carnavalesco Grupo Impussivi. Em meados de 2004, alguns amigos que se reuniam no Bar do Jesus para organizar cervejadas, e sempre diziam que o objetivo principal era fazer um churrasco em frente à empresa, o que muitos diziam ser algo impossível. A partir daí, a brincadeira tomou proporções 'sérias' e acabou se transformando em um dos blocos mais animados da Tijuca.
Agende-se: O desfile do Impussivi acontece em 13 de fevereiro, das 13h às 17h. O bloco se concentra na Avenida Lucio Costa, passa pela Gláucio Gil e retorna para a Lucio Costa.

Amigos da esquina
Referência no bairro de Engenho de Dentro, o bloco Amigos da Esquina cresce a cada carnaval devido a sua organização. O trabalho é feito com muita disciplina sem deixar de lado a alegria tradicional da zona norte carioca. O objetivo é divulgar ainda mais o bloco para que moradores de outras zonas da cidade participem dos desfiles.
Agende-se: O desfile do Amigos da esquina acontece em 13 de fevereiro, das 15h às 20h. O bloco sai da Rua Pernambuco, passa pela Rua. Dr. Bulhões, Rua Ramiro Magalhães, Rua Adolfo Bergamini, Rua Ana Lenídia, Rua Gustavo Ridel, e por fim, na Rua Pernambuco.


Bloco Quizomba é uma das atrações dos desfiles dos blocos cariocas neste carnaval

Monobloco
O número de ritmistas impressiona. São aproximadamente 120 pessoas fazendo barulho de qualidade, o que transformou o Monobloco em um dos grandes fenômenos de público do Carnaval carioca, em uma mistura de samba, coco, funk e charme.
Agende -se: O desfile do Monobloco acontece em 21 de fevereiro, às 9h. A concentração acontece a partir das 8h, para a apresentação na Avenida Rio Branco.

Quizomba
O que mais impressiona no bloco Quizomba é a estrutura do grupo. São quatro cantores, metais, violão, cavaquinho e cerca de 60 batuqueiros. Esta turma faz grandes arranjos de sambas-enredo do passado e marchinhas, além de outros ritmos como o afoxé, samba-funk e o mangue beat.
Agende -se: O desfile do Quizomba acontece em 16 de fevereiro, das 10h às 16h. O bloco passa pela Rua dos Arcos, Mem de Sá, Teixeira de Freitas, Augusto Severo, encerrando em frente ao Circo Voador.

Cordão do bola preta
Como em todo ano, a história se repete. Uma multidão vai acompanhar o desfile de um dos mais tradicionais blocos cariocas, o Cordão do bola preta, que estreou nas ruas do Rio em 1918. Para este ano, a comunidade da zona oeste carioca será representada na Corte Real do Cordão do Cordão da Bola Preta. A rainha Flávia Lopes, de 23 anos, mora em Realengo, e a segunda princesa, Luciana Caramelo, é de Deodoro. No repertório do bloco, sob comando do mestre Quintanilha, diversas marchinhas carnavalescas e sambas-enredos que marcaram época no carnaval carioca.
Agende -se: O desfile do Cordão acontece em 13 de fevereiro. A concentração tem início às 7h, na Cinelândia.

Confira abaixo a programação completa dos desfiles dos blocos no Rio durante os quatro dias de folia na cidade maravilhosa.

Fotos: Divulgação.

Atualizado em 6 Set 2011.