Se em países como Estados Unidos e Londres a tendência de acomodar palco e mesas em um mesmo ambiente já é traço cultural, por aqui os espaços que adotam tal estrutura j dão passos firmes para se consolidar na noite paulistana. Tendo como grande atrativo os espetáculos de stand-up comedy, bares de toda a cidade já se habituaram a trabalhar com casa cheia aos finais de semana.
A mistura funciona. Danilo Gentili e Rafinha Bastos, ambos humoristas e donos do Comedians Comedy Club, situado na rua Augusta, em São Paulo, já embarcaram na onda e sabem como funciona a interação do público com os funcionários da casa. A relação não é de amor e ódio, no entanto, a chance de aperfeiçoar o relacionamento e, porque não, o envolvimento do público com o show apresentado, fizeram com o que o sistema da casa passasse por uma revolução.
Os garçons, ao transitarem pelas imediações do local, muitas vezes tornavam-se os grandes vilões da noite. Ainda mais quando perambulavam pelo espaço munidos de bandejas abarrotadas de copos e pratos.
Por meio de um aplicativo para sistema Android, batizado de Meu Pedido, o clube de humor encontrou a solução para tal problema. Trata-se de um curioso programa, destinado ao Samsung Galaxy Tab – uma espécie de computador digital sem teclado físico -, que dá oportunidade ao público de encomendar sua bebida ou comida fazendo uso apenas da pressão imposta pelos dedos. Alguns toques nos tablets, dispostos em todas as mesas, e o pedido está concluído.
À primeira vista, as inúmeras opções sensíveis ao toque podem tornar a experiência um pouco complicada. Entretanto, após cadastrar o número trazido na comanda, a viagem pelas versões de drinques, lanches e porções ganha fácil aceitação. A possibilidade de adicionar ou remover quantias da mesma comida ou bebida, além da escolha de “com colarinho” e “sem colarinho” no caso dos chopes, contribuem para a lista de atrativos do novo cardápio.
Atraente, mas distante de ser uma novidade, a iniciativa tecnológica, já observada em outros restaurantes do país, não chega para abreviar a existência da saudosa profissão de garçom. Prova disso é o fato do próprio funcionário da casa ser o responsável por levar à mesa os pratos encomendados via tablet.
Além do Comedians, outros bares brasileiros também foram seduzidos pela interatividade e praticidade oferecida pelo aplicativo. Seja como ferramenta do cliente ou substituto dos famosos bloquinhos de papel dos garçons, os equipamentos já figuram na lista de atrativos de diversos espaços. Confira abaixo alguns deles:
São Paulo
Um dos precursores na inclusão dos tablets no mercado gastronômico, o Bar Brahma trabalha com shows ao vivo e uma infinidade de petiscos no seu cardápio digital. Munidos com uma versão do iPad, os garçons visitam as mesas para apresentar as opções e cadastrar pedidos.
Apesar da fama conquistada pelos atrativos da cultura boêmia, o espaço tornou-se agradável, também, aos olhos do público jovem. O fato da novidade tecnológica promover interatividade e apresentar iguarias ilustradas são os principais fatores.
Campinas
A cervejaria trabalha com apenas um iPad, que é utilizado como auxílio na hora da escolha do drinque. Apesar de concentrar a maioria das bebidas em seu cardápio à moda antiga, a casa faz uso do equipamento para atrair a clientela.
Na versão digital do menu, são encontradas algumas versões de cerveja, entre rótulos nacionais e internacionais, lanches e salgados.
Por Adriano Bertin
Atualizado em 10 Abr 2012.