Guia da Semana

Foto: Getty Images


A profissão de DJ que, há algum tempo, é febre entre os jovens, espalhou-se também entre os pequenos e até já chegou, incrivelmente, aos vovôs e vovós da melhor idade!

A música eletrônica conquista todas as gerações e faz crescer um mercado que mistura a alegria com o prazer de tocar para um público - e ainda dá para ganhar para isso. Essa tendência já vem aparecendo em vários meios de comunicação, sobre a possibilidade deste prazer de mixar versus profissão de DJ. Pegando carona neste tema, sugiro o curso de férias para aprender ou aprimorar seus conhecimentos musicais.

Em dezembro e janeiro, o número de matrículas na escola de e-djs costuma dobrar, e sabe por quê? Neste período, as pessoas têm mais tempo para se dedicar. O bacana é que, após o curso básico de DJ, o aluno que deseja seguir carreira pode se aprimorar na área que deseja também.

O segmento de eventos particulares - por exemplo, festas de aniversários e casamentos - cresce mais a cada dia. O importante é aprender as técnicas de mixagens com todos os estilos mais tocados nestes eventos, como animação de pista (microfone), ligação de equipamentos, sequência musical, atendimento ao cliente, orçamento e contrato. Após esse curso, o profissional precisa se divulgar para ter convites de trabalho. Para isso, é importante adquirir um kit de divulgação contendo fotos profissionais, set mixado de aproximadamente uma hora de duração e a elaboração de seu release (currículo do DJ).

Este material deve ser espalhado pelas redes sociais, além de levar seu cd mixado para promoters e contatos de casas noturnas. E treinar bastante o que aprendeu em aula, pesquisar muita música e elaborar um contrato para não começar "errado", pois se valorizar e ser profissional é bom e não atrapalha ninguém.

Leia as colunas anteriores da DJ Lisa Bueno:

Hip Hop também para elas

Novidade no mundo dos DJs

Quem é a colunista: DJ Lisa Bueno, 28 anos, especialista em música eletrônica e hip hop.

O que faz: DJ e produtora executiva da e-djs. DJ residente do stand-up comedy Senta pra Rir, com Diogo Portugal.

Pecado gastronômico: Pizza.

Melhor lugar do Brasil: Onde tenha um par de toca-discos.

O que está ouvindo no carro, iPod ou mp3: Jazz.

Fale com ela: [email protected].





Atualizado em 6 Set 2011.