Foto: Wikipedia
Referência para os beatniks, base para a bossa nova, trilha sonora para Woody Allen e mera música gastronômica para o filósofo Theodor Adorno, o jazz influenciou e continua a influenciar diferentes gerações. De alguns anos para cá, a capital paulista ganhou diversos espaços que se dedicam exclusivamente ao estilo musical de Miles Davis, John Coltrane, Billie Holiday, Ornette Coleman e companhia. Com isso em mente, preparamos um roteiro com os melhores clubes de jazz paulistanos e algumas opções para quem quer ouvir boa música fora da capital paulista.
JazznosFundos
Foto: Máximo Levy/Divulgação
Quem passa em frente ao número 1076 da rua João Moura não imagina que lá está um dos clubes de jazz mais estilosos de São Paulo, o JazznosFundos. O nome faz jus à localização do estabelecimento, que fica nos fundos de um estacionamento de carros um tanto mambembe, no bairro de Pinheiros. Com petiscos, drinques e cervejas nacionais e importadas, o espaço é frequentado majoritariamente por um público jovem e descolado, que vai ao local, acima de tudo, pela música. A paquera e as peculiaridades da noite são apenas consequências disso.
Pepe Cisneros, Trio Corrente, Yaniel Matos e Chico Willcox são alguns dos nomes frequentes na programação da casa. Para quem está acostumado à boemia, o JazznosFundos deve ser visto apenas como o começo da noitada, pois a maioria dos shows que ocorrem por lá não passa da 1h.
Endereço: Rua João Moura, 1076, Pinheiros.
Funcionamento: Quinta e Sexta, 20h; sábados, 19h.
Mais informações: [email protected]
Site: www.jazznosfundos.net
Syndikat
Foto: Divulgação
Encondido na pequena rua Moacir Piza, no coração dos Jardins, o Syndikat não tem aquele ar escuro e antiquado que costuma compor a atmosfera da maioria dos bares de jazz. Com uma arquitetura mais contemporânea e um toque árabe em sua decoração, a casa conta com quatro ambientes, incluindo sala de estar, dois palcos e um lounge.
O clube tem a maior coleção de CDs de Jazz e Blues entre os seus pares paulistanos. Mas engana-se quem pensa que o som por lá é mecânico. Para se ter uma ideia, o Syndikat, que abre de terça a sábado, funciona com jazz ao vivo ao menos três vezes por semana. Os clientes da casa têm à disposição diversos destilados, coquetéis especiais e mais de 15 tipos de cervejas, além de guloseimas como panquecas, sopas e tostex.
Endereço: Rua Moacir Piza, 64, Jardins.
Funcionamento: De terça a sexta, 20h; sábado, 21h.
Mais informações: (11) 3086-3037.
Site: www.syndikat.com.br
Madeleine
Foto: Divulgação
O mais novo dos bares paulistanos que se dedicam ao jazz é o Madeleine. Acolhedor às diversas vertentes de um dos gêneros musicais mais livres, o clube fica no miolo mais badalado da Vila Madalena, na rua Aspicuelta.
Inspirado na música que embala as noites da casa, o cardápio do Madeleine é marcado por receitas clássicas que ganham improvisos originais através das mãos da chef Ana Soares. A adega do estabelecimento conta com mais de setenta rótulos. Mas o que mais chama a atenção entre as opções do menu são as pizzas autorais, que são ovais e contam com massas aromáticas que vêm harmonizadas com diferentes recheios. No Madeleine, as experiências musical e gastronômica não se distinguem - ao menos no conceito.
Endereço: Rua Aspicuelta, 201, Vila Madalena.
Mais informações: (11) 2936-0616.
Site: www.madeleine.com.br
New Jazz Bar
Foto: Divulgação
Desdobramento da escola de música New Jazz, que promovia as jam sessions de seus alunos aos sábados, o New Jazz Bar é um dos mais novos redutos da vertente em São Paulo. Com uma atmosfera que remonta aos clubes jazzísticos nova-iorquinos, a casa tem sua programação baseada nos standards do gênero, passando por estilos como bebop, cool e west coast jazz.
Com um clima intimista, proporcionado pela luz baixa e pelas velas sobre as mesas, o New Jazz Bar oferece um cardápio com diversos sanduíches, petiscos, como o provolone à milanesa, cervejas de garrafa, drinques e cachaças. Menu e ambiente ideais para acompanhar uma apresentação de jazz.
Endereço: Rua João Moura, 739, Pinheiros.
Funcionamento: De terça a sábado, 20h.
Mais informações: (11) 3060-9802.
Site: www.newjazzbar.com.br
Jazz em outras capitais
O Full Jazz Bar é uma das opções para quem quer ouvir um jazz em Curitiba. Além da música a casa oferece um menu com pratos como fois gras grelhado e filé mignon ao molho de conhaque com batata saute e legumes. O Full Jazz fica na rua Silveira Peixoto, 1297, Batel. Informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3312-7000.
No Rio de Janeiro, uma das casas que privilegiam o jazz é o TribOz - Centro Cultural Brasil Austrália. Localizado no bairro da Lapa, tradicional reduto boêmio carioca, o estabelecimento conta com diversas atrações internacionais em sua programação. O TribOz fica na rua Conde de Lages, 19, Lapa. Mais informações através do telefone (21) 2210-0366.
Com jazz garantido em sua programação, o Conservatório Music Bar é uma das casas belo-horizontinas que têm o gênero de Nova Orleans em sua grade. O estabelecimento fica na rua Timbiras, 2041, Lourdes. Mais detalhes, ligue para (31) 3213-8375.
Com decoração inspirada nos bares da capital inglesa, o London Pub é um dos locais onde se pode ouvir jazz em Recife. Além da música, a casa serve diversas guloseimas, entre elas o fondue de queijo. O bar fica na Rua Do Bom Jesus, 207, Recife Antigo. O telefone de lá é (81) 3224-9255.
Atualizado em 10 Abr 2012.