Guia da Semana

Foto: Getty Images


Criada a partir de uso de equipamentos e instrumentos eletrônicos, como sintetizadores, gravadores digitais, computadores ou softwares, a e-music possui uma série de estilos diferentes. Também chamados de vertentes, são definidos de acordo com os estilos que unem e quais influências recebem. No grupo de mais conhecidos pode-se identificar house, trance, electro e techno. A mistura entre esses ritmos e com outros, além da fusão com tipos de música como rock, soul e jazz, cria estilos repaginados de música eletrônica.

Segundo o DJ e produtor Rodrigo Campos, diretor do Instituto de Musica Eletrônica Dub Music, localizado em São Paulo, o house é base da maioria das vertentes da e-music. Surgido nos anos 80 em Chicago, nos EUA, é acelerado, marcando caixas e bumbos com beat pulsante. Quem pensa que as vertentes são ritmos novos, engana-se. Como defende Rodrigo, eles são repaginados, são sonoridades de estilos iguais, com variações de timbres, mas sempre na famosa batida 4X4. O Guia da Semana fez uma seleção de vertentes repaginadas e criou um dicionário de e-music.

Dubstep - misturando sons digitais do dub (som de reggae que destaca baixo e bateria) jamaicano dos anos 1980, apresenta batidas graves, irregulares e lentas. É sistemático como o seu ritmo de origem, drum'n'bass.

Minimal - a tradução da palavra ajuda a definir o estilo. Minimalista, é resultado de misturas com techno e caracterizado por batidas e sons progressivos, valendo-se de poucos elementos, como sintetizadores e gravadores, na composição.

Fidget house - vertente de house music, esse estilo tem trechos com vocal, misturando linhas de baixo graves com funk em batidas quatro por quatro.

Deep house - vindo do estilo house music, utiliza bateria, efeitos de sons contínuos e amostras de vocais e sintetizadores, com influências de soul e jazz.

Funk house - marcado por uso excessivo de sintetizadores e vocais simples, utilizando também elementos analógicos, diferentemente do deep.

Tribal house - com batidas pesadas, possui sons fortes que não são muito repetitivos ao longo da música. Com influência de ritmos africanos, apresenta toques de bongôs.

House vocal - os vocais são o grande diferencial do estilo, aliados a batidas de house, jazz, funk e deep.

Tech house - une estilos como techno (caracterizado pelo ritmo 4X4, seco e reto), com soul, jazz e grooves lentos.

Leia mais:
Quer ser DJ? Conheça detalhes dos cursos e em quais escolas fazer

Atualizado em 6 Set 2011.