Apelidada de abrideira, bagaceira, cana, caninha, água benta, água que passarinho não bebe, birita, engasga-gato, goró, marvada, pinga, purinha, entre outros, a bebida extraída da cana-de-açúcar já faz parte da tradição brasileira. Por este motivo, a Câmara dos Deputados aprovou, em outubro do ano passado, a lei que decreta 13 de setembro o Dia Nacional da Cachaça.
Trazida pelo português Gonçalo Coelho, a bebida produzida principalmente pelos mineiros ganha destaque também em outros cantos do país, como São Paulo, Pernambuco, Ceará e Paraíba. Para celebrar a data, o Guia da Semana preparou um roteiro com três dicas de cachaçarias para curtir na cidade:
Água Doce
Localizada no boêmio bairro da Vila Madelena, a casa oferece, além de 112 tipos de cachaça, cerca de 90 coquetéis preparados com vinho ou vodka.
Cachaçaria Paulista
Com mais de 15 anos na praça, o local destaca-se por servir cerca de 300 sabores de cachaça, além de comidas típicas de todas as regiões brasileiras ao som de MPB.
Cachaçaria Pompéia
Cerca de 1000 rótulos compõem o acervo do estabelecimento, que oferece ainda petiscos para acompanhar, como o famoso bolinho de abóbora com carne seca.
Foto: Wikipedia
Atualizado em 6 Set 2011.