Já falei aqui sobre o crescimento da profissão de DJ e sobre dicas de como ingressar na carreira como profissional, por meio de um bom curso. Mas, depois da especialização, quais caminhos trilhar? Devemos levar em conta que cada vez mais há DJs ou pseudo "DJs" no mercado, deixando os novatos com poucas chances de ter e curto prazo um destaque.
Para quem não sabe como começar a tocar ou se apresentar, tenho algumas dicas fundamentais. Antes, quero ressaltar que a divulgação é a alma do negócio. Todo profissional precisa ter sua ferramenta de divulgação. Fotos com produção e criativas, release e gravar um set (seleção musical mixada com duração de aproximadamente uma hora).
Outra dica: buscar visibilidade gratuita lançando mão da internet!
- Cadastre-se em todas as redes sociais possíveis (incluindo a soundcloud - que serve justamente para postar seus sets) com um perfil profissional contendo os itens acima e espalhe entre seus amigos primeiramente.
- As pessoas que gostam do seu trabalho vão indicando uns para os outros. Até aí, isso é normal. Cuidado para não se empolgar tanto em espalhar seu set pra todo mundo e começar a mandar mensagens como se fosse spam pra qualquer um da rede e começar a ser uma pessoa chata. Bom senso sempre!
- Se o resultado foi bom e muitas pessoas curtiram, então você pode gravar isso em CD e levar diretamente aos promoters das baladas que tem o mesmo perfil do seu som.
-Grave um vídeo de você tocando em estúdio. Isso ajuda bastante e divulga melhor ainda do que apenas ouvindo. As pessoas também poderão ver as suas habilidades e bom gosto musical.
Assim como qualquer artista, não é fácil começar e ser reconhecido. Precisa ter muita persistência e força de vontade, pois os resultados vão acontecer mesmo que demore um pouco. Vá atrás do seu sonho e conquiste o seu lugar no universo musical!
Leia as colunas anteriores da DJ Lisa Bueno:
Teen DJs
Pioneer HDJ-500
Hercules 4-MX - eu aprovo!
Quem é a colunista: DJ Lisa Bueno, 28 anos, especialista em música eletrônica e hip hop.
O que faz: DJ e produtora executiva da e-djs. DJ residente do stand-up comedy Senta pra Rir, com Diogo Portugal.
Pecado gastronômico: Pizza.
Melhor lugar do Brasil: Onde tenha um par de toca-discos.
O que está ouvindo no carro, iPod ou mp3: Jazz.
Fale com ela: [email protected].
Atualizado em 10 Abr 2012.