Estava demorando para criarem um software para iPad que reproduzisse dois decks e um mixer para DJ, mas a Apple, como sempre, confirma a evolução e o sucesso de uma das empresas mais interessadas quando o assunto é baladas e DJs.
Já existiam muitos softwares do gênero antes, e os caras agora criaram um programa que reproduz tudo o que é possível fazer num set de DJ somente na tela do iPad. Tudo é muito simples: basta ter um iPad e o DJ for iPad da Algoriddim instalado, funcionando com o sistema iOS 4.2 em Mac e uma biblioteca do iTunes.
De acordo com o vídeo de divulgação, ele reproduz quase que fielmente todos os movimentos. Digo "quase" porque, como é a primeira versão, o programa ainda demora um pouco para responder devido à pouca memória do iPad. Mas a tendência é a perfeição, como em toda evolução. O software também tem funções de scratch, pitch e busca, embora ainda não possua efeitos - um mero detalhe para a próxima versão do programa.
A Algoriddim promete que o software atende a qualquer exigência: o foco ainda é o consumidor amador primário. A empresa oferece a oportunidade de qualquer pessoa ser DJ, mas não entra em detalhes de sistema profissional. Mas não parece ser uma boa ideia ligar o iPad num sistema profissional e sair tocando em uma festa para dezenas ou centenas de pessoas antes de fazer vários testes.
O sistema iTunes ajuda bastante em relação ao peso de execução das músicas, mas ainda não mostra ser confiável. Pode ser que o programa trave e você leve uma vaia. Uma grande pergunta é a capacidade de armazenamento de músicas, já que o iPad ainda não tem um HD de grande capacidade. Mas isso é questão de tempo.
Num futuro muito próximo, veremos pessoas dentro do metrô mixando suas tracks nos fones de ouvido, dentro de ônibus, nas filas, em praças, em qualquer lugar. Embora ainda longe de chegar à perfeição de um DJ na balada.
São reais o interesse e a evolução que a Apple apresenta com relação aos DJs, e isso não vai parar por aqui: muitas informações estão chegando para o futuro e PCs e notebooks estão com seus dias contados.
Com o sistema touch, grandes capacidades de armazenamento, sistemas simples de execução e a proximidade cada vez maior das pessoas com a tecnologia, estas novidades levam pessoas comuns que gostam de música a experimentar o que um DJ sente quando está na vibe da pista.
Não vamos confundir as coisas. Apesar da evolução e facilidades que prometem às pessoas serem os DJs, um profissional capacitado tem uma experiência muitas vezes e infinitamente maior que uma pessoa comum. Colocar um DJ amador tocando numa festa bacana, de iPad com um DJ For iPad, revezando com um DJ profissional, não parece uma boa ideia. Um dos dois se dará mal por causa da grande diferença de conhecimento, atitudes e ações, que fazem a pista ir por músicas diferentes.
Aquilo que poderia ser uma atração e está fazendo a pista bombar pode ser um tiro no pé. Pode parecer estranho, mas, às vezes, aquela música que você acha que está indo muito bem porque a pista está dançando pode ser a mesma que fará o público sair da festa falando mal: em uma balada bombada qualquer música vai bem, mas a qualidade conta muito para o sucesso dos próximos dias. A tecnologia ainda é somente de 20% a 30% do que um bom DJ faz. Portanto, não se engane: comprar um iPad com DJ for iPad instalado não fará você ser um DJ profissional.
Leia as colunas anteriores do DJ Fabio Reder:
Vetada a profissão de DJ
O Flash House está de volta
Downloads na mira
Quem é o colunista: DJ há 18 anos, produtor musical há três anos, divulgador de músicas para rádios desde 1997.
O que faz: DJ, produtor de música eletrônica e empresário do ramo de rádio.
Pecado gastronômico: Lasanha e pavê de Sonho de Valsa.
Melhor lugar do Brasil: Meu estúdio de produção musical.
O que está ouvindo no carro, iPod ou mp3: Música eletrônica e diversos outros estilos que contenham letras bacanas e melodias.
Fale com ele: [email protected] ou acesse o site do colunista.
Atualizado em 1 Dez 2011.