Guia da Semana

Fotos: Prefeitura de Trairi
Parece montagem, mas esta é a Praia de Mundaú

Localizada ao norte do Ceará, nada falta a Trairi para ser um dos principais pontos turísticos do Estado. A cidade encontra-se apenas a 150 km de Fortaleza, com acesso por uma estrada asfaltada, hospedagem de qualidade, além de grande diversidade de bares e restaurantes.

Toda esse infraestrutura é rodeada por um cenário natural incrível, composto de dunas, praias de águas transparentes e rios. Isso além do calor, muito calor. O município, de 50 mil habitantes, apresenta uma amplitude térmica mínima durante o ano, com temperaturas que variam de 24ºC a 32ºC.

O nome da cidade significa vem da língua indígena e significa "peixe descendo o rio", uma homenagem ao rio Trairi. Mas as grandes atrações ficam por conta das praias, onde se encontram a maioria das 30 pousadas locais, distribuídas entre Mundaú, Flecheiras, Guariju e Emboaca.

Mundaú

A população da praia de Mundaú, que significa "Lagoa Grande", é composta por pescadores e mulheres rendeiras, que são responsáveis pelo comércio local, uma das principais atrações turísticas da região, que tem seu pico no final da tarde. Durante o dia, uma boa pedida é aproveitar as águas calmas do mar, em mergulhos que permitem observar os recifes a 5 km da areia, que formam lagoas naturais. Os mais radicais ainda podem descer as dunas em pranchas de Sandboard.

Flecheiras

O lugar é o principal ponto de agito de Trairi, concentrando a maioria das opções de hospedagem, bares e restaurantes. Além das águas cristalinas do mar, podem ser encontradas belíssimas lagoas azuis entre dunas e coqueiros.Vale a pena ainda fazer um passeio de jangada no mar e de buggy nas dunas. O nome Flecheiras é uma homenagem às índias, que, segundo a lenda, desciam os morros para caçar os peixes com arco e flecha.

Guajiru

Consegue ser a praia mais tranquila em meio a calmaria de Trairi. Encontra-se em um povoado pequeno, sendo ideal para passeios de um dia. O local reserva algumas opções de pousadas, que embora receptivas, são bem mais rústicas do que as encontradas em suas vizinhas. O nome do local é uma referência à pequena fruta Guajiru, encontrada em abundância nos arbustos das dunas.

Emboaca

É a praia com menos infraestrutura da região, oferecendo opções de hospedagem nas casas de pescadores. Um lugar ideal para quem procura um destino remoto e relaxante, longe do computador e do celular, à sombra de um dos muitos coqueiros a sua volta. Localiza-se entre Flecheiras e Mundaú. Prefira visitá-la durante a maré baixa, pois a faixa de areia é bastante curta.

Como chegar

O principal acesso ao município é feito através da rodovia Costa do Sol Poente (CE-085), que liga Fortaleza aos municípios vizinhos a Trairi, como Itapipoca e Paraipaba. São cerca de 140 km com vias em bom estado.

Uma das capitais da fé
Assim como muitas cidades cearenses e brasileiras, Trairi tem uma história baseada na fé. No final do século 18, Maria Furtado Mendonça, uma rica senhora portuguesa, estava navegando em direção às Índias quando um temporal tirou o navio da direção. Apavorada com o péssimo estado da embarcação, prometeu para Nossa Senhora do Livramento que construiria uma igreja em sua homenagem no local em que desembarcasse com vida.

A senhora chegou à Trairi, no local onde hoje é divisa entre Flecheiras e Guajiru. Após passar as dunas, ela achou o vilarejo, onde deu dinheiro para um fazendeiro para construir a paróquia, enquanto ia para Portugal buscar uma imagem da santa. Meses depois. Hoje, Nossa Senhora do Livramento é a padroeira de Trairi. Entre seus visitantes ilustres, está o Padre Cícero Romão Batista, o "Padim Ciço", que já registrou diversas passagens por ali.


Onde ficar

Mundaú Dunas Hotel
Rua do Grupo - Mundaú
Telefone: (85) 3351-9011
Diária: a partir de R$ 74,00* com café da manhã.

Pousada Vira Sol
Rua da Praia, 942 - Flecheiras
Telefone: (85) 3351-3012
Diária: a partir de R$ 100,00* com café da manhã.

*Preços sujeitos a alterações

Atualizado em 6 Set 2011.