Aconteceu, no dia 29 de abril, na casa de show Easy, em São Paulo, o DJ Sound Awards 2008, a maior premiação da Dance Music da América Latina. O evento celebra os destaques do mercado Dance no Brasil e no mundo, promovido pela revista DJ Sound, desde 1992. A festa ficou no comando dos apresentadores Paulo Veronezi, Alexander Rey Hunt e Michelly Pettri (antiga bandida do funk). Foram 34 categorias premiadas, divididas entre estilos musicais, área de atuação, premiações para cantores internacionais e um prêmio especial. Mais de 20 mil internautas votaram no site oficial da revista, entre agosto de 2007 e março deste ano.
Durante a comemoração, aconteceu lives PA de Kasino, Ramada e dos projetos Deep Step, House Boulevard feat. Samara (formado pelos produtores Gino Martini, Willian Narayame, o DJ Tom Hopkins), Killer On The Dance Floor e Lisa Bueno feat. Tico Producer. Também estiveram presentes, mostrando suas discotecagens, os DJs Leo Janeiro (A House pulsante em todas as suas vertentes), Silvinho e Milk (Back to Back - Black Music), Fabiano Salles & Glauco (house) e o residente Ricardo Randek.
Conheça as categorias e os vencedores:
DJ - House e Electro House: Rodrigo Ferrari - importante figura da música eletrônica brasileira, o DJ é especialista em House e produtor. Residente da Pacha, em São Paulo, Ferrari representou o Brasil em eventos como Slinky, Gatecrasher e Tribal Gathering, todos na Inglaterra. O DJ já tocou ao lado de artistas como Darren Pearce, John Graham, Derrick May e Jr. Sanchez e discotecou em clubs internacionais como o Purple e Turnmill.
DJ - Progressive House: Ferris - com 15 anos de carreira, o DJ, produtor e remixer de progressive house toca nas rádios de São Paulo, além de clubes e eventos de música eletrônica de norte ao sul do país. Entre as casas noturnas que Ferris se apresentou estão Lov.e (São Paulo), Privilege (Búzios), Spin (Porto Alegre), D-edge (São Paulo), Trend (Brasília) e Muzik (Curitiba). O DJ remixou a música Salvador, do DJ Joe K, lançada em vinil e diversos países.
DJ - Drum & Bass & Break Beats: Marky - um dos primeiros DJs brasileiros a tocar jungle, estilo originou o drum´n bass, Marky é considerado um dos maiores DJs do estilo no mundo, descoberto pelo DJ inglês Bryan Gee, que o viu tocando em São Paulo, no final da década de 80. O paulista já passou pela Inglaterra, Canadá, Bélgica, Eslovênia, Holanda e Estados Unidos.
DJ - Trance/Psy: Noronha - o DJ começou a tocar em Santos, sua cidade natal, em 2000, se apaixonando pelas batidas de Psy e Trance. Mesmo novo no cenário eletrônico, Noronha participou de eventos conhecidos, como XXXperience, Tribe, Earth Bance, Tip World Party, Psyde, Invasion Festival e outras.
DJ - Techno/Tech-House: Mau Mau - sua principal característica é a mistura de techno e house junto com batidas tipicamente brasileiras. Desde 1987 fazendo parte do cenário eletrônico, Mau Mau participou do carnaval de Salvador, tocando ao lado da cantora baiana Daniela Mercury. O DJ produziu trilhas para desfiles de marcas conhecidas, como a Pierre Cardin, Slam Lorenzo Merlino, Reinal Lourenço, Zoomp e outras.
DJ - Dance: Tom Hopkins - começou a tocar nos picapes, em 1986, ao lado do conhecido DJ Décio, na época residente da extinta casa Contra-Mão, em São Paulo. Mas, foi por meio de uma viagem ao Japão, que o DJ aprimorou seu estilo, sendo residente de clubes conhecidos nas cidades de Tokyo, Kanagawa, Nagoya, Osaka e Nagano. Suas principais influências sãos os remixes dos DJs Paul Oakenfold, Sash e Tony Humpries.
DJ - Black Music: Grand Master Ney - conhecido DJ de black music, seu repertório se destaca por remixar músicas negras africanas e brasileiras, animando as pistas de festivais de todo o país.
DJ - Mixing Clubs/GLS: Robson Mouse - conhecido pelas mixagens de house, tribal house e electrohouse, o DJ está há onze anos fazendo parte do cenário eletrônico brasileiro, tocando em diversas casas noturnas de São Paulo.
DJ - Cena RJ: Leo Janeiro - o DJ e produtor foi indicado pela revista DJ Sound na categoria melhor DJ do Brasil, em 2002. Com mais de dez anos de carreira, Leo Janeiro tem presença marcada nas principais casas eletrônicas cariocas e também em festivais como o Skol Beats 2007, Chemical Muscial festival, Cremafields, Skol Rio 2004, Tim Pop Festival, Pop Rock Brasil BH e outros.
DJ - Revelação: Ale Rauen - a DJ iniciou sua carreira no sul do país e leva para os picapes os últimos lançamentos do Electro House. Ale é sempre chamada para tocar em clubes e eventos eletrônicos, como a Tenda da Pacha, na Festa Helvetia, Deseo (Balneário Camboriu), Anzu Club (Itú), House Garden (Goiânia), Big Mix (Porto Velho) e outros. Ale Rauen fez parte do projeto Female Angels, que reuniu diversas DJs brasileiras, que agitaram o carnaval de Salvador, em 2007 e participaram do El Divino Club, em Florianópolis.
DJ - Mulher: (Prêmio Especial) Taty Aguiar - foi a partir de um concurso de discotecagem que a DJ se interessou pela profissão. Taty Aguiar tocou em festas como Ecko Sessions, no Jokcey Club e também em uma rádio na cidade de Tietê, no interior de São Paulo.
DJs Booking em Eventos de E-Music: Marcos e Marcelo Braga - experientes na cena eletrônica, principalmente com as batidas de electro, a dupla já tocou ao lado de Tiesto, Fatboy Slim, Carl Cox, Chemical Brothers e outros DJs renomados na cena eletrônica.
Prêmio Especial: Renato Lopes se destacou por suas discotecagens nos últimos 18 anos. O DJ começou a tocar oficialmente em 1986, no Madame Satã, em São Paulo, apresentando pós-punk e house music. No ano seguinte tornou-se residente do Nation Disco Club fazendo com que o público tomasse conhecimento da música eletrônica. Também marcou presença em outras casas paulistanas, como o clube Malícia, o Sra. Krawitz, Lov.e, A Loca, Ultralounge, Jazzzy, Stereo, Jump, Sirena e outros.
O DJ produziu trilhas para desfiles de moda e formou uma parceria com o produtor Suba, no projeto S&L Dreamescapes, em que ajudou na produção da canção Lovin´you, para o cantor Edson Cordeiro. Seguindo a carreira internacional, Renato passou pela Argentina, Uruguai, Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos e Chile.
Mais categorias
A comemoração também premiou singles e músicos de hip hop nacional e internacional, além de álbum internacional, produtores e programas de rádio da cena eletrônica.
Single Produção Internacional: Tiësto feat. Chiristian Burns - In The Dark
Single Produção Nacional: Gui Boratto - Beauttiful Life
Álbum Internacional: David Guetta - Pop Life
Produtor E-Music: Carlo Dall´Anese & Fábio Castro
Produtor Música Eletrônica (revelação): Joe K
Produtor Dance-Pop: Fabianno Almeida & Ian Duarte
Produtor E - Music RJ: Marcelinho CIC
Remix Nacional: 2 Headz - Limão
Hip Hop Nacional: Cabal
Hip Hop Internacional: Justin Timberlake
R&B Internacional: Rihanna
Dance Nacional: House Boulevard
Dance Internacional: Boyrox feat. Luciana
Programa de Baladas FM: Metronight - Metropolitana FM
Programa FM - Dance & Black Music com DJs: Clubtronic - Enerfia 97 FM
Locução Rádio FM: Tina Roma - Jovem Pan 2
Casa Noturna: Pacha - SP
Iluminador - Light Jockey: Johnson
Live P.A.: Oil Filter
Evento SP: Spirit Of London
Evento RJ: Chemical Music Festival
Atualizado em 6 Set 2011.