Foto: Getty Images |
No mundo do "todo mundo é DJ", quem toca bem mesmo tem que se mostrar! Mas para chegar aos ouvidos das pessoas certas, é preciso um pouco mais do que técnica de mixagem e bom gosto musical!
O acesso fácil às músicas pela internet, é outro ponto importante! Porém fique atento à qualidade da faixa! Algumas lojas vendem músicas nos formatos (*.flac, *.wav e *.mp3 em diferentes bit rates). Além dos cursos existentes, existem controladores e softwares que facilitam a vida dos DJs na hora de colocar a galera pra dançar.
Para conseguir um lugar ao sol neste meio tão disputado, é preciso muita dedicação, disciplina, bom gosto e técnica.
Gravar um "mixset", ou uma sequência de músicas mixadas, é o primeiro passo. Ligue a saída do seu mixer ou mesa de som, na entrada do computador e selecione um programa de gravação de áudio. Grave o seu set como se estivesse tocando para uma multidão, trabalhe bem nas mixagens e faça pelo menos uma hora de set, desta forma os promotores saberão que você consegue segurar a pista!
O segundo passo é subir seu set na rede. Eu utilizo muito o 4shared. É grátis e aceita arquivos de até 100mb. A qualidade da gravação é essencial. Passe a diante o link do seu set. Veja o meu como exemplo. Nele você pode tanto ouvir pelo site ou, se preferir, pode fazer o download grátis. Distribua para o maior número de pessoas possível assim saberão quem você é quando estiver tocando na "balada"! Há também vários web sites, como o PLAYFM, Myspace, Facebook, Imeem, onde pode-se criar um perfil para divulgar seu trabalho. Você se cadastra e pode publicar suas produções musicais, tendo um perfil e foto!
A melhor forma de se tornar conhecido no meio musical é ter seu som tocado por outros DJs. Se a música for boa, traz boa reputação e, provavelmente, o set também será!
Não quero dizer que para um DJ ser completo, ele deve ser produtor também. Mas esta é uma outra maneira de divulgar seu trabalho com a ajuda da internet. Outra dica é deixar a música disponível para download grátis. Assim, o acesso será maior. Divulgue em blogs, pois muitos deles escrevem críticas de sons, além de ser fonte de referência para muitos DJs.
Fóruns especializados são outra boa sacada! A Nu Skool Breaks é uma ótima escolha para os interessados na "nova escola do break"! No Brasil, o Rraurl representa um dos melhores fóruns nacionais da música eletrônica. Vale a pena dar uma passadinha neles, pra descobrir o que passa nas diferentes cenas.
Rádios on-line são outra ferramenta importante para os DJs divulgarem seus sons. Hoje há diversas rádios na internet focadas em diferentes estilos de som, da MPB ao Eletrônico e cada uma com suas vertentes. Aqui no Brasil, uma rádio tem balançado o esqueleto de centenas de internautas.
Quem é o colunista: Maurício Tadashi aka Chili Breakz
O que faz: Música! DJ residente da NSBRadio.co.uk e manager da artista Camila Rocha.
Pecado Gastronômico: Eby-fry, Temaki de camarão especial do Hiro Eldorado!
Melhor Lugar do Mundo: Qualquer um com minha família.
O que está ouvindo no iPod, carro ou mp3: Breaks, breaks e breaks!
Fale com ele: chilibreakz@gmail.com ou acesse seu myspace ou twitter .
Atualizado em 6 Set 2011.