O St. Patrick’s Day se aproxima. A festa celebra São Patrício, padroeiro da Irlanda e responsável por converter o povo daquele país ao cristianismo. Todo dia 17 de março – data da morte do homenageado – as pessoas vão aos pubs comemorar vestidas de verde e, claro, bebendo muita cerveja.
+ Pubs com programação especial no St. Patrick's Day
E o Brasil aos poucos vai incorporando a tradição do St. Patrick’s Day ao seu calendário. Junto com isso, o gosto do brasileiro por cervejas gourmet também aumenta, como explica Aldryn Suusmann Pere, chef do The Joy: “O consumo está crescendo muito por aqui. Agora temos uma ampla variedade de cervejas boas e uma grande divulgação e distribuição por todo o país. Isto aliado ao aumento do poder aquisitivo tem ajudado muito este mercado”, conta.
Aldryn destacou seis rótulos nacionais: Colorado, de Ribeirão Preto; Coruja, de Porto Alegre; Bodebrown e Way, de Curitiba; Bamberg, de Votorantim; e Wäls, de Belo Horizonte
Na onda das cervejas gourmet, Aldryn sugere alguns rótulos para harmonização com o Fish’n’Fries, tradicional prato irlandês muito apreciado durante o St. Patrick’s Day: “Cervejas do tipo Lager, como a Heineken, ou Weiss, como a Erdinger, que são mais leves, combinam muito bem com este prato”.
Durante o St. Patrick’s, a irlandesa Guinness é muito consumida por aqui. Segundo Aldryn, a cerveja cai bem com ostras e carnes tostadas. Para quem prefere beber durante a sobremesa, a pedida é um pint acompanhado por um chocolate amargo. O chope verde, pilsen “clássica” bebida nos botecos do Brasil tingida com corante, cai bem com saladas, frangos e peixes.
A pedido da reportagem do Guia da Semana, Aldryn selecionou sete rótulos estrangeiros não tão caros para quem curte cervejas gourmet. São eles:
A norte-americana Rogue Hazelnut Brown, a belga Duvel, a belga Karmeliet Tripel, a escocesa Brewdog Punk IPA, a tcheca Pilsner Urquell, a norte-americnana Brooklyn Larger e a belga Hoegaarden
Por Anderson Nascimento
Atualizado em 18 Mar 2013.